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Registado: terça jan 02, 2007 3:49 pm Mensagens: 906 Localização: Lisboa / Portugal
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BMW F 800 R Apresentação da naked média da BMW A BMW F 800 R completa a saga das F com o conhecido bicilíndrico em paralelo melhorada para esta versão que foi concebida para bater-se em duelo com as japonesas que dominam o mercado. Ficha Técnica MotorCilindrada:798 ccCompressão:12,0:1Diâmetro x curso:82 x 75,6 mmDistribuição: DOHC 8 válvulasPar máximo declarado:8,7 kgm às 6.000 rpmPotência máxima declarada:87 CV a 8.000 rpm.Tipo de motor:Bicilíndrico. 4 T. refrigerado por líquido TransmissãoEmbraiagem/Comando:Multidisco a óleoTransmissão secundária:Corrente ChassisBasculante: Duplo braço de aluminioLançamento:25ºTipo de chassis: Dupla viga de aluminio. Sub-chassis de tubo rectangular de aço SuspensõesSuspensão dianteira. Barras:43 mmCurso:125 mmRegulações:NenhumaSuspensão traseira:Mono amortecedor Curso:125 mmRegulação:Pré-carga constante, extensão de hidráulico TravõesTraseiro:1 disco de 265 mmPinças travão dianteiro:4 pistonsPinça travão traseiro:1 piston flutuante RodasTraseira. Jante:180/55-17". 5,50" DimensõesDistância entre eixos:1.520 mmDistância total:2.145 mmCapacidade depósito:16 l A série F 800, apresentada pela BMW Motorrad em 2006, marcou o primeiro passo de um novo enfoque da marca no segmento motociclista médio. Para além do demais, a desportiva F 800 S e a turismo F 800 ST, que se apresentaram primeiro, em 2007 chegaram a F 800 GS e a F 650 GS, dois dinâmicos modelos trail com os que a quarta série da marca também continuou com a grande tradição das motos GS da BMW. A nova F 800 R é uma naked destinada ao segmento médio, de carácter desportivo e concebida para uma condução muito dinâmica. Trata-se do mesmo conceito Roadster que já explora a BMW com as suas R 1200 R e K 1300 R. A F 800 R leva o mesmo motor bicilíndrico de 4 válvulas por cilindro e 798 cc da F 800 S. Um propulsor de dois cilindros em paralelo que já resultou convincente nos restantes modelos da série graças à sua impressionante capacidade de recuperação, as suas respostas imediatas e o seu baixo consumo, que agora, se optimizaram modificando a cinemática das «borboletas» de admissão. Esta moto tem uma potência nominal de 87 CV às 8.000 rpm e o seu par é de 8,8 kgm às 6.000 rpm. A compensação das massas em movimento deste propulsor bicilíndrico está a cargo de um sistema que continua a ser único nas motos de série. Trata-se de uma biela adicional que compensa as forças de primeira e segunda ordem geradas pelas massas em movimento, conseguindo que este motor de dois cilindros quase não vibre e que, portanto, o Motociclista se sinta mais cómodo. Como a sua irmã mais velha O seu desenho toma como exemplo a BMW K 1300 R, pelo que a F 800 R tem uma estética muito desportiva e dinâmica que, efectivamente, coincide com o comportamento real da moto. A F 800 R tem uma grande capacidade de aceleração. Adicionalmente, as relações de caixa são mais curtas da 4ª, 5ª e 6ª permitindo maior continuidade na aceleração, o que unido à sua grande potência do motor bicilíndrico redunda numa grande aceleração e comportamento desportivo e ágil. Outro fator que explica o carácter excepcionalmente dinâmico da nova F 800 R é o seu baixo peso em seco, aproximadamente 182 kgr (204 kg em ordem de marcha). Outro componente que também contribui ao entusiasmante comportamento da F 800 R é o basculante posterior de dois braços, especialmente desenhado com o propósito de cumprir os requisitos próprios de uma moto sem carenagem. Considerando a utilização e a condução dinâmica típicas neste tipo de motos, a nova F 800 R tem uma transmissão secundária por corrente. Tendo em conta as características de uma dinâmica Roadster, colocaram especial cuidado na sua estabilidade, agilidade e precisão e, portanto, em que proporcione o máximo prazer de condução por estradas sinuosas, sem que por isso perca a sua fidelidade à trajectória nas altas velocidades por auto-estrada. A F 800 R pode equipar, como opcional, com ABS, dotado de novos sensores de pressão que activam uma regulação mais precisa e segura, especialmente na condução desportiva. Está claro que a nova naked tem uma ampla gama de acessórios e opcionais já disponíveis na rede oficial da BMW Motorrad. Preço em Espanha de 7.990 euros.- A F 800 R é uma roadster tremendamente dinâmica em utilização graças ao seu motor e parte ciclo nobre, ágil, estável e sempre muito eficaz.
- A nova mecânica da F 800 R oferece uma finura de caixa e uma ausência de vibrações que a posicionam vários escalões acima das suas primas S e ST.
_________________ João Geraldes BMW R 1200 RT (2010)[email="joao_ferreirageraldes@hotmail.com"]joao_ferreirageraldes@hotmail.com[/email]http://www.facebook.com/JoaoR1200RT
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