BMW SCT 800, a maxi scooter alemã!!! Duolever, monoshock e 70 CV para a SCT 800 da BMW Apenas saíu na mesa de desenho de Oberdan Bezzi e já deu a volta ao mundo. Trata-se de uma foto montagem do que poderá ser o regresso da BMW ao segmento das scooter. Agressiva, inovadora e com um inconfundível «sabor» BMW. É tão sómente uma foto montagem mas tem tantos detalhes que bem que pode passar pelo último projecto da casa germanica. A SCT 800 incorpora um motor derivado da F 800 com 70 CV e 4 válvulas, jante 16”, mono amortecedor monoshock montado debaixo do motor e suspensão dianteira telelever tal como declarou o criador desta moto.
De qualquer forma e, desde já, dois reparos. O trem dianteiro é um Duolever herança directa do que monta a K 1200 S desde 2004 e que, como é lógico, teria um grande trabalho de adaptação !!!
Por outro lado o propulsor bicilíndrico de 800 cc da BMW poderia aproveitar a sua termodinâmica (Culata, cilindros e cinguenal), mas seriam necessários novos carters muito diferentes aos utilizados na F.
À simples vista parecem exageradas as dimensões das jantes de 16” pois é de prever que a distância entre eixes seria enorme para uma scooter mas depois de efectuados alguns cálculos por quem sabe ... os mesmos dizem de que, não só seriam factiveis estas medidas como teria uma distância entre eixos, menor – uns 1.440 mm – comparada com a Yamaha T Max 500, com 1.575 mm, e jantes de 15”.
Com estas medidas e se a BMW consegue um peso competitivo poderá colocar em causa as qualidades dinâmicas da T Max 500, a autêntica referência no mundo das scooter.
Vem a propósito recordar as palavras do Director Geral da BMW Motorrad, Hendrik von Kuenheim, que declarou no BMW Days do passado ano que
«Sem dúvida que o mercado das scooter é um negócio enorme, basta como ver a Itália, França ou Espanha e que crescerá também nos Estados Unidos, pelo que é algo que estamos a estudar. No mundo das maxi scooter existem dois tipos de utilizadores bem diferenciados, o da Suzuki Burgman e o da Yamaha T-Max, conceitos bem diferentes mas não posso falar sobre que exemplo seguirá a BMW». Sem dúvida há que felicitar Oberdan Bezzi pois criou o que se prevê será um autêntico super vendas no segmento das maxi scooter. Atractiva, potente, desportiva e com um inconfundível estilo alemão. 


