Data/Hora: quinta mar 28, 2024 12:32 pm

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 66 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo

QUE TIPO DE OLEO USAMOS?
Mineral 6%  6%  [ 7 ]
Semi-Sintético 17%  17%  [ 18 ]
Sintético 19%  19%  [ 20 ]
5w40 5%  5%  [ 5 ]
15w50 5%  5%  [ 5 ]
10w40 21%  21%  [ 23 ]
10w50 9%  9%  [ 10 ]
15w40 8%  8%  [ 9 ]
20w50 7%  7%  [ 8 ]
20w60 3%  3%  [ 3 ]
Total de votos : 108
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: QUE TIPO DE OLEO USAMOS?
MensagemEnviado: quinta out 11, 2007 3:24 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: segunda set 24, 2007 12:05 pm
Mensagens: 476
Localização: P
ImagemPretende-se saber qual o tipo de oleo se usa mais e quais as razões que nos levam a optar por um tipo de oleo.

Uma das primeiras ideias, a ter em mente em relação aos lubrificantes para motores, é a de que não existem propriamente, marcas melhores que outras. Em termos gerais, todos os fabricantes têm uma oferta variada de óleos, destinados aos mais variados tipos de motores. Por isso mesmo, os preços também variam muito, dependendo estes, essencialmente, das matérias primas incorporadas no processo de fabrico.
Por exemplo: as bases sintéticas são sempre mais dispendiosas do que as bases minerais, o que explica o preço mais elevado de um óleo 100% sintético. O custo dos lubrificantes também é afectado pelos aditivos usados, os quais correspondem, normalmente a 25% da sua composição.
Ainda no que se refere à oferta, convém esclarecer que os óleo tendem a ser classificados segundo as suas especificações propriamente ditas, licenciadas pelas duas entidades mais conhecidas: API e ACEA.

Viscosidade
Uma das principais características dos óleos é a sua viscosidade, classificada em graduações SAE (Society of Automotive Engineers). Estas classificações dizem respeito aos diferentes limites para viscosidades a frio (número seguido da letra W) e a quente, designando-se por isso como um lubrificante multigraduado aquele que, hoje em dia, é o mais comum. Por exemplo, num óleo SAE 10W 40, o primeiro valor garante a viscosidade exigida a uma temperatura mínima determinada (neste caso -20° C), enquanto que o segundo valor diz respeito à viscosidade a temperaturas elevadas, na ordem dos 100° C.
Estes números que aparecem nas embalagens dos óleos lubrificantes (30, 40, 20W40, etc.) correspondem à classificação da SAE (Society of Automotive Engineers), que se baseia na viscosidade dos óleos a 100oC, apresentando duas escalas: uma de baixa temperatura (de 0W até 25W) e outra de alta temperatura (de 20 a 60). A letra "W" significa "Winter" (inverno, em inglês) e ela faz parte do primeiro número, como complemento para identificação. Quanto maior o número, maior a viscosidade, para o óleo suportar maiores temperaturas. Graus menores suportam baixas temperaturas sem se solidificar ou prejudicar a bombeabilidade.
Um óleo do tipo monograu só pode ser classificado num tipo de escala, já um óleo com um índice de viscosidade maior pode ser enquadrado nas duas faixas de temperatura, por apresentar menor variação de viscosidade em virtude da alteração da temperatura. Desta forma, um óleo multigraduado SAE 20W50 comporta-se a baixa temperatura como um óleo 20W reduzindo o desgaste no arranque do motor ainda frio e em alta temperatura comporta-se como um óleo SAE 50, tendo uma ampla faixa de utilização.)
No link abaixo podem ver um gráfico, onde nos mostra o comportamento dos diferentes indices de viscosidade dos oleos, conforme a estação do ano.
Na minha opnião, o 15w50, é o mais equilibrado, isto porque, no inverno temos uma boa protecção no arranque a frio e no verão também nos oferece uma boa protecção nas altas temperaturas.
http://www.lubrificantes.net/esp-003.htm

As vantagens de uma base sintética assentam nos seguintes aspectos:
- melhor resistência à oxidação;
- melhor estabilidade térmica (degradam-se menos com o calor);
- são menos voláteis (diminui o consumo de óleo);
- têm um índice de viscosidade mais alto;
- garantem melhor lubrificação a frio;
- e algumas bases sintéticas são biodegradáveis, o que é importante para a protecção ambiental.

Verificação periódica
Apesar de já ter lido isto centenas de vezes, um dos maiores cuidados a ter com a saúde do seu motor continua a ser a verificação do nível do óleo, à semelhança do que acontece com a pressão dos pneus. É que é normal que haja algum consumo de óleo, mas compete ao construtor indicar o máximo admissível. Deficiências mecânicas, apertos mal ajustados, lubrificante inadequado ou uma condução demasiado severa são factores que podem conduzir a um consumo excessivo de óleo.
E, já agora, se pretende aumentar o tempo e a qualidade de vida do seu motor, é importante que, no arranque a frio, não puxe muito pelo motor enquanto o óleo não atinge a temperatura ideal de funcionamento. Atenção que isto não significa ficar parado a acelerar “em seco”, mas sim iniciar o andamento de forma suave, durante cerca de 10 minutos, período que é, na generalidade das situações, suficiente para depois poder rodar o punho com mais liberdade.
Espero que ajude alguém com esta informação, mas claro, ficando ao critério de cada um, o tipo de oleo a usar.

_________________
O nosso mundo...duas rodas!
Imagem
[font=Comic Sans MS]Um grande abraço.

[color=Black][size=84][color=Black]Pedro Caldas

[/SIZE]
[/color]
[/color][/font]http://austriatour09.blogspot.com/


Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta out 11, 2007 4:55 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: terça out 10, 2006 12:30 pm
Mensagens: 750
Localização: Vila do Conde
Pedro Caldas Escreveu:
Pretende-se saber qual o tipo de oleo se usa mais e quais as razões que nos levam a optar por um tipo de oleo.


BMW!

- É o mais barato
- É o recomendado

_________________
CumprimenTTos,
Imagem
Luís Caetano
'02 BMW R1150 GS Adventure
[color=Orange]'03 KTM LC8 950 Adventure S

[/color]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta out 11, 2007 4:57 pm 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 9:07 am
Mensagens: 1799
Localização: Gaia
[quote="Pedro Caldas"]Pretende-se saber qual o tipo de oleo se usa mais e quais as razõ]

Assim é que eu gosto! Uma das mais fascinantes funcionalidades do nosso fórum são as sondagens.

Muito bem! Excelente tópico.

Ora bem, o óleo é sempre escolhido pela BMW, vou ver em casa nas facturas qual é e depois voto.

_________________
BMW K1200GT '06

Imagem


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta out 11, 2007 5:37 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda jul 16, 2007 1:54 pm
Mensagens: 1444
Localização: Cartaxo
Eu por acaso ando aki a pensar se em vez do 10/40 não faria mais sentido usar o 20/50...:surpresa:

É que o outro dia começei a olhar para o esquema que vem no livro maravilha e acho que para o nosso clima, faria mais sentido.

Só se fosse para climas mais frios se deveria usar o 10/40.

O que acham?:blink:

_________________
Vivam cada dia como se fosse o último... Um dia vão acertar!:fixe:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: 20W50.
MensagemEnviado: quinta out 11, 2007 5:57 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: segunda set 24, 2007 12:05 pm
Mensagens: 476
Localização: P
obelix_xxi Escreveu:
Eu por acaso ando aki a pensar se em vez do 10/40 não faria mais sentido usar o 20/50...:surpresa:

É que o outro dia começei a olhar para o esquema que vem no livro maravilha e acho que para o nosso clima, faria mais sentido.

Só se fosse para climas mais frios se deveria usar o 10/40.

O que acham?:blink:


obelix, a viscosidade que sempre uso é o 20w50.
Acho que fazes bem optar pelo 20w50, este adapta-se bem ás nossas temperaturas negativas e oferece uma excelente protecção no verão.
Resumindo, é um indice de viscosidade que serve para Inverno e Verão, não tendo a preocupação de utilizar diferentes viscosidades conforme a estação do ano.

Mas estou a preparar um texto para esclarecer as duvidas sobre os oleos e aconselhar o melhor dentro do clima Europeu.

_________________
O nosso mundo...duas rodas!
Imagem
[font=Comic Sans MS]Um grande abraço.

[color=Black][size=84][color=Black]Pedro Caldas

[/SIZE]
[/color]
[/color][/font]http://austriatour09.blogspot.com/


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta out 11, 2007 7:51 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: domingo mai 06, 2007 4:11 am
Mensagens: 1423
Localização: Lourinhã
è o recomendado pelos bacanos da assistencia da BMW, castroç GPS.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: Castrol GPS?
MensagemEnviado: quinta out 11, 2007 8:12 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: segunda set 24, 2007 12:05 pm
Mensagens: 476
Localização: P
josé santos Escreveu:
è o recomendado pelos bacanos da assistencia da BMW, castroç GPS.


Já é bom, mas é um oleo semi-sintético na minha opnião não é lá muito aconselhável, eu só usaria Mineral ou 100% Sintético.

_________________
O nosso mundo...duas rodas!
Imagem
[font=Comic Sans MS]Um grande abraço.

[color=Black][size=84][color=Black]Pedro Caldas

[/SIZE]
[/color]
[/color][/font]http://austriatour09.blogspot.com/


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta out 11, 2007 8:27 pm 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: quarta nov 15, 2006 2:46 pm
Mensagens: 2096
Localização: Maia
Eu só uso MOTUL.

Quanto ás recomendações das marcas respeito os indices pois o resto não passam de acordos comerciais.

_________________
:idea:
Muitos e bons quilometros... mas de mota!!!
K1100 LT

ImagemImagemImagem
Imagem


http://2w-paulao.blogspot.com/


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta out 11, 2007 9:14 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: terça out 10, 2006 12:30 pm
Mensagens: 750
Localização: Vila do Conde
Pedro Caldas Escreveu:
Já é bom, mas é um oleo semi-sintético na minha opnião não é lá muito aconselhável, eu só usaria Mineral ou 100% Sintético.


Calma!!

Motores Boxer e tetras têm óleos com especificações diferentes! Não se confundam...

_________________
CumprimenTTos,
Imagem
Luís Caetano
'02 BMW R1150 GS Adventure
[color=Orange]'03 KTM LC8 950 Adventure S

[/color]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta out 11, 2007 10:06 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda jul 16, 2007 1:54 pm
Mensagens: 1444
Localização: Cartaxo
Pedro Caldas Escreveu:
Já é bom, mas é um oleo semi-sintético na minha opnião não é lá muito aconselhável, eu só usaria Mineral ou 100% Sintético.


e eu ainda estou a pensar fazer outra coisa....:blink:

em vez de fazer de 10 em 10 com oleo sintetico, acho que o motor deve ficar mais bem conservado com um mineral mudado de 5 em 5...:wacko:

Louco??

_________________
Vivam cada dia como se fosse o último... Um dia vão acertar!:fixe:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: Louco??
MensagemEnviado: sexta out 12, 2007 9:09 am 
Desligado
Iniciante

Registado: segunda set 24, 2007 12:05 pm
Mensagens: 476
Localização: P
obelix_xxi Escreveu:
e eu ainda estou a pensar fazer outra coisa....:blink:

em vez de fazer de 10 em 10 com oleo sintetico, acho que o motor deve ficar mais bem conservado com um mineral mudado de 5 em 5...:wacko:

Louco??


Ainda há muita gente, que oleo mineral ou sintético nada significa.Para estas pessoas são oleos e já conheci alguns a fazer mais de 10.000kms com oleo mineral, portanto....

_________________
O nosso mundo...duas rodas!
Imagem
[font=Comic Sans MS]Um grande abraço.

[color=Black][size=84][color=Black]Pedro Caldas

[/SIZE]
[/color]
[/color][/font]http://austriatour09.blogspot.com/


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta out 12, 2007 10:43 pm 
Desligado
Guru CKLT
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Mensagens: 7258
Localização: Cascais
Boas.

Na minha opinião todos os oleos são bons,ha é uns melhores que outros.
Eu só uso Castrol R4 Oleo 10W50 100% sintetico na LT e troco como manda o plano de revisão de 10 um 10000 Kms,
Na GS uso o GPS semi sintetico 10W40. em cada mudança de oleo o filtro é sempre trocado,.


Ps ; com o oleo muito baixo é que nunca:fixe:

_________________
Imagem
Ride safe.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça out 16, 2007 8:29 am 
Desligado
Iniciante

Registado: segunda set 24, 2007 12:05 pm
Mensagens: 476
Localização: P
[quote="Antonio José Costa"]Boas.

Na minha opinião todos os oleos são bons,ha é uns melhores que outros.
Eu só uso Castrol R4 Oleo 10W50 100% sintetico na LT e troco como manda o plano de revisão de 10 um 10000 Kms,
Na GS uso o GPS semi sintetico 10W40. em cada mudança de oleo o filtro é sempre trocado,.


Ps ]

Viva!
Castrol R4, muito bom oleo, mas é dos mais carotes.
Na moto anterior utilizava Motul 15w50 100% Sintético, conseguia compra-lo através de um amigo (4lts - 50€).

_________________
O nosso mundo...duas rodas!
Imagem
[font=Comic Sans MS]Um grande abraço.

[color=Black][size=84][color=Black]Pedro Caldas

[/SIZE]
[/color]
[/color][/font]http://austriatour09.blogspot.com/


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
MensagemEnviado: terça out 16, 2007 7:02 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: terça out 10, 2006 12:30 pm
Mensagens: 750
Localização: Vila do Conde
Aproveitando o tema do fórum, vinha por uma duvida:

Neste próximo fds ou noutro seguinte, vou dar uma volta pelos Alpes e acampar por lá. Acontece que já vi na meterologia que vou apanhar temperaturas (bem) negativas à noite.

Devo ter algum especial cuidado com a moto já que esta vai dormir ao relento? O óleo de motor que tem levado até agora (20w 50) resistirá?
Algum cuidado extra?


Agradecido!;)

_________________
CumprimenTTos,
Imagem
Luís Caetano
'02 BMW R1150 GS Adventure
[color=Orange]'03 KTM LC8 950 Adventure S

[/color]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça out 16, 2007 7:34 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: segunda set 24, 2007 12:05 pm
Mensagens: 476
Localização: P
[quote="Luís Caetano"]Aproveitando o tema do fórum, vinha por uma duvida:

Neste próximo fds ou noutro seguinte, vou dar uma volta pelos Alpes e acampar por lá. Acontece que já vi na meterologia que vou apanhar temperaturas (bem) negativas à noite.

Devo ter algum especial cuidado com a moto já que esta vai dormir ao relento? O óleo de motor que tem levado até agora (20w 50) resistirá?
Algum cuidado extra?


Agradecido!]

Uma grande aventura Luis.
O oleo 20w50, está preparado para temperaturas até -15º, á partida não vais apanhar com temperaturas tão baixas.Contudo, convém tomares as devidas precauções e logo que vais pegar na moto, verificar o oleo a olho nu.

Uma boa viagem e depois conta-nos aqui a aventura.

_________________
O nosso mundo...duas rodas!
Imagem
[font=Comic Sans MS]Um grande abraço.

[color=Black][size=84][color=Black]Pedro Caldas

[/SIZE]
[/color]
[/color][/font]http://austriatour09.blogspot.com/


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 66 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 13 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal