BMW HP2 Sport A boxer mais desportiva O já 3º modelo da série HP2 converteu-se na desportiva com motor boxer mais ligeira e potente queBMW fabricou em série na sua história. Promete ser a antecipação de que significará a entrada da marca no Campeonato do Mundo de SBK. HP2 provem de «
High Performance», e os do número de cilindros dos motores boxer. Estas novas siglas estão na moda na fábrica de Munich, já que são 3 os modelos que à data têm este apelido. A primeira foi a HP2 Enduro, seguida da HP2 Megamoto e agora da nova
BMW HP2 Sport.
Apresentada agora no Salão de Paris, a
BMW HP2 Sport está focada directamente ao terreno desportivo. No fundamental provem da BMW R 1200 S, mas trata-se de um conceito mais radical já que se reduziu o peso e aumentado as suas prestações, chegando a uns valores finais, segundo a BMW,
de 178 kg em seco e 130 CV.
A diferença principal do boxer da
BMW HP2 Sport relativamente à R 1200 S são as culatras completamente novas. Fabricadas com tampas de fibra de carbono, accionam-se por um sistema de dupla árvore de cames à cabeça (DOHC) com balancetes independentes como na nova serie K que permite colocar as válvulas radialmente ao usar cames cónicas.
A caixa de velocidades de seis relações dispõe de um accionamento semi-automático como nas motos de competição, permitindo accionar a alavanca sem empregar a embraiagem nem cortar «gás» e que se desliga automáticamente se accionamos a embraiagem.
As suspensões Öhlins completamente reguláveis, as rodas são de aluminio forjado e a traseira leva um pneumático 190/55. Os travões da
BMW HP2 Sport continuam a dispôr de um sistema ABS, mas que pode ser desligado sendo as pinças dianteiras flutuantes Brembo.
Outro detalhe é o emprego de um quadro de instrumentos com a assinatura 2D similar ao empregado nas MotoGP que dispõe de vários modos de actuação, possibilidades de configuração, ampliação, recolha de dados e conexão a acessórios.
A
BMW HP2 Sport é a anticipação da nova desportiva com a que a BMW tem previsto competir no Mundial de SBK en 2009. A futura superbike de litro terá as características das desportivas japonesas, quer isto dizer, motor de 4 cilindros em linha.
Ainda não existe uma data confirmada para o lançamento do mercado desta nova
BMW HP2 Sport, apesar da BMW ter previsto començar a sua circulação em 2008.





