Boas F-oitocentistas...
Pois é, também sou proprietário de uma F800ST, desde Fevereio, na qual já fiz sensivelmente 3.000 Kms. Ou seja, dos 20.000, que ela tinha quando a comprei, está agora com cerca de 23.000Kms.
E é com tristeza, que ao final deste curto espaço de tempo em que a tenho, tive o primeiro dissabor, após a mota ter estado parado uns 5 ou 6 dias. Pois é, chego à garagem e vejo uma pequena mancha de óleo no chão. Já tinha visto e lido aqui no Forum "zumzuns" acerca das típicas "babadelas" das F800. E claro, comecei a examinar melhor, e realmente, o motor do lado esquerdo (para onde a mota inclina no descanso lateral) estava todos sujo de óleo, bem como o interior da carenagem. Na ponta da quilha, acumulou e faz inclusivé uma pequena gota e é daí onde pinga para o chão.
Contactei já hoje a S-Drive, ao que me referiram que é um problema comum neste motor, tendo a BMW criado uma outra junta, com nova referência, e respectivos parafusos (também com referências diferentes da iniciais), ou seja, a marca assume (embora possivelmente não o admita ao público) o defeito de fabrico.
O problema agora é de que a minha mota é de 2007, e não sei se alguma vez mudou a junta anteriormente, coisa que eles também irão verificar pelo nº do quadro. De qualquer forma, a garantia "já lá vai"...
Em conversa telefónica com um funcionário da S-drive, recomendou-me ainda assim, em passar nas instalações deles, para eles verem e poderem fotografar a anomalia, com vista a apresentarem à BMW, para saber se a marca assume e cobre a substituição da junta, fora de garantia.
Amanhã quero ver assim se passo lá com a mota. De qualquer forma espero que a coisa se resolva rapidamente, pois não convém andar com a mota assim, por razões óbvias, mas também não quero nem posso prescindir da mota por muito tempo.
Darei entretanto novidades.
Cumprimentos
(em tom de desabafo.... espero que a BMW assuma mesmo as suas responsabilidades, dado que venho de uma marca como a Honda, marca da qual já tive vários motos, e de onde nunca tive razões de queixa, neste ou noutro sentido. )