Hugo Escreveu:
Beneficios fiscais que estimulem o uso de motociclos (também pelo facto de serem menos poluentes)
Concordo apenas se for tomado o princípio de veículo menos poluente, tomando como valores de referência para o cálculo dos benefícios fiscais a mesma tabela que para outros veículos.
Redução da taxa do Imposto de selo
Trata-se apenas de estabelecer para o Imposto de selo valores adequados já que, os que estão em vigor são no mínimo escandalosos.
Eliminação de carta de motociclos por escalões
Eu proponho antes criar escalões obrigatórios para aceder a motas de elevada cilindrada. O acesso a motos de alta cilindrada está demasiado facilitado já que com 21 anos já se pode tirar a carta e conduzir uma desportiva que facilmente chega aos 300 km/h (e mais rapidamente pára contra um muro).
Tarifas especiais na Via Verde
Já existe através da via verde.
Obrigatoriedade de elementos segurança adicionais nas Auto-Estradas/Vias rápidas
Já está na lei – guardas motards.
Uso de equipamento de segurança adicional (para além do capacete)
É preciso alguma contenção ao legislar sobre estes assuntos.
Não é um assunto novo porque já houve em tempos discussão sobre estes assuntos e a questão que se colocava era a utilização de equipamento com protecção nos cotovelos, joelhos, etc…, e depois, quando quisermos só ir ao café de mota, temos que vestir fato completo???
Proibição do uso do critério - factor risco - para determinar prémios de seguros para motociclos
A actividade seguradora baseia-se nesse princípio, factor de risco, por isso não será minimamente viável porque depois vinham outras situações: seguro de vida para um sujeito com 20 anos e outro de 70???
Tarifas reduzidas em aparcamentos públicos (pagos) para motociclos
A tarifa de aparcamento não é mais que o aluguer de um espaço. Deste modo não faz sentido cobrar menos a uma mota que ocupe um lugar de aparcamento de um carro. Deveriam sim ser criados locais específicos, claro que com tarifas específicas para motas (e já agora para que fiquem bem longe dos carros sem sensores de estacionamento)
Permissao de rodagem (baixa velocidade) nas margens das auto-estradas/vias rapidas por motociclos.
Completamente inadmissível.
A berma existe e tem uma função que não é de faixa de rodagem por isso não será minimamente viável.
Quanto a circular a “baixa velocidade” a velocidade mínima numa AE é de 50km/h que por acaso tb é o limite máximo nas localidades!!!
Depois podiam colocar-se outras questões, se a berma for suficientemente larga poderão os carros tb utilizá-la?
Olá a todos,
Os items propostos a votação resultam de recolha de alguns temas que tem vindo a ser discutidos em revistas de especialidade e/ou nos lugares de opinião publica. Alguns serão mais controversos que outros, é certo, mas creio que devo algum esclarecimento alguns deles (que por necessidade de os descrever sumariamente no campo de votação não me pude alongar demasiado):
"utilização do factor risco como elemento de determinação do premio de seguro" - é certo que a utilização de veiculos motorizados comportam risco de sua utilização quanto ao binómio maquina/condutor. Quem tira proveito da utilização do veiculo deve responder tambem pelos prejuizos que dessa utilização advem. Porem para os seguros de motociclos as Seguradoras "seguram-se" a este factor risco de uma forma, a meu bver abusiva, com consequente pratica de preços quasi paralelos a veiculos automoveis com cilindradas iguais e/ou superiores. como se deve medir risco de utilização de motociclo para sustentar que é superior (logo premio seguro maior) para um motociclo do que para um automovel? Esta era a base que tinha em mente para a discussão sobre este tópico!
"Tarifas reduzidas em aparcamentos públicos": Este ponto, visa chamar atenção para o facto de que, ainda que as motas ocupem mesmo espaço de aparcamento, de um automovel, seria interessante que existissem reduções de tarifas para motociclos associadas aos espaços proprios para motociclos. Novamente o campo de votaçao é curto para descrever a ideia toda!
"Permissão de rodagem em margens de segurança nas auto-Estradas/Vias rápidas": li um dia um texto de um leitor e uma revista de motociclismo (Itália) a sugerir esta ideia, desde que de forma regrada e a baixa velocidade. Censuravel ou não a opinião daquela pessoa, é certo que vemos todos os dias, derivado às longas filas de transito, motocilos a circularem nessas zonas. É so uma opinião para base de discussão (não querendo com isto dizer que eu concorde com a mesma), e que me pareceu interessante apresentar.
As sugestões de votação são, entenda-se, sugestões.
As vossas opiniões, às propostas apresentadas, serao sempre bem vindas, porque o tema serva para isso mesmo: lançar a discussão!:smile:
Abraço,