Viva
Pois é! 3 semanas depois de ter pedido assistência à Baviera Expo ainda estou à espera!
Pelo meio ainda me ligaram a dizerem que vinham buscar a moto mas depois não tiveram tempo por causa da Motoexpo. Nunca mais disseram nada.
Contactei a Motomil via email e eles ligaram-me pouco depois e disseram-me que viriam buscar a mota mas que talvez fosse melhor esperar por uma resposta dos colegas da Baviera. Isto foi na segunda semana e eu assim fiz. Fiquei mais descansado pois tinha uma alternativa. Quanto à Motomil ficou na minha lista de concessionários a contactar quando necessário. Obrigado!
Agora, 3 semanas depois (faz amanhã) de ter pedido assistência à Baviera e continuando à espera, resolvi fazer umas experiências com algumas coisas que entretanto comprei via Internet e seguindo alguns livros e foruns sobre o assunto. Hoje conclui que as velas têm faisca e, depois, que quando ligo a moto ligando a bomba de gasolina diretamente à bateria (usando um cabo que comprei) que a moto funciona
!
Resultado: como em muitas outras R1200, o controlador da bomba de gasolina (FPC - fuel pump controller) foi-se. Tenho-o aqui ao meu lado tipo pisa papeis, a moto funcionou sem ele (como já referi). Parece que a electrónica dos mesmos deixa muito a desejar, queima frequentemente (assim que tiver outro para colocar onde tirei este, vou fazer-lhe uma autopsia).
Próxima tarefa: aquisição de um novo controlador da bomba de gasolina (segundo li serve para variar a velocidade da bomba de gasolina mas esta pode trabalhar sempre a 100%, parece que as R antes das R1200 assim faziam).
Questão: quanto custará um controlador da bomba de gasolina em Portugal e prazo de entrega. Será que sai mais barato ou mais rápido mandar vir de fora?
Vou também guardar o cabinho que serviu para ligar a bomba diretamente à bateria pois se me acontecer na estrada o próximo controlador dar o berro já me desenrasco.
Há por aí alguém a usar normalmente BMW R1200 sem o controlador?
BMW! Tendo uma reputação a defender, depois deste tipo de problema com a bomba ter afetado inumeros clientes com motos R1200, não seria apropriado investirem numa campanha de mudança dos controladores da bomba de gasolina, evitando que mais clientes fiquem na estrada ou com as motos paradas bastante tempo? (parece que lá fora houve algo do género de uma substituição pela BMW mas não conheço algo do tipo por cá)
Já é tempo da BMW também cuidar da imagem em termos de fiabilidade, dado que em termos de marketing tem sido bem cuidada (tem belas campanhas, produtos bonitos mas está a ficar para trás em termos de fiabilidade (vejam outro post sobre inquérito sobre fiabilidade nos EUA))!
Imaginem irmos na autoestrada com montes de transito (ou na 2ª circular na hora de ponta) e acontecer o controlador pifar e o motor parar sem pre-aviso com a moto engrenada (há relato nos forums de coisas deste tipo)! Se me acontecesse, e eu sobrevivesse para contar, acho que a próxima paragem seria no primeiro escritório de advogados que me aparecesse! Afinal a BMW Motorrad há muito que tem conhecimento deste problema que afeta as R1200! Felizmente a mim aconteceu-me com a moto na garagem!
Cumprimentos
Vítor Almeida