Concordo plenamente com o Paulo....
A última aventura que tive na área da tentativa de mexer nas partes eléctricas de um veículo actual, foi na simples (pensava eu) troca de uma lâmpada xenon do carro....
1.º o raio da lâmpada custou nada mais nada menos que 100€

... e foi a mais barata que encontrei (a original da Osram custava 250€

)....
Depois, apesar de teoricamente ser uma operação fácil... o que aconteceu é que a avaria na realidade era de outro componente (que está associado aos farois Xenon e nas lâmpadas tradicionais não existe) e como resultado, final foi... mais uma lâmpada ao ar, novinha em folha...
Lá resolvi ir ao mecânico, e este logo ao verificar a ligação, detectou a anomalia, tendo o problema ficado resolvido.
Isto porque, antigamente, antes da maldita electrónica ter tomado conta dos veículos, podíamos fazer tudo à vontade, sem grandes problemas.... hoje em dia, com tantos chips e circuitos integrados, basta não ligarmos as coisas pela ordem pré determinada , e já temos problemas...
Cá para mim é um "acordo" das marcas para nos impedir de mexer:bigsmile:
Como é óbvio, isto não se aplica aos Experts da nova mecânica/electrónica....
Agora, para curiosos, como eu e a maioria dos utilizadores, acaba por ficar mais económico/seguro o conselho do mecânico....
Mas mais uma vez, também agora já não é como antigamente, que quando levava a moto para arranjar, ficava lá a tarde toda, na conversa e até a ajudava o mecânico, que acabava por se tornar um bom amigo... hoje em dia, é mais como ir a um hospital, temos que ficar na recepção e a maioria das vezes nem sabemos quem é que realmente trata das nossas meninas....
Mudam-se os tempos.....
