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Proposta de lei
Votação encerrada em terça dez 11, 2007 12:51 am
Beneficios fiscais que estimulem o uso de motociclos (também pelo facto de serem menos poluentes) 21%  21%  [ 26 ]
Redução da taxa do Imposto de selo 19%  19%  [ 23 ]
Eliminação de carta de motociclos por escalões 5%  5%  [ 6 ]
Tarifas especiais na Via Verde 13%  13%  [ 16 ]
Obrigatoriedade de elementos segurança adicionais nas Auto-Estradas/Vias rapidas 8%  8%  [ 10 ]
Uso de equipamento de segurança adicional (para além do capacete) 6%  6%  [ 7 ]
Proibição do uso do critério - factor risco - para determinar premios de seguros para motociclos 10%  10%  [ 13 ]
Tarifas reduzidas em aparcamentos públicos (pagos) para motociclos 10%  10%  [ 12 ]
Permissao de rodagem (baixa velocidade) nas margens das auto-estradas/vias rapidas por motociclos 9%  9%  [ 11 ]
Total de votos : 124
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Proposta de lei
MensagemEnviado: quinta out 11, 2007 11:38 pm 
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Olá a Todos!

Depois de ter recebido o ensinamento de JPMealha (que desde já agradeço:smile: ) sobre como submeter um tema a votação, decidi ganhar coragem e faze-lo por mim (mas prometo que não o farei tão cedo, senão ainda sou expulso do Grupo:confundido: )!

O tema que propunha a votação não tem ligação directa com as nossas motas (modelos, caracteristicas e performances) nem com os acessórios , mas sim com a sua utilização!

Assim propunha saber se, caso tivessem poder de facto e de direito de criar uma lei, com impacto positivo para os utilizadores de motas, que Lei propunham ser criada?

Sei que o tema é (novamente) generalista, mas acredito que para aqueles que vêem as motas como algo mais do que um meio alternativo de transporte, este assunto (que a todos é querido) gerará uma acessa conversa sobre algumas realidades que tardam em mudar num país em que as motas e seus condutores ainda são vistos como "diferentes"!

Posso não ter conseguido abarcar todos os temas a votação, que se calhar mereceriam o devido relevo, mas fica a boa vontade e tentativa de ser o mais exaustivo possivel. Caso nao o tenha conseguido, vale a intenção!:bigsmile:

Abraços,

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Nuno Bizarro

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 Assunto da Mensagem: Upss
MensagemEnviado: sexta out 12, 2007 12:13 am 
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Durante a construção do mail, fiquei temporariamente sem rede e pedi os campos de votação a submeter!

Vou tentar inseri-os de novo!

Abraço,

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Nuno Bizarro

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MensagemEnviado: sexta out 12, 2007 12:16 am 
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[quote="Nuno Bizarro"]Durante a construç]

Ainda podes inserir as opções da votação, se editares a primeira mensagem... Não te preocupes que todos nós passámos pelo mesmo! :smile:

Procura a opção Submeter a Votação em Opções, no topo do écran quando editas a primeira mensagem!!

Ali:

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 Assunto da Mensagem: Ufa!
MensagemEnviado: sexta out 12, 2007 12:57 am 
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Depois de um enorme esforço e muita asneira, já está:smile: !

Agora é só votar!

Abraço

JPMealha: OBRIGADO!:lol:


Abraços

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Nuno Bizarro

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 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta out 12, 2007 9:04 am 
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Localização: Gaia
Bem, apetece votar em todas!

Deviamos limitar o número de votos a duas ou três opções que achamos mais importantes.

Eu votei Benefícios fiscais, não é nenhum absurdo, tenho um carro híbrido que teve um grande desconto no IA devido às baixas emissões. Também acho que o Imposto de Selo é demasiado elevado e penso que todos ganhariamos com a introdução da Directiva Comunitária, que permite qualquer indivíduo apto para a categoria B utilizar um ciclomotor até 125cc.

Quero comentar que as tarifas especiais na Via Verde já existem, é uma medida excelente. Em relação ao equipamento adicional de segurança adicional, penso que mais algum (o casaco por exemplo) deveria ser obrigatório além do capacete.

Sobre a directiva comunitária em vigor em Espanha a já alguns anos, podem ler este tópico, que refere o assunto (assinalei a vermelho na terceira página)

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 Assunto da Mensagem: Qual escolher?
MensagemEnviado: sexta out 12, 2007 9:20 am 
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Mensagens: 476
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Parabéns pelo Topico.
Isto é muito complicado, todas as opções são temas pelos quais se luta já á muitos anos, é como diz o jpmealha, apetece votar em todas.

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O nosso mundo...duas rodas!
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[font=Comic Sans MS]Um grande abraço.

[color=Black][size=84][color=Black]Pedro Caldas

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MensagemEnviado: sexta out 12, 2007 9:26 am 
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Mensagens: 51
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Boas a todos, alem das votações das opções que consideramos melhores não existe um modo do podermos colocar votação negativa nalguns itens? Eu nao concordo NADA (porque é ir contra a segurança de todos) com algumas das opções de votação. Acho que uma coisa é o que apesar de sabermos que é errado, todos praticamos, mas usar isso como decreto de lei é um pouco.... exagero.

Não sejam radicais com o que querem porque sem segurança nao estamos cá para tirar partido das nossas escolhas.:idea:
Abraço


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MensagemEnviado: sexta out 12, 2007 10:34 am 
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Registado: segunda abr 17, 2006 10:01 am
Mensagens: 901
Localização: Torres Vedras
Votei nas três primeiras escolhas porque considero que são as mais importantes para incentivar a utilização do motociclo e, assim, diminuir as dificuldades de mobilidade e a poluição ambiental.

Considero também que faria todo o sentido ser permitida a circulação de motociclos nas faixas BUS.

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Agnelo Ferraz
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MensagemEnviado: sexta out 12, 2007 11:11 am 
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Registado: sábado dez 16, 2006 3:20 pm
Mensagens: 172
Localização: Braga
Beneficios fiscais que estimulem o uso de motociclos (também pelo facto de serem menos poluentes)
Concordo apenas se for tomado o princípio de veículo menos poluente, tomando como valores de referência para o cálculo dos benefícios fiscais a mesma tabela que para outros veículos.

Redução da taxa do Imposto de selo
Trata-se apenas de estabelecer para o Imposto de selo valores adequados já que, os que estão em vigor são no mínimo escandalosos.

Eliminação de carta de motociclos por escalões
Eu proponho antes criar escalões obrigatórios para aceder a motas de elevada cilindrada. O acesso a motos de alta cilindrada está demasiado facilitado já que com 21 anos já se pode tirar a carta e conduzir uma desportiva que facilmente chega aos 300 km/h (e mais rapidamente pára contra um muro).

Tarifas especiais na Via Verde
Já existe através da via verde.

Obrigatoriedade de elementos segurança adicionais nas Auto-Estradas/Vias rápidas
Já está na lei – guardas motards.

Uso de equipamento de segurança adicional (para além do capacete)
É preciso alguma contenção ao legislar sobre estes assuntos.
Não é um assunto novo porque já houve em tempos discussão sobre estes assuntos e a questão que se colocava era a utilização de equipamento com protecção nos cotovelos, joelhos, etc…, e depois, quando quisermos só ir ao café de mota, temos que vestir fato completo???

Proibição do uso do critério - factor risco - para determinar prémios de seguros para motociclos
A actividade seguradora baseia-se nesse princípio, factor de risco, por isso não será minimamente viável porque depois vinham outras situações: seguro de vida para um sujeito com 20 anos e outro de 70???

Tarifas reduzidas em aparcamentos públicos (pagos) para motociclos
A tarifa de aparcamento não é mais que o aluguer de um espaço. Deste modo não faz sentido cobrar menos a uma mota que ocupe um lugar de aparcamento de um carro. Deveriam sim ser criados locais específicos, claro que com tarifas específicas para motas (e já agora para que fiquem bem longe dos carros sem sensores de estacionamento)

Permissao de rodagem (baixa velocidade) nas margens das auto-estradas/vias rapidas por motociclos.
Completamente inadmissível.
A berma existe e tem uma função que não é de faixa de rodagem por isso não será minimamente viável.
Quanto a circular a “baixa velocidade” a velocidade mínima numa AE é de 50km/h que por acaso tb é o limite máximo nas localidades!!!
Depois podiam colocar-se outras questões, se a berma for suficientemente larga poderão os carros tb utilizá-la?

_________________
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 Assunto da Mensagem: esclarecimento
MensagemEnviado: sexta out 12, 2007 12:33 pm 
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Registado: segunda ago 27, 2007 11:42 pm
Mensagens: 31
Localização: Vila Nova de Gaia
Hugo Escreveu:
Beneficios fiscais que estimulem o uso de motociclos (também pelo facto de serem menos poluentes)
Concordo apenas se for tomado o princípio de veículo menos poluente, tomando como valores de referência para o cálculo dos benefícios fiscais a mesma tabela que para outros veículos.

Redução da taxa do Imposto de selo
Trata-se apenas de estabelecer para o Imposto de selo valores adequados já que, os que estão em vigor são no mínimo escandalosos.

Eliminação de carta de motociclos por escalões
Eu proponho antes criar escalões obrigatórios para aceder a motas de elevada cilindrada. O acesso a motos de alta cilindrada está demasiado facilitado já que com 21 anos já se pode tirar a carta e conduzir uma desportiva que facilmente chega aos 300 km/h (e mais rapidamente pára contra um muro).

Tarifas especiais na Via Verde
Já existe através da via verde.

Obrigatoriedade de elementos segurança adicionais nas Auto-Estradas/Vias rápidas
Já está na lei – guardas motards.

Uso de equipamento de segurança adicional (para além do capacete)
É preciso alguma contenção ao legislar sobre estes assuntos.
Não é um assunto novo porque já houve em tempos discussão sobre estes assuntos e a questão que se colocava era a utilização de equipamento com protecção nos cotovelos, joelhos, etc…, e depois, quando quisermos só ir ao café de mota, temos que vestir fato completo???

Proibição do uso do critério - factor risco - para determinar prémios de seguros para motociclos
A actividade seguradora baseia-se nesse princípio, factor de risco, por isso não será minimamente viável porque depois vinham outras situações: seguro de vida para um sujeito com 20 anos e outro de 70???

Tarifas reduzidas em aparcamentos públicos (pagos) para motociclos
A tarifa de aparcamento não é mais que o aluguer de um espaço. Deste modo não faz sentido cobrar menos a uma mota que ocupe um lugar de aparcamento de um carro. Deveriam sim ser criados locais específicos, claro que com tarifas específicas para motas (e já agora para que fiquem bem longe dos carros sem sensores de estacionamento)

Permissao de rodagem (baixa velocidade) nas margens das auto-estradas/vias rapidas por motociclos.
Completamente inadmissível.
A berma existe e tem uma função que não é de faixa de rodagem por isso não será minimamente viável.
Quanto a circular a “baixa velocidade” a velocidade mínima numa AE é de 50km/h que por acaso tb é o limite máximo nas localidades!!!
Depois podiam colocar-se outras questões, se a berma for suficientemente larga poderão os carros tb utilizá-la?


Olá a todos,

Os items propostos a votação resultam de recolha de alguns temas que tem vindo a ser discutidos em revistas de especialidade e/ou nos lugares de opinião publica. Alguns serão mais controversos que outros, é certo, mas creio que devo algum esclarecimento alguns deles (que por necessidade de os descrever sumariamente no campo de votação não me pude alongar demasiado):

"utilização do factor risco como elemento de determinação do premio de seguro" - é certo que a utilização de veiculos motorizados comportam risco de sua utilização quanto ao binómio maquina/condutor. Quem tira proveito da utilização do veiculo deve responder tambem pelos prejuizos que dessa utilização advem. Porem para os seguros de motociclos as Seguradoras "seguram-se" a este factor risco de uma forma, a meu bver abusiva, com consequente pratica de preços quasi paralelos a veiculos automoveis com cilindradas iguais e/ou superiores. como se deve medir risco de utilização de motociclo para sustentar que é superior (logo premio seguro maior) para um motociclo do que para um automovel? Esta era a base que tinha em mente para a discussão sobre este tópico!


"Tarifas reduzidas em aparcamentos públicos": Este ponto, visa chamar atenção para o facto de que, ainda que as motas ocupem mesmo espaço de aparcamento, de um automovel, seria interessante que existissem reduções de tarifas para motociclos associadas aos espaços proprios para motociclos. Novamente o campo de votaçao é curto para descrever a ideia toda!

"Permissão de rodagem em margens de segurança nas auto-Estradas/Vias rápidas": li um dia um texto de um leitor e uma revista de motociclismo (Itália) a sugerir esta ideia, desde que de forma regrada e a baixa velocidade. Censuravel ou não a opinião daquela pessoa, é certo que vemos todos os dias, derivado às longas filas de transito, motocilos a circularem nessas zonas. É so uma opinião para base de discussão (não querendo com isto dizer que eu concorde com a mesma), e que me pareceu interessante apresentar.

As sugestões de votação são, entenda-se, sugestões.

As vossas opiniões, às propostas apresentadas, serao sempre bem vindas, porque o tema serva para isso mesmo: lançar a discussão!:smile:


Abraço,

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Nuno Bizarro

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MensagemEnviado: sexta out 12, 2007 12:45 pm 
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Nuno, claro que é impossível sintetizar um dec-lei numa frase


Quanto aos seguros, há que partir sempre de um factor de risco comum ao tipo de veículo e depois, dependendo do historial de sinistralidade, adequar os prémios caso a caso.
Há ainda muitos outros utilizadores das estradas que são mais penalizados que as motas como os transportes de matérias perigosas como combustíveis, explosivos....., esses ainda pagam mais que as motas - factor risco

Quanto à rodagem na berma da AE, continuo a aformar que não é por estar ali um espaço disponível que se pode legislar para que as motas o utilizem. Mas se fosse legislado teriam que ser efectuadas outras alterações ao código como por exemplo, permitir ultrapassagem pela direita.

_________________
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MensagemEnviado: sexta out 12, 2007 2:27 pm 
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Hugo!

Concordo plenamente!

Quanto às ultrapassagens pela direita, há muito gente que pensa que são permitidas:lol: !!
Abraços,

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Nuno Bizarro

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MensagemEnviado: sexta out 12, 2007 5:46 pm 
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Registado: quarta nov 15, 2006 2:46 pm
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Nuno,

Vais-me desculpar mas não vejo qualquer interesse nesta sondagem.

Alguns items até os considero ridiculos (sem obviamente querer ser ofensivo com esta minha afirmação).

Por exemplo, cada um usa os equipamentos de segurança que quer e lhe apeteça, se eu quiser andar de manga curta e sem luvas o problema é meu pelo que não entendo o motivo de se legislar sobre a imposicão de determinados equipamentos.

Dou outro exemplo, começa a ser frequente ver alguns individuos a circularem com coletes reflectores no dia a dia e destes dias irá sair um decreto lei que nos obrigue a usa-los.

Ou será que já se esqueceram do trabalho que deu deixar de ser obrigatorio o uso dos reflectores nos capacetes (bem sei que muitos dos que porcá andam nessa altura ainda nem sonhovam com as motas).

Quanto ás auto-estradas já há uma tarifa com 30% de desconto para os utilizadores de duas rodas (classe 5).

Mas volto a ressalvar, nãopretendo ser mal educado e tão pouco ofensivo com esta minha mensagem.

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Muitos e bons quilometros... mas de mota!!!
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 Assunto da Mensagem: Opinião
MensagemEnviado: domingo out 14, 2007 4:19 pm 
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Registado: segunda ago 27, 2007 11:42 pm
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Paulo,

Eu não me ofendo, porque arazão de ser destes foruns de votaçao, é exactamente (segundo entendo) permitir que todos ofereçam a sua opinião.

Desconhecia efectivamente que exista uma tarifa especial via verde para motos, - mea culpa!

De resto, sem querer ridicularizar o tema, tentei procurar trazer a votaça itens que fossem controversos (cas contrário a votação a ser enfadonha), e que originassem espirito critico, como o exemplo do seu, pela resposta que deu.

Um abraço,

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Nuno Bizarro

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MensagemEnviado: domingo out 14, 2007 6:38 pm 
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Registado: terça out 10, 2006 12:30 pm
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Localização: Vila do Conde
paulao Escreveu:
Quanto ás auto-estradas já há uma tarifa com 30% de desconto para os utilizadores de duas rodas (classe 5).


Mas para isso é preciso comprar Via Verde, um sistema que até devia ser oferecido, ou seja, não é a mesma coisa que, de tabela, estar a preço diferente para, por exemplo, um estrangeiro.

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CumprimenTTos,
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Luís Caetano
'02 BMW R1150 GS Adventure
[color=Orange]'03 KTM LC8 950 Adventure S

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