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Registado: terça jan 02, 2007 3:49 pm Mensagens: 906 Localização: Lisboa / Portugal
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A BMW PREPARA para 2010 uma nova geração de MODELOS BOXER com MAIS MOTOR e POTÊNCIA A BMW Motorrad está a desenvolver a enésima melhoria dos seus tradicionais propulsores bicilíndricos boxer R 1200, num claro propósito de continuar a manter elevadas as vendas da sua estrela de vendas. [font=Arial]Falamos da R 1200 GS, que para este outono espera o ataque directo de um bom número de novas rivais (como se já tivesse poucas). Assim no Salão EICMA de Milão, deverão concretizar-se os rumores sobre uma nova Ducati Multistrada 1098, uma esperada Yamaha Super Ténéré 1000, talvez novas Suzuki V-Strom ou uma Honda Varadero ou Transalp 1200 que já levam muitos anos de atraso… sem mencionar possíveis Triumph Tiger ou Buell Ulysses remodeladas. O facto é que o motor bicilíndrico boxer será o principal protagonista da actualização do modelo mais vendido do catálogo BMW, que irá beneficiar de uma cura de juventude, estricta revisão do peso e aumento da potência e binário. Os engenheiros da BMW Motorrad puseram mãos-à-obra e 'agarraram' no mais potente propulsor boxer que dispõem, o da super desportiva HP2 Sport, dotado de culatas com dupla árvore de cames e 4 grandes válvulas radiais por cilindro. Será desta base que se servirão para 'oxigenar' e desenvolver este tradicional propulsor boxer refrigerado a ar. O motor não disponibilizará do potencial da HP2 Sport, 133 CV às 8.750 r.p.m., pois na GS não se irá buscar a potência máxima, senão melhorar a entrega da mesma e conseguir um maior par máximo e, paralelamente, facilitar ainda mais a condução. Para este objectivo contribuirá, especialmente, um já previsto aumento da cilindrada, em principio, até aos 1.250 c.c., com novos cilindros, pistons, aros, sistema de injecção, centralina e, inclusivé, talvez sejam possíveis 2 modos de potência em função da marcha/alimentação do motor, Sport e Economic, para desfrutar de todo o seu potencial ou baixar ainda mais os seus já ajustados consumos. A diferença para o motor da HP2 Sport, da futura R 1250 GS será a de dispor de uma dupla vela em cada culata, detalhe que as boxer da BMW já tiveram nos modelos 1150 voltando a uma vela por cilindro, quando se converteram em 1200. Assim retomarão as 2 velas por cilindro com o objectivo de optimizar o rendimento de combustível queimando melhor a mistura ar-gasolina, reduzir consumos e garantir com as cada vez mais exigentes normativas ambientais, pois o novo modelo já cumprirá com a Euro 4, de próxima aplicação. A potência talvez se fique pelos 115 CV às 7.500-8.000 r.p.m. (105 CV na actual R 1200 GS), reforçando-se o sistema de lubrificação do motor e seu radiador a óleo, assim como as ligas metálicas que conformam o exterior dos cilindros e culatas, para conseguir uma maior dissipação do calor. Tudo isto no que se refere ao motor. Sobre o seu desenho não irá a modificar-se grande coisa, já que o actual design colhe uma grande satisfação. Eventualmente serão redesenhados alguns detalhes e a futura R 1250 GS continuará a ser e parecer, como sempre, uma imponente GS… como uma das fotos deste post, obra do[/font] desenhador alemão STEFAN KRAFT. Mas talvez, segundo algumas más línguas e tendo presentes os resultados conseguidos com a F 800 GS, poderia dar-se o caso de apostarem por abandonar o sistema de suspensão dianteira Telelever e sustituí-lo por uma forquilha invertida multi ajustável, de última geração. Tudo a favor de uma redução de custos ou sem subida do preço, que não está a coisa para pagar mais. Este detalhe, a confirmar-se, suporia um redesenho exaustivo do sub-chassis frontal e todos os elementos que ali se montam, com o que os engenheiros disporiam de maior espaço para substituir muitos componentes, ampliar depósito de gasolina, e até, equilibrar melhor a repartição de cargas da futura GS. Sim que também a R 1250 GS não virá sózinha!!! A naked R 1200 R também tem previsto receber este novo motor, enquanto que a R 1200 GS Adventure receberá estas alterações para finais de 2010… já a R 1200 RT pode sair beneficiada já este próximo outono.
_________________ João Geraldes BMW R 1200 RT (2010)[email="joao_ferreirageraldes@hotmail.com"]joao_ferreirageraldes@hotmail.com[/email]http://www.facebook.com/JoaoR1200RT
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