Data/Hora: sexta mai 17, 2024 8:12 pm

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 44 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mar 19, 2009 3:50 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: quarta jul 02, 2008 12:06 pm
Mensagens: 853
Localização: Magoito - Sintra
Paula Kota Escreveu:
As coisas que já aprendi por aqui ....

Desculpem lá a intromissão mas apenas uma pergunta .... Expliquem-me lá porque querem mais cavalos?? Para se habilitarem a um bilhetinho da polícia de trânsito?


Horse power é que tá a dar?

Na minha mais profunda ignorância por assuntos de mecânica sempre utilizei a gasolina verde 95 e consigo ultrapassar os limites de velocidade .... e até com um bocadinho mais de punho até conseguiria por a minha vida em risco (ou a de outros)

Tenho a minha F650 há 11 anos e ainda rola com gasosa de 95


Mais uma vez, perdoem-me ter entrado nas conversas de homens ...


PS: Casinhas, alinho nas minis .... amanhã ao almoço no Tozé????:lol:



ao almoço ainda não posso dizer se é possivel mas por volta das 4.30 para mim ok

Já tenho os tóculantes. Agradecimentos desde já ao amigo Bernando q veio ter comigo e ainda pagou o café.

_________________
Abraço

João Casinhas
_________________________
BMW R1200GS - 09

"The best all round bike in the world just got better"


Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mar 19, 2009 3:56 pm 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: sexta mar 13, 2009 2:56 pm
Mensagens: 1578
Localização: Ribatejo - Samora Correia
TodayAdventure Escreveu:
Vá lá, então... :smile: 'Site' de fonte governamental (o governo é fidedigno? :lol:):

Um cientista responde a um jovem de 16 anos. A pergunta não é directamente a que está em causa, mas na resposta refere-se a isso.

http://www.newton.dep.anl.gov/askasci/chem00/chem00347.htm

Sobre a credibilidade da Wikipedia (embora não se possa concluir nada sobre um artigo específico):
http://noema.typepad.com/dizeres/2006/03/wikipedia_vs_br.html




A ideia é usar para cada modelo a octanagem indicada pelo fabricante. Se recomenda X, é porque não se ganha (pelo contrário, perde a carteira) em usar mais. Sobretudo não se deve associar qualquer ganho à cilindrada ou coisa que o valha.

Zé Paulo.



Em relação a não considerar o wikipedia uma fonte fidedigna é apenas porque qualquer pessoa pode escrever o que bem entender sobre qualquer assunto, mesmo que não entenda nada do mesmo.

Quanto à octanagem, a ideia não é ganhar potência mas sim que o motor trabalhe mais "descansadamente", sem bem que esta palavra parece estranha no contexto de motos :smile:. Porquê usarmos o motor em esforço, quando nas mesmas rpm ele pode ir mais à vontade?

Quanto às mines, sou da mesma opinião.
Falta a sandes de courato ... ou de bucho!

_________________
LRocha


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mar 19, 2009 3:58 pm 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: sexta mar 13, 2009 2:56 pm
Mensagens: 1578
Localização: Ribatejo - Samora Correia
Paula Kota Escreveu:
As coisas que já aprendi por aqui ....

Desculpem lá a intromissão mas apenas uma pergunta .... Expliquem-me lá porque querem mais cavalos?? Para se habilitarem a um bilhetinho da polícia de trânsito?


Horse power é que tá a dar?

Na minha mais profunda ignorância por assuntos de mecânica sempre utilizei a gasolina verde 95 e consigo ultrapassar os limites de velocidade .... e até com um bocadinho mais de punho até conseguiria por a minha vida em risco (ou a de outros)

Tenho a minha F650 há 11 anos e ainda rola com gasosa de 95


Mais uma vez, perdoem-me ter entrado nas conversas de homens ...


PS: Casinhas, alinho nas minis .... amanhã ao almoço no Tozé????:lol:

Como já referi, é natural que numa 650 ou mesmo 800 não se note a diferença da octanagem.

Ah, e não tem qualquer problema em entrar na conversa dos "Homes" :smile:

_________________
LRocha


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mar 19, 2009 4:40 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: quarta ago 13, 2008 5:24 pm
Mensagens: 750
Localização: Lisboa
LRocha Escreveu:
E pergunta-se: não estará essa alteração de combustão relacionada com alguma diferença na potência?

Reforço....maior indice de octanas não dá maior potência.

Mas...os sistemas actuais de injecção electrónica estão preparados para lidar com 95 ou 98 octanas....atrasando ou adiantando a detonação. Agora....com mais octanas o trabalhar do motor será mais equilibrado e graças aos aditivos de limpeza que normalmente estas gasolinas especiais trazem...podem proporcionar um menor consumo e maior longevidade do motor.

_________________
Cumprimentos,
Jorge Godinho


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mar 19, 2009 4:48 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sábado nov 18, 2006 8:11 pm
Mensagens: 1029
Localização: Lisboa
João Casinhas Escreveu:
ao almoço ainda não posso dizer se é possivel mas por volta das 4.30 para mim ok

Já tenho os tóculantes. Agradecimentos desde já ao amigo Bernando q veio ter comigo e ainda pagou o café.


A essa hora tenho de estar a trabalhar ... (grande emprego que tens :fixe: )

Tem de ser entre a 1 e 2 H ... e vá lá que eu pago a mini ... para compensar aquela que os parceiros das ST não te ofereceram no passeio ao Entroncamento :lol: :lol: :lol:

_________________
.

http://paulakota.blogspot.com/


http://milhasaocontrario.blogspot.com/

http://estradadasespeciarias.blogspot.com/

http://diarioatebissau.blogspot.com/

_______________________________________________________

Com a idade perde-se velocidade ..... mas ganha-se resistência
E é melhor chegar 5 minutos atrasada nesta vida que chegar 10 minutos adiantada na próxima


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
MensagemEnviado: quinta mar 19, 2009 4:49 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: sábado mar 14, 2009 5:12 pm
Mensagens: 72
Localização: Mundo
Viva


Independentemente de centralinas e conselhos de concessionários ou marcas convém não perder de vista do que é que se está a falar.


O índice de octano de um combustível é a medida da sua resistência à detonação.
Esta é a característica de, reunidas as condições necessárias, o combustível entrar em auto ignição, fazendo com que a combustão se dê antes de tempo (antes da faísca da vela) ainda durante a fase de compressão do cilindro (subida do pistão).


Quanto maior for o índice de octano, maior é a resistência do combustível a este efeito.

Para além do índice de octano, há a considerar a origem da detonação, sendo a mais comum a falta de homogeneidade da mistura.

Ou seja, o mesmo combustível no mesmo motor pode detonar numas condições e não noutras.

Sendo que a mistura é feita na admissão do motor, esta será tanto mais homogénea quanto maior for a turbulência da admissão.
Esta por sua vez depende do regime do motor (quantidade e velocidade de ar) e da proporção gasolina/ar da mistura (mais rica ou mais pobre).


Qualquer que seja o índice de octano um motor poderá sempre grilar (ter detonações) quando solicitado a regimes baixos (motor em esforço) seja por carga, estática (bagagem) ou dinâmica (mudança das comdições da via / gestão do acelerador).
Nestas condiçoes a turbulência de admissão é baixa e ao abrirmos o acelerador sem que o motor tenha capacidade de resposta provocamos o enriquecimento da mistura.
Estes dois factos conjugados, levam à não homogeneidade da mistura na câmara de combustão criando assim condições para a detonação.
É nesta situação que o índice de octano do combustível vem ao de cima, detona mais cedo, mais tarde ou não detona de todo.

Um aparte, o índice de octano não tem nada a ver com potências e binários uma vez que a capacidade calorífica da gasolina é toda a mesma.

Nos motores equipados com injecção electrónica o problema tem menos expressão pois, por norma, a centralina não deixa enriquecer a mistura em excesso, mas não pode fazer nada em relação à turbulência de admissão.

Nos motores com carburadores, aí sim, a mãozinha do condutor (pézinho no caso de um automóvel) tem muito a dizer sobre matéria.

Pessoalmente, uso e recomendo, gasolina de 98 para circuitos urbanos/suburbano, em que os regimes são mais baixos e há muito pára/arranca. Para estrada aberta e AE em que o motor vai a um regime médio alto, 95 chega perfeitamente.

Se o veículo for muito carregado e para áreas montanhosas, poderá já ser recomendável 98 mesmo em estrada e AE.

Fora de estrada, depende do tipo de condução, se for de turista (regimes baixos) de 98 se for do tipo desportivo, traseira sempre solta e motor a rugir, basta 95.

Sempre que se apercebam de que o motor começa a grilar, logo uma abaixo, pois a continução do grilar vai originar esforços excessivos em toda na mecânica, pistões/bielas/cambota e acabar por dar cabo de alguma coisa.
O mais comum são os pistões a furar, mas pode haver outro tipo de surpresas desagradáveis.


Em qualquer dos casos, nunca é saudável exigir a um motor respostas fortes em baixa.



No carro uso 98 para cidade, 95 para viagem.
Na moto uso sempre 98, mesmo em estrada mas por se tratar de uma bicilindrica que tem sempre 2 tempos mortos por cada ciclo, situação que não ocorre nas tetra.




Just my 2 cents......


Jorge Ferreira
Imagem

Só mais uma nota.


[align=left]Por norma os fabricantes de motores apenas indicam o índice mínimo de octano, sendo que essa indicação depende directamente do desenho do motor e dos parâmetros do mapa de injecção da centralina quando esta existe ou do desenho/afinação de carburadores quando é este o caso.



No caso dos motores com injecção e ignição electrónicas, convem ter em atenção que tipo de gasolina vai no depósito quando as centralinas vão ao banco. Pois a afinação dinâmica feita pelos bancos computadorizados pode sofrer influencia do tipo de combustível com que o motor está a trabalhar durante a sessão de afinação.
Levem sempre de 95, se levarem 98 posteriormente o motor poderá não reagir bem à de 95.



More 2 cents....









[/align]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mar 19, 2009 5:08 pm 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: sexta mar 13, 2009 2:56 pm
Mensagens: 1578
Localização: Ribatejo - Samora Correia
Ena pá ....
Com um testamento destes fica-se esclarecido, com certeza :embaraço:

_________________
LRocha


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mar 19, 2009 5:10 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: quarta jul 02, 2008 12:06 pm
Mensagens: 853
Localização: Magoito - Sintra
Paula Kota Escreveu:
A essa hora tenho de estar a trabalhar ... (grande emprego que tens :fixe: )

Tem de ser entre a 1 e 2 H ... e vá lá que eu pago a mini ... para compensar aquela que os parceiros das ST não te ofereceram no passeio ao Entroncamento :lol: :lol: :lol:


agora é que falaste bem :lol:, os senhores da ST ficaram em divida.
Vais almoçar lá amanhã? vou tentar lá passar por volta da 1.

Em relação às ocatanas, o ACRB deitou os trunfos todos e sinceramente não tenho argumentos. :blink:

_________________
Abraço

João Casinhas
_________________________
BMW R1200GS - 09

"The best all round bike in the world just got better"


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mar 19, 2009 5:42 pm 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: sexta mar 13, 2009 2:56 pm
Mensagens: 1578
Localização: Ribatejo - Samora Correia
João Casinhas Escreveu:
Vais almoçar lá amanhã? vou tentar lá passar por volta da 1.


Almoço? Onde? :embaraço:

_________________
LRocha


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mar 19, 2009 5:50 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: quarta jul 02, 2008 12:06 pm
Mensagens: 853
Localização: Magoito - Sintra
LRocha Escreveu:
Almoço? Onde? :embaraço:


No restaurante do Tozé

_________________
Abraço

João Casinhas
_________________________
BMW R1200GS - 09

"The best all round bike in the world just got better"


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mar 19, 2009 7:21 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta fev 13, 2009 9:50 pm
Mensagens: 1322
Localização: Setúbal
Paga ele???:lol: :lol:

_________________
Imagem
'88 Honda NX 650 Dominator :rob:
'09 BMW R1200GS Adventure "Helga" :rolleyes2:
ex: '10 BMW K1300S "Lenny II" :nuts:
ex: '09 BMW F800GS "Lenny I" :fixe:
ex: '08 Honda Hornet "Yoko" :idea:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta mar 20, 2009 1:06 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: quarta ago 13, 2008 5:24 pm
Mensagens: 750
Localização: Lisboa
ACRB Escreveu:
Viva


Independentemente de centralinas e conselhos de concessionários ou marcas convém não perder de vista do que é que se está a falar.


O índice de octano de um combustível é a medida da sua resistência à detonação.
Esta é a característica de, reunidas as condições necessárias, o combustível entrar em auto ignição, fazendo com que a combustão se dê antes de tempo (antes da faísca da vela) ainda durante a fase de compressão do cilindro (subida do pistão).


Quanto maior for o índice de octano, maior é a resistência do combustível a este efeito.

Para além do índice de octano, há a considerar a origem da detonação, sendo a mais comum a falta de homogeneidade da mistura.

Ou seja, o mesmo combustível no mesmo motor pode detonar numas condições e não noutras.

Sendo que a mistura é feita na admissão do motor, esta será tanto mais homogénea quanto maior for a turbulência da admissão.
Esta por sua vez depende do regime do motor (quantidade e velocidade de ar) e da proporção gasolina/ar da mistura (mais rica ou mais pobre).


Qualquer que seja o índice de octano um motor poderá sempre grilar (ter detonações) quando solicitado a regimes baixos (motor em esforço) seja por carga, estática (bagagem) ou dinâmica (mudança das comdições da via / gestão do acelerador).
Nestas condiçoes a turbulência de admissão é baixa e ao abrirmos o acelerador sem que o motor tenha capacidade de resposta provocamos o enriquecimento da mistura.
Estes dois factos conjugados, levam à não homogeneidade da mistura na câmara de combustão criando assim condições para a detonação.
É nesta situação que o índice de octano do combustível vem ao de cima, detona mais cedo, mais tarde ou não detona de todo.

Um aparte, o índice de octano não tem nada a ver com potências e binários uma vez que a capacidade calorífica da gasolina é toda a mesma.

Nos motores equipados com injecção electrónica o problema tem menos expressão pois, por norma, a centralina não deixa enriquecer a mistura em excesso, mas não pode fazer nada em relação à turbulência de admissão.

Nos motores com carburadores, aí sim, a mãozinha do condutor (pézinho no caso de um automóvel) tem muito a dizer sobre matéria.

Pessoalmente, uso e recomendo, gasolina de 98 para circuitos urbanos/suburbano, em que os regimes são mais baixos e há muito pára/arranca. Para estrada aberta e AE em que o motor vai a um regime médio alto, 95 chega perfeitamente.

Se o veículo for muito carregado e para áreas montanhosas, poderá já ser recomendável 98 mesmo em estrada e AE.

Fora de estrada, depende do tipo de condução, se for de turista (regimes baixos) de 98 se for do tipo desportivo, traseira sempre solta e motor a rugir, basta 95.

Sempre que se apercebam de que o motor começa a grilar, logo uma abaixo, pois a continução do grilar vai originar esforços excessivos em toda na mecânica, pistões/bielas/cambota e acabar por dar cabo de alguma coisa.
O mais comum são os pistões a furar, mas pode haver outro tipo de surpresas desagradáveis.


Em qualquer dos casos, nunca é saudável exigir a um motor respostas fortes em baixa.



No carro uso 98 para cidade, 95 para viagem.
Na moto uso sempre 98, mesmo em estrada mas por se tratar de uma bicilindrica que tem sempre 2 tempos mortos por cada ciclo, situação que não ocorre nas tetra.




Just my 2 cents......


Jorge Ferreira
Imagem

Só mais uma nota.


[align=left]Por norma os fabricantes de motores apenas indicam o índice mínimo de octano, sendo que essa indicação depende directamente do desenho do motor e dos parâmetros do mapa de injecção da centralina quando esta existe ou do desenho/afinação de carburadores quando é este o caso.



No caso dos motores com injecção e ignição electrónicas, convem ter em atenção que tipo de gasolina vai no depósito quando as centralinas vão ao banco. Pois a afinação dinâmica feita pelos bancos computadorizados pode sofrer influencia do tipo de combustível com que o motor está a trabalhar durante a sessão de afinação.
Levem sempre de 95, se levarem 98 posteriormente o motor poderá não reagir bem à de 95.



More 2 cents....









[/align]

Não podia ter sido mais bem explicado...obrigado ! :smile:

_________________
Cumprimentos,
Jorge Godinho


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta mar 20, 2009 3:58 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: quarta jul 02, 2008 12:06 pm
Mensagens: 853
Localização: Magoito - Sintra
Paulo, só cheguei agora a Lisboa. Fica a mine para a próxima com a agravante de eu pagar.

bjs

_________________
Abraço

João Casinhas
_________________________
BMW R1200GS - 09

"The best all round bike in the world just got better"


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta mar 20, 2009 4:06 pm 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: sexta mar 13, 2009 2:56 pm
Mensagens: 1578
Localização: Ribatejo - Samora Correia
João Casinhas Escreveu:
No restaurante do Tozé

Não se esqueçam que eu sou novo por aqui :embaraço:

E onde é o restaurante? Qual o programa de festas, todas as 6ªs???????

_________________
LRocha


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 44 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal