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QUE TIPO DE OLEO USAMOS?
Mineral 6%  6%  [ 7 ]
Semi-Sintético 17%  17%  [ 18 ]
Sintético 19%  19%  [ 20 ]
5w40 5%  5%  [ 5 ]
15w50 5%  5%  [ 5 ]
10w40 21%  21%  [ 23 ]
10w50 9%  9%  [ 10 ]
15w40 8%  8%  [ 9 ]
20w50 7%  7%  [ 8 ]
20w60 3%  3%  [ 3 ]
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MensagemEnviado: terça out 16, 2007 7:59 pm 
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Olá Malta!


Algumas das questões até serão bastantes pertinentes, outras um pouco mais relativas. Ainda assim, juntava mais um ou dois pontos já muito utilizados por essa Europa fora, que aqui tanto se têm debatido e que para já nada...;

Estacionamento em passeios largos onde não estorve a passagem dos demais utilizadores;

Utilização do corredor "BUS"


Abraço,


Alírio Cardoso



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MensagemEnviado: quarta out 17, 2007 3:06 pm 
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Pedro Caldas Escreveu:
Uma grande aventura Luis.
O oleo 20w50, está preparado para temperaturas até -15º, á partida não vais apanhar com temperaturas tão baixas.Contudo, convém tomares as devidas precauções e logo que vais pegar na moto, verificar o oleo a olho nu.

Uma boa viagem e depois conta-nos aqui a aventura.


Obrigado pela ajuda Pedro!

Falaram-me que a bomba de óleo e/ou injectores podiam ser afectados dado a elevada viscosidade do óleo nestas temperaturas. Pode ser?

Arrancando só pelas 11h (o normal:fixe:) também minimizará esse problema, certo?

O link que aqui estava sobre a tolerância dos óleos à temperatura é para motos ou carros?

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CumprimenTTos,
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Luís Caetano
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MensagemEnviado: quarta out 17, 2007 5:21 pm 
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Luí Escreveu:
Obrigado pela ajuda Pedro!

Falaram-me que a bomba de óleo e/ou injectores podiam ser afectados dado a elevada viscosidade do óleo nestas temperaturas. Pode ser?

Arrancando só pelas 11h (o normal:fixe:) também minimizará esse problema, certo?

O link que aqui estava sobre a tolerância dos óleos à temperatura é para motos ou carros?

Boas Luis.

Quanto á bomba de oleo e injectores, claro que quanto mais viscoso o oleo for, mais denso se torna com as baixas temperaturas.No aspecto de afectar, isto é, pode dificultar o funcionamento da bomba de oleo (porque o oleo está denso) e esta não bombear oleo sufeciente ou até nenhum, mas á partida a hora que indicaste não tem problema.
Quanto ao gráfico de viscisidade, aplica-se aos oleos com classificação SAE nos vários indices de viscosidade, isto é, em todos os oleos que tenham estas classificações.Uma embalagem de oleo para automovel tem por exemplo SAE 10w40 e na embalagem de oleo para moto indica também SAE 10w40, isto quer dizer que têm o mesmo indice de viscosidade, pelo facto de ser uma classificação Internacional.
No caso dos oleos para motos, estes levam aditivos diferentes dos automoveis para os tornarem mais resistente ao desgaste, devido ao facto de serem motores mais rotativos.

Espero que isto te ajude e uma boa viagem.

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O nosso mundo...duas rodas!
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[font=Comic Sans MS]Um grande abraço.

[color=Black][size=84][color=Black]Pedro Caldas

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MensagemEnviado: quarta out 17, 2007 5:35 pm 
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Onde esta a opcao para "NAO FACO IDEIA" ??? :bigsmile:

Ate ao momento confio no concessionario BMW. Eles saberao qual o aconselhado e mais indicado.


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MensagemEnviado: quarta out 17, 2007 5:42 pm 
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Pedro Cabral Escreveu:
Onde esta a opcao para "NAO FACO IDEIA" ??? :bigsmile:

Ate ao momento confio no concessionario BMW. Eles saberao qual o aconselhado e mais indicado.

Mas convém saber o óleo que temos para o caso de ser necessário acrescentar

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MensagemEnviado: quarta out 17, 2007 5:59 pm 
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Pedro Cabral Escreveu:
Onde esta a opcao para "NAO FACO IDEIA" ??? :bigsmile:

Ate ao momento confio no concessionario BMW. Eles saberao qual o aconselhado e mais indicado.


Exactamente, o Hugo tem razão.
Convém saber qual o tipo de oleo que usamos na moto, porque não sabemos o que pode acontecer e assim já estamos precavidos, para eventuais situações.

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MensagemEnviado: quarta out 17, 2007 6:01 pm 
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Hugo Escreveu:
Mas convém saber o óleo que temos para o caso de ser necessário acrescentar


Pois mas como isto dos oleos ha mais opinioes que oleos... mesmo de mecanicos, prefiro cingirme aquilo que percebo e um dia que precise ler o manual e colocar do aconselhado. :fixe:


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MensagemEnviado: quarta out 17, 2007 10:20 pm 
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Mensagens: 81
Localização: PORTO
A questão de confiar no concessionário vale pela garantia.

Pelo que ouvi dizer o óleo recomendado para a GS , há algum , foi
o semi-sintético da Castrol, agora recomendam o mineral :confundido:

No caso dos motores refrigerados a ar, disseram-me que não convém usar um óleo com baixa viscosidade ( as tolerãncias/folgas nos cilindros são maiores) e que provoca um consumo de óleo maior ...

Se é verdade, não sei , mas desde que vi uma Honda CG 125 a andar com óleo de cozinha o importante é que não falte....


Um abraço


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MensagemEnviado: quarta out 17, 2007 10:21 pm 
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Mensagens: 98
Localização: Odivelas
Uso os oleos que a bmw recomenda:

- Motul na antiga 1100RT
- Castrol GPSna nova 1200RT

Seja qual for, nunca me esqueço de "uma amostra" para as viagens longas...

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Nuno Ribeiro
BMW R1200 RT


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Pedro Caldas Escreveu:
Boas Luis.

Quanto á bomba de oleo e injectores, claro que quanto mais viscoso o oleo for, mais denso se torna com as baixas temperaturas.No aspecto de afectar, isto é, pode dificultar o funcionamento da bomba de oleo (porque o oleo está denso) e esta não bombear oleo sufeciente ou até nenhum, mas á partida a hora que indicaste não tem problema.
Quanto ao gráfico de viscisidade, aplica-se aos oleos com classificação SAE nos vários indices de viscosidade, isto é, em todos os oleos que tenham estas classificações.Uma embalagem de oleo para automovel tem por exemplo SAE 10w40 e na embalagem de oleo para moto indica também SAE 10w40, isto quer dizer que têm o mesmo indice de viscosidade, pelo facto de ser uma classificação Internacional.
No caso dos oleos para motos, estes levam aditivos diferentes dos automoveis para os tornarem mais resistente ao desgaste, devido ao facto de serem motores mais rotativos.

Espero que isto te ajude e uma boa viagem.


Obrigado Pedro!

Como também precisava de descobrir onde era o concessionário BMW cá do sítio (um stand e oficina gigante transparente:blink: em que, entre clássicas e outros motões, tinham lá as fantásticas HP2 e Megamoto:bigsmile:), quis comprar óleo para a minha moto e referi a minha situação e que amanhã seguia para os Alpes e a resposta foi clara: A BMW recomenda SEMPRE o Castrol GPS 20W 50 para os motores Boxer!

Pronto, foi o que eu trouxe visto que já precisava de acrescentar!

Outra questão é que em PT no concessionário metem sempre óleo marca BMW, que custa metade do Castrol e com as mesmas designações. Como é possivel que eles cá não conheçam esse óleo??:blink:

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Luís Caetano Escreveu:
Obrigado Pedro!

Como também precisava de descobrir onde era o concessionário BMW cá do sítio (um stand e oficina gigante transparente:blink: em que, entre clássicas e outros motões, tinham lá as fantásticas HP2 e Megamoto:bigsmile:), quis comprar óleo para a minha moto e referi a minha situação e que amanhã seguia para os Alpes e a resposta foi clara: A BMW recomenda SEMPRE o Castrol GPS 20W 50 para os motores Boxer!

Pronto, foi o que eu trouxe visto que já precisava de acrescentar!

Outra questão é que em PT no concessionário metem sempre óleo marca BMW, que custa metade do Castrol e com as mesmas designações. Como é possivel que eles cá não conheçam esse óleo??:blink:


Boas Luis.
Que oleo é que estás a falar, que eles não conhecem?

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Luí Escreveu:
...A BMW recomenda SEMPRE o Castrol GPS 20W 50 para os motores Boxer...


Ora aqui está uma resposta que eu gostei de ouvir! (Pedro, a tua já me tinha confortado bastante também ;) )

Eu na próxima revisão (daqui a 1000 km's) acho que vou pedir para me porem o 20W 50 na minha RT também! :smile:

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MensagemEnviado: domingo out 21, 2007 3:42 pm 
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Pedro Caldas Escreveu:
Boas Luis.
Que oleo é que estás a falar, que eles não conhecem?


Olá pedro!

O óleo que me metem é um com embalagem alusiva à BMW e neste caso específica para Boxer's! O preço anda pelos 7€/L... Será que só existe em PT??

Quem faz revisões na Motorrad no Porto sabe do que falo!


Em relação ao óleo ideal para o frio, não sei se o castrol era mesmo o mais indicado, pois aquilo a pegar fez uns barulhos bastante, digamos que, "estranhos"...:wacko:

Mas as condições não eram fáceis::rolleyes2:

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MensagemEnviado: domingo out 21, 2007 8:18 pm 
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Luís Caetano Escreveu:
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Ó Luís, não te esqueceste de trocar as rodas por uns ski's???? :lol: :lol: :lol:

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MensagemEnviado: terça out 23, 2007 2:43 pm 
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obelix_xxi Escreveu:
Ó Luís, não te esqueceste de trocar as rodas por uns ski's???? :lol: :lol: :lol:


LOL

Não, o que precisava mesmo era de umas rodinhas como nas bicicletas dos miúdos!:lol:

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