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S1000XR - Test Ride acompanhado da K1600GT http://bmwcklt.org/forum/viewtopic.php?f=9&t=10858 |
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Autor: | pbar [ segunda jun 22, 2015 12:28 am ] |
Assunto da Mensagem: | S1000XR - Test Ride acompanhado da K1600GT |
Este fim‑de‑semana o Nuno Matias Guilherme foi testar a S1000XR e eu acompanhei-o na minha K1600GT. Não fiz muitos kms com ela (uns 80-100), mas deu para ficar com uma ideia deste novo modelo da BMW, num segmento criado pela Yamaha TDM, embora a Ducati Multistrada seja actualmente a referencia. Há que dizer que este tipo de motas é o meu preferido, embora a razão me leve a comprar outras A estética: Muito subjectiva a questão estética, mas acredito que esta mota agrade a muita gente. Não simpatizo com as cores escolhidas (branco e vermelho), talvez porque as carenagens não sejam assim tão harmoniosas para fazer sobressair a pintura, mas a mota no seu conjunto é agradável à vista. Gosto particularmente do "bico" frontal, dá-lhe um ar de pato atrevido Ciclistica/Motor/Dinamica: É alta (gosto delas altas), embora o banco seja cavado e dê a sensação de ser baixo, engana. Encaixei bem na mota, o guiador é largo o que dá aquela sensação de alavanca, fazendo sobressair a inclinação em curva. A distancia do guiador é perfeita, bem melhor que na Ducati MS que fica muito chegado ao condutor (embora agrade a alguns), e os manómetros são tipicamente BMW. Funcionais e giros. Cruise control, suspensão ESA e mais uma data de coisas que não interessam muito. A cx tem o Quickshift Pro, funciona em ambos os sentidos (engrenar e reduzir), mas não tem a mesma sonoridade e sensação de eficácia do que testei na K1300S. O da KS faz umas "pipocas" ao mesmo tempo que "suga" o pedal, este da XR funciona bem, mas não me deu as mesmas sensações da KS. As inclinações e a facilidade que ela devora curvas é avassaladora. Brutal. Um genérico do Viagra, sem qualquer duvida O motor sobe de rotação a gritar de curva para curva e ela tomba com muita facilidade. Sem tremer ou hesitar, e a distancia das leseiras dá para limpar os vincos do pneu. Não o fiz porque não sei, mas mesmo que soubesse, a mota era para devolver à Motomil e à pendura vinha a princesa que me faz as torradas de manhã Nem sei bem se gostava de a experimentar a solo. A ideia assusta-me Acredito que um tipo experiente a consiga meter em slide antes da curva e levante a roda à saída de curva. E isso define logo uma mota. Pura adrenalina sem ter de ir com os joelhos na boca como nas RR. A mota vinha com um escape Akrapovic e com o vidro de origem (com ajuste manual). O som é bom, o motor é cheio desde as baixas rotações (não bate antes das 3.000rpm como algumas concorrentes bi-cilindricas) e sobe de rotação muito bem. Permite andar a baixas rotações imprimindo uma condução mais suave, assim como se transforma na condução em rotações para cima do meio do mostrador. A travagem é boa, mas não é das melhores que já vi. Alguns pontos menos conseguidos - a vibração dos punhos (não é a 1ª vez que vejo isto em motores de 4 cilindros) - Protecção aerodinâmica sofrível para quem está habituado a GSA ou motas turísticas - uma luzinha branca ali para o meio do mostrador que não parava de piscar Em resumo: Esta é uma das minhas motos de sonho. Posição trail numa dinâmica de motogp. Grande o suficiente para poder usá-la em viagens, a protecção é qb, embora quem esteja habituado a turísticas ou GSA's vá sentir a falta das marquises e tem uma ciclista e um motor para nos picarmos com uma qualquer RR que nos apareça pela frente. Não tem grande velocidade de ponta, mas isso já deixou de me interessar à muito. Se trocava a minha K1600GT por a S1000XR???? Não trocava. (Acho eu ) Mal passei para o paquiderme, notei logo a diferença no peso. A 1ª curva vi logo que a KGT raspa as peseiras muito cedo em comparação com a XR e nota-se que não devora as curvas com a mesma rapidez e facilidade. A cx da KGT é das piores do mundo motorizado actual e a da XR não deve ser das melhores, embora o quickshift disfarce a coisa e a corrente não faz os "clanck's" do veio da KGT. No entanto a KGT cai muito bem para as curvas (adoro a forma como cai e sai da curva), tem um excelente ciclistica, rádio, uma melhor protecção aerodinâmica e viaja-se muito melhor nela. Gosto também do som que sai do 6cil. Para mim, a mota que mais me enche as medidas, onroad. Não fiquei com saudades da XR, mas fiquei a pensar nela. Impossível não ficar. Acho que a BMW vai fazer com esta mota neste segmento, o mesmo que fez com a 1000RR nas motas de pista. CHEGOU, VIU E VENCEU. |
Autor: | VAlmeida [ segunda jun 22, 2015 9:00 am ] |
Assunto da Mensagem: | Re: S1000XR - Test Ride acompanhado da K1600GT |
Viva Boa descrição! Obrigado! Parece uma moto interessante e polivalente (cidade/estrada). Pessoalmente não e das que mais me atrai no seu todo dado o meu estilo de condução e a gostar, sobretudo, de viajar pelo que a minha 1200RT me parece ser a moto ideal. A olhar para outra seria do estilo GS (apesar de o fora de estrada não constar nos planos, se fosse à 25 anos atrás ...) ou da KTM 1290. Nunca experimentei uma ou outra mas parecem-me motos muito interessantes. De qualquer forma o meu "estábulo" já tem duas "montadas", a RT e uma Guzzi Florida V65 (para restaurar depois de uns anitos parada) pelo que se irá manter assim até ver. PS: Eu também nunca trocaria uma K1600 por qualquer outra sem uma muitíssima boa razão! Cumprimentos Vítor Almeida |
Autor: | Antonio José Costa [ segunda jun 22, 2015 10:10 am ] |
Assunto da Mensagem: | Re: S1000XR - Test Ride acompanhado da K1600GT |
Obrigado Pb, preciso e conciso ! A opinião da pendura também era interessante saber, o que é que A Sandra (das torradas ) achou? grande abraço! |
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