http://bmwcklt.org/forum/

"Pitrolino"
http://bmwcklt.org/forum/viewtopic.php?f=9&t=3411
Página 1 de 3

Autor:  LRocha [ terça mar 17, 2009 1:11 pm ]
Assunto da Mensagem:  "Pitrolino"

Na hora visitar o pitrolino costumo ir à Repsol, até porque sou possuidor do cartão Solred que desconta 0,25€/litro no combustivel.
Na Honda costumava utilizar 95 octanas, até porque era de carburador e não justificava mais, mas na R1200R tenho posto 98.
Mas, entretanto, ouvi falar na BP 100 octanas!
Alguém conhece/usa?
Justifica/Diferenças?
Onde encontrar? Já passei dentro de um posto de abastecimento mas apenas vi 98!
Agradeço vossos comentários.

Autor:  whizzkidd [ quarta mar 18, 2009 9:20 am ]
Assunto da Mensagem: 

Essa gasolina de 100 octanas já foi lançada à algum tempo mesmo... Era a gasolina que a BP vendia na altura como Premium 100, penso que era assim, foi lançada na altura em que surgiram as 98 sem chumbo... São é raras as bombas que a vendem, inclusive algumas que vendiam deixaram de o fazer devido à pouca procura...
Acho que rentabilizava, mas nunca a usei...

Autor:  João Casinhas [ quarta mar 18, 2009 12:20 pm ]
Assunto da Mensagem: 

a gasolina chama-se BP Ultimate 100. Existe o gasóleo e a gasolina sendo a gasolina de 100 octanas.
Na altura que saiu falava-se no aumento de potência........... Sinceramente acho isso tudo uma treta. quanto mais barato melhor :lol: :lol:

Continua a existir e penso que em todas ou quase todas as BP´s.

Autor:  tbernardo [ quinta mar 19, 2009 10:36 am ]
Assunto da Mensagem: 

João Casinhas Escreveu:
a gasolina chama-se BP Ultimate 100. Existe o gasóleo e a gasolina sendo a gasolina de 100 octanas.
Na altura que saiu falava-se no aumento de potência........... Sinceramente acho isso tudo uma treta. quanto mais barato melhor :lol: :lol:

Continua a existir e penso que em todas ou quase todas as BP´s.


è mesmo uma treta...pelo menos assim me foi explicado por um engenheiro da Petrogal..:confundido:

Autor:  whizzkidd [ quinta mar 19, 2009 10:48 am ]
Assunto da Mensagem: 

tbernardo Escreveu:
è mesmo uma treta...pelo menos assim me foi explicado por um engenheiro da Petrogal..:confundido:

Ok... Até pode ser... Mas posso-te contar uma história.
Certo dia um rapazito estava a fazer um teste Dyno (Banco de potência) ao um Subaru todo XPTO... Fez a 1ª sessão de testes e saiu para ir almoçar... Entretanto precisou de botar essência na viatura... Resolveu usar a 100 (tinha 95) e ao terminar a 2ª sessão, o senhor perguntou-lhe se ele tinha mexido na centralina, é que tinha acusado salvo erro mais 3,2cv...
E pronto é tudo...:lol:

Autor:  João Casinhas [ quinta mar 19, 2009 11:14 am ]
Assunto da Mensagem: 

whizzkidd Escreveu:
Ok... Até pode ser... Mas posso-te contar uma história.
Certo dia um rapazito estava a fazer um teste Dyno (Banco de potência) ao um Subaru todo XPTO... Fez a 1ª sessão de testes e saiu para ir almoçar... Entretanto precisou de botar essência na viatura... Resolveu usar a 100 (tinha 95) e ao terminar a 2ª sessão, o senhor perguntou-lhe se ele tinha mexido na centralina, é que tinha acusado salvo erro mais 3,2cv...
E pronto é tudo...:lol:


é pá, eu tb li bastantes coisas sobre isso. Sinceramente acho uma treta mas........enfim

Autor:  tbernardo [ quinta mar 19, 2009 11:30 am ]
Assunto da Mensagem: 

Nem penses que o combustivel te põe mais 3 cv num carro....

Autor:  LRocha [ quinta mar 19, 2009 11:49 am ]
Assunto da Mensagem: 

tbernardo Escreveu:
Nem penses que o combustivel te põe mais 3 cv num carro....


Olha que pode pôr. É-me dificil explicar, considerando a falta de conhecimentos técnicos, mas se pensarmos que parte da potência é obtida devido ao combustível usado, na combustão, é bem possível um acréscimo de potência com o uso de uma maior octanagem.
Se conheceres alguém ligado ao campeonato nacional de quads podes confirmar que alguns usam jeta (gasolina para aviões) e não deve ser porque lhes apetece gastar mais dinheiro em gasolina.
Lembram-se da gasolina VPower, da Shell, eu usei e fazia a diferença ...
De referir que não vale a pena usar este tipo de combustiveis em motores que não tenham perfomance para "retirar" as propriedades dos referidos combustiveis, ou seja, não vale a pena pôr gasolina 98 num mata velhos :smile:

Autor:  tbernardo [ quinta mar 19, 2009 12:04 pm ]
Assunto da Mensagem: 

LRocha Escreveu:
.
De referir que não vale a pena usar este tipo de combustiveis em motores que não tenham perfomance para "retirar" as propriedades dos referidos combustiveis, ou seja, não vale a pena pôr gasolina 98 num mata velhos :smile:


è por isso mesmo que eu disse que seria muito dificil. Então se falarmos em motos como as nossas...

Autor:  João Casinhas [ quinta mar 19, 2009 12:07 pm ]
Assunto da Mensagem: 

LRocha Escreveu:
Olha que pode pôr. É-me dificil explicar, considerando a falta de conhecimentos técnicos, mas se pensarmos que parte da potência é obtida devido ao combustível usado, na combustão, é bem possível um acréscimo de potência com o uso de uma maior octanagem.
Se conheceres alguém ligado ao campeonato nacional de quads podes confirmar que alguns usam jeta (gasolina para aviões) e não deve ser porque lhes apetece gastar mais dinheiro em gasolina.
Lembram-se da gasolina VPower, da Shell, eu usei e fazia a diferença ...
De referir que não vale a pena usar este tipo de combustiveis em motores que não tenham perfomance para "retirar" as propriedades dos referidos combustiveis, ou seja, não vale a pena pôr gasolina 98 num mata velhos :smile:


não querendo duvidar, creio que não passa de uma grande conversa. Tenho um amigo, campeão nacional de Enduro na categoria Elite1 e ele diz q nunca notou nada. E estamos a falar de competição ao mais alto nivel.
Quando saiu o gasóelo Ultimate tb se falava nisso e eu nunca notei nada. Acredito sim que limpava um pouco a acumulação de carvão mas aumento de potência!!!!!! A própria BP dizia para notar algo teria de se encher no min 3 vezes o depósito. como é q o bacano do subaru meteu um bocado e ficou logo com 3.2cv!!!???

Autor:  tbernardo [ quinta mar 19, 2009 12:15 pm ]
Assunto da Mensagem: 

João Casinhas Escreveu:
não querendo duvidar, creio que não passa de uma grande conversa. Tenho um amigo, campeão nacional de Enduro na categoria Elite1 e ele diz q nunca notou nada. E estamos a falar de competição ao mais alto nivel.
Quando saiu o gasóelo Ultimate tb se falava nisso e eu nunca notei nada. Acredito sim que limpava um pouco a acumulação de carvão mas aumento de potência!!!!!! A própria BP dizia para notar algo teria de se encher no min 3 vezes o depósito. como é q o bacano do subaru meteu um bocado e ficou logo com 3.2cv!!!???


João, atestei o deposito do X3 em Tavira o ano passado com gasóleo diesel 100 da REPSOL, pq não tinham do normal..........:notrust:. Só sei que potência n notei nadinha e o consumo saltou-me 1,5 litros em AE até Lisboa:mad2:.

Autor:  LRocha [ quinta mar 19, 2009 12:15 pm ]
Assunto da Mensagem: 

É natural que nas 650 ou nas 800 pouco ou nada se note, no entanto nas 1200 e agora nas 1300 já a conversa é outra.

João Casinhas, atenção que há competições que os combustiveis são analisados! ou seja, estão condicionados a um determinado tipo de combustivel!

Temos o exemplo dos filtros de ar K&N, que só a alteração nota-se diferença. Eu principalmente notei na minha 320d. E parece que estes filtros resultam muito bem nas BMW's

Autor:  LRocha [ quinta mar 19, 2009 12:20 pm ]
Assunto da Mensagem: 

tbernardo Escreveu:
João, atestei o deposito do X3 em Tavira o ano passado com gasóleo diesel 100 da REPSOL, pq não tinham do normal..........:notrust:. Só sei que potência n notei nadinha e o consumo saltou-me 1,5 litros em AE até Lisboa:mad2:.


Na minha 320d o consumo baixa com esse tipo de combustiveis:oh:

Autor:  João Casinhas [ quinta mar 19, 2009 12:40 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Sempre usei o Ultimate na meu A3, entretanto mudei para normal. è verdade q é capaz de tar a gastar um pouco mais, mas tb pode ter a ver com o aumento de idade do carro. Agora daí a dizer q dá mais potência!!!
Não quer dizer q não dê mas apenas gostaria de um parcer técnico plausivel para justicá-lo.

Autor:  Antonio José Costa [ quinta mar 19, 2009 12:41 pm ]
Assunto da Mensagem: 

tbernardo Escreveu:
João, atestei o deposito do X3 em Tavira o ano passado com gasóleo diesel 100 da REPSOL, pq não tinham do normal..........:notrust:. Só sei que potência n notei nadinha e o consumo saltou-me 1,5 litros em AE até Lisboa:mad2:.

Para isso acontecer basta teres a pressão dos pneus em baixo!!!:idea:

Página 1 de 3 Os Horários são TMG [ DST ]
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
https://www.phpbb.com/