Antonio Caldeira Escreveu:
Sem querer tirar o mérito à ideia acho que a forma como está elaborado o questionário não propicía uma apreciação isenta.
O Povo Lusitano tem por norma uma postura algo "receosa" quando colocados sob avaliação...
Temos agora um exemplo disso mesmo, através do alarido provocado pela polémica avaliação dos Professores... mas isso é para outros foruns...
Esta introdução serve para divagar, que pela minha experiência profissional (numa área completamente diferente do motociclismo) em que por diversas vezes implicou a direcção comercial, Nada mais bem vindo que a
"avaliação isenta" dos clientes....
As Críticas, são o melhor "benchmarking" que uma empresa pode ter.. senão vejamos... todos nós na nossa actividade temos
pontos fortes e pontos fracos (mal de quem pensa que está acima desta máxima).. sendo que o que realmente interessa
é que a média final resultante seja positiva... e se uma qualquer empresa fica melindrada por lhe ser apontado pontos menos bons... então quem fica a perder é exactamente a empresa em questão, que em vez de aproveitar a situação para melhorar as suas valências, limita-se a olhar para o lado, entrando no queixume tão típico por estas bandas....
Se estivéssemos num país Anglo-Saxónico, onde a
competição/avaliação é bem vinda e estimulada, já haveria um qualquer responsável de uma destas empresas a colocar como
objectivos anuais, algo semelhante a isto:
A N/ empresa tem que ter:
- Uma reputação mecânica como a AS Motorrad,
- Uma agressividade comercial como a Bomcar,
- Um atendimento e instalações como a Baviera,
- Uma política de preços como a Antero...
... assim, seria bom que todas as visadas pelas "críticas" expostas tivessem esta postura...
E como já dizia o outro...
Amigos Amigos, negócios à parte... não é por sermos amigos de um, ou de outro que devemos deixar de criticar... pela
negativa e pela
Positiva...
Também é para isso que os amigos servem...
E pode ser que ao fim, todos os consessionários atinjam um patamar de Excelência, em quem fica a ganhar,
somos nós, clientes.
Só por curiosidade, o país com mais Queixas apresentadas pelos consumidores..... é a Alemanha.... e vejam o resultado que eles tiveram.... empresas rigorosas, fiáveis e acima de tudo, conscientes que o consumidor não anda a dormir.
BOM tópico este... e que ninguém se acanhe!