Este fim‑de‑semana o Nuno Matias Guilherme foi testar a
S1000XR e eu acompanhei-o na minha
K1600GT.
Não fiz muitos kms com ela (uns 80-100), mas deu para ficar com uma ideia deste novo modelo da BMW, num segmento criado pela Yamaha TDM, embora a Ducati Multistrada seja actualmente a referencia.
Há que dizer que este tipo de motas é o meu preferido, embora a razão me leve a comprar outras
A estética:Muito subjectiva a questão estética, mas acredito que esta mota agrade a muita gente. Não simpatizo com as cores escolhidas (branco e vermelho), talvez porque as carenagens não sejam assim tão harmoniosas para fazer sobressair a pintura, mas a mota no seu conjunto é agradável à vista.
Gosto particularmente do "bico" frontal, dá-lhe um ar de pato atrevido
Ciclistica/Motor/Dinamica:É alta (gosto delas altas), embora o banco seja cavado e dê a sensação de ser baixo, engana. Encaixei bem na mota, o guiador é largo o que dá aquela sensação de alavanca, fazendo sobressair a inclinação em curva.
A distancia do guiador é perfeita, bem melhor que na Ducati MS que fica muito chegado ao condutor (embora agrade a alguns), e os manómetros são tipicamente BMW. Funcionais e giros.
Cruise control, suspensão ESA e mais uma data de coisas que não interessam muito.
A cx tem o Quickshift Pro, funciona em ambos os sentidos (engrenar e reduzir), mas não tem a mesma sonoridade e sensação de eficácia do que testei na K1300S. O da KS faz umas "pipocas" ao mesmo tempo que "suga" o pedal, este da XR funciona bem, mas não me deu as mesmas sensações da KS.
As inclinações e a facilidade que ela devora curvas é avassaladora. Brutal. Um genérico do Viagra, sem qualquer duvida
O motor sobe de rotação a gritar de curva para curva e ela tomba com muita facilidade. Sem tremer ou hesitar, e a distancia das leseiras dá para limpar os vincos do pneu. Não o fiz porque não sei, mas mesmo que soubesse, a mota era para devolver à Motomil e à pendura vinha a princesa que me faz as torradas de manhã
Nem sei bem se gostava de a experimentar a solo. A ideia assusta-me
Acredito que um tipo experiente a consiga meter em slide antes da curva e levante a roda à saída de curva. E isso define logo uma mota. Pura adrenalina sem ter de ir com os joelhos na boca como nas RR.
A mota vinha com um escape Akrapovic e com o vidro de origem (com ajuste manual).
O som é bom, o motor é cheio desde as baixas rotações (não bate antes das 3.000rpm como algumas concorrentes bi-cilindricas) e sobe de rotação muito bem.
Permite andar a baixas rotações imprimindo uma condução mais suave, assim como se transforma na condução em rotações para cima do meio do mostrador.
A travagem é boa, mas não é das melhores que já vi.
Alguns pontos menos conseguidos
- a vibração dos punhos (não é a 1ª vez que vejo isto em motores de 4 cilindros)
- Protecção aerodinâmica sofrível para quem está habituado a GSA ou motas turísticas
- uma luzinha branca ali para o meio do mostrador que não parava de piscar
Em resumo:Esta é uma das minhas motos de sonho. Posição trail numa dinâmica de motogp.
Grande o suficiente para poder usá-la em viagens, a protecção é qb, embora quem esteja habituado a turísticas ou GSA's vá sentir a falta das marquises e tem uma ciclista e um motor para nos picarmos com uma qualquer RR que nos apareça pela frente.
Não tem grande velocidade de ponta, mas isso já deixou de me interessar à muito.
Se trocava a minha K1600GT por a S1000XR????Não trocava. (Acho eu
)
Mal passei para o paquiderme, notei logo a diferença no peso.
A 1ª curva vi logo que a KGT raspa as peseiras muito cedo em comparação com a XR e nota-se que não devora as curvas com a mesma rapidez e facilidade.
A cx da KGT é das piores do mundo motorizado actual e a da XR não deve ser das melhores, embora o quickshift disfarce a coisa e a corrente não faz os "clanck's" do veio da KGT.
No entanto a KGT cai muito bem para as curvas (adoro a forma como cai e sai da curva), tem um excelente ciclistica, rádio, uma melhor protecção aerodinâmica e viaja-se muito melhor nela.
Gosto também do som que sai do 6cil. Para mim, a mota que mais me enche as medidas, onroad.
Não fiquei com saudades da XR, mas fiquei a pensar nela. Impossível não ficar.
Acho que a BMW vai fazer com esta mota neste segmento, o mesmo que fez com a 1000RR nas motas de pista.
CHEGOU, VIU E VENCEU.