Henriique Coelho Escreveu:
Já vi no youtube onde fica o sensor Hall. Fica por detrás da polie que aciona a correia do alternador. Agora uma questão : A mota pega á 1ª, andando cerca de 2 km e depois morre. Sendo assim, se fosse o sensor, nem sequer pegaria ( suponho). Pode atribuir-se á alimentação? Tipo controlador da bomba ou filtro entupido? Logo por azar o filtro esta dentro do deposito, e com difícil acesso, assim como a bomba. Sei que não é habitual aqui discussão tão minuciosa, mas estou a evitar leva-la à oficina...( infelizmente a massa tá curta...e pior, não confio lá muito, mas se tiver de ser...). Por outro lado é sempre bom saber como as coisas funcionam. Já vi que o filtro de gasolina é metálico e encontra-se junto à bomba, dentro da lateral do depósito. Podiam ter intercalado um filtro no circuito, mais acessível, mas pronto.
Resumindo : Como pega e anda regularmente tipo 2 km ate apresentar sintomas de falta de força dentro de até uns segundos morre, como se se tratasse de falta de gasolina, daí a sensação de que possa ser corte de gasolina até à linha de injecção. Enfim...coisas de quem percebe pouco, mas com avidez de saber as causas e tentar resolver na garagem
Mais uma vez obrigado e um abraço. Vou continuar atento
Viva
Como referi antes a minha BM é uma RT1200 de 2007. Não sei se é semelhante à sua no que toca à bomba da gasolina e ao resto.
No meu caso a mota parou e nunca mais pegou. O problema era o controlador da bomba que fica por cima da bomba de gasolina.
Testei encomendando um cabo dos EUA e ligando à bomba diretamente em vez de ligar ao controlador (retirei este). A bomba com ligação direta trabalha sempre mas pelo que li a gasolina a mais volta ao depósito.
Com a ligação direta a mota pegou bem. Como tive a certeza que era o controlador da bomba de gasolina comprei um novo, cerca de 100€, e substitui-o. Resolvi o problema.
O cabo da ligação direta anda ainda na mota para o caso do novo controlador também se despedir, sobretudo se estiver longe de casa.
No caso da minha mota, a bomba de gasolina com a ignição ligada consegue-se ouvir a funcionar se estivermos num local silencioso.
Quanto ao sensor de Hall, dado ser um sensor de posição da rotação do motor, tanto quanto me lembro, é esquisito apenas dar sinal depois de percorrida alguma distância. Mas, como referi antes, sou apenas curioso, não sou mecânico!
Se der com o "gato" conte para a gente!
Cumprimentos
Vítor Almeida