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R 1250 GS - Novos motores Boxer http://bmwcklt.org/forum/viewtopic.php?f=9&t=3735 |
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Autor: | João Manuel Ferreira [ quinta jun 25, 2009 11:14 am ] |
Assunto da Mensagem: | R 1250 GS - Novos motores Boxer |
A BMW PREPARA para 2010 uma nova geração de MODELOS BOXER com MAIS MOTOR e POTÊNCIA ![]() A BMW Motorrad está a desenvolver a enésima melhoria dos seus tradicionais propulsores bicilíndricos boxer R 1200, num claro propósito de continuar a manter elevadas as vendas da sua estrela de vendas. ![]() [font=Arial]Falamos da R 1200 GS, que para este outono espera o ataque directo de um bom número de novas rivais (como se já tivesse poucas). Assim no Salão EICMA de Milão, deverão concretizar-se os rumores sobre uma nova Ducati Multistrada 1098, uma esperada Yamaha Super Ténéré 1000, talvez novas Suzuki V-Strom ou uma Honda Varadero ou Transalp 1200 que já levam muitos anos de atraso… sem mencionar possíveis Triumph Tiger ou Buell Ulysses remodeladas. O facto é que o motor bicilíndrico boxer será o principal protagonista da actualização do modelo mais vendido do catálogo BMW, que irá beneficiar de uma cura de juventude, estricta revisão do peso e aumento da potência e binário. Os engenheiros da BMW Motorrad puseram mãos-à-obra e 'agarraram' no mais potente propulsor boxer que dispõem, o da super desportiva HP2 Sport, dotado de culatas com dupla árvore de cames e 4 grandes válvulas radiais por cilindro. Será desta base que se servirão para 'oxigenar' e desenvolver este tradicional propulsor boxer refrigerado a ar. O motor não disponibilizará do potencial da HP2 Sport, 133 CV às 8.750 r.p.m., pois na GS não se irá buscar a potência máxima, senão melhorar a entrega da mesma e conseguir um maior par máximo e, paralelamente, facilitar ainda mais a condução. Para este objectivo contribuirá, especialmente, um já previsto aumento da cilindrada, em principio, até aos 1.250 c.c., com novos cilindros, pistons, aros, sistema de injecção, centralina e, inclusivé, talvez sejam possíveis 2 modos de potência em função da marcha/alimentação do motor, Sport e Economic, para desfrutar de todo o seu potencial ou baixar ainda mais os seus já ajustados consumos. A diferença para o motor da HP2 Sport, da futura R 1250 GS será a de dispor de uma dupla vela em cada culata, detalhe que as boxer da BMW já tiveram nos modelos 1150 voltando a uma vela por cilindro, quando se converteram em 1200. Assim retomarão as 2 velas por cilindro com o objectivo de optimizar o rendimento de combustível queimando melhor a mistura ar-gasolina, reduzir consumos e garantir com as cada vez mais exigentes normativas ambientais, pois o novo modelo já cumprirá com a Euro 4, de próxima aplicação. A potência talvez se fique pelos 115 CV às 7.500-8.000 r.p.m. (105 CV na actual R 1200 GS), reforçando-se o sistema de lubrificação do motor e seu radiador a óleo, assim como as ligas metálicas que conformam o exterior dos cilindros e culatas, para conseguir uma maior dissipação do calor. Tudo isto no que se refere ao motor. Sobre o seu desenho não irá a modificar-se grande coisa, já que o actual design colhe uma grande satisfação. Eventualmente serão redesenhados alguns detalhes e a futura R 1250 GS continuará a ser e parecer, como sempre, uma imponente GS… como uma das fotos deste post, obra do[/font]desenhador alemão STEFAN KRAFT. Mas talvez, segundo algumas más línguas e tendo presentes os resultados conseguidos com a F 800 GS, poderia dar-se o caso de apostarem por abandonar o sistema de suspensão dianteira Telelever e sustituí-lo por uma forquilha invertida multi ajustável, de última geração. Tudo a favor de uma redução de custos ou sem subida do preço, que não está a coisa para pagar mais. Este detalhe, a confirmar-se, suporia um redesenho exaustivo do sub-chassis frontal e todos os elementos que ali se montam, com o que os engenheiros disporiam de maior espaço para substituir muitos componentes, ampliar depósito de gasolina, e até, equilibrar melhor a repartição de cargas da futura GS. Sim que também a R 1250 GS não virá sózinha!!! A naked R 1200 R também tem previsto receber este novo motor, enquanto que a R 1200 GS Adventure receberá estas alterações para finais de 2010… já a R 1200 RT pode sair beneficiada já este próximo outono. ![]() |
Autor: | Jorge Godinho [ quinta jun 25, 2009 11:33 am ] |
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Pelos vistos os actuais proprietários das GS 1200....vão ter um novo motivo para convencer as esposas a deixá-los trocar de mota ! ![]() |
Autor: | João Dias [ quinta jun 25, 2009 11:35 am ] |
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parece-me serem muiyto boas noticias, vamos esperar por desenvolvimentos!:idea: |
Autor: | josé santos [ quinta jun 25, 2009 11:57 am ] |
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esse desenho tem o telelever, (promenor):fixe: ![]() |
Autor: | Jorge Teixeira [ quinta jun 25, 2009 12:01 pm ] |
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Jorge Godinho Escreveu: Pelos vistos os actuais proprietários das GS 1200....vão ter um novo motivo para convencer as esposas a deixá-los trocar de mota !
![]() Ou se calhar, é melhor esperar um pouco mais e comprar a R1300GS.... ![]() Cumps, Jorge Teixeira |
Autor: | LRocha [ quinta jun 25, 2009 1:14 pm ] |
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Freeze! Nobody move!!!!!!! Eheh ninguém mais compra as 1200 ![]() |
Autor: | Alexandre Oliveira [ sexta jun 26, 2009 12:37 am ] |
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LRocha Escreveu: Freeze! Nobody move!!!!!!! Eheh ninguém mais compra as 1200 ![]() ehehehe um retrocesso... mas então a diferença onde estará... as actuais GS serão recordadas eternamente... passando a sobrevalorização... se confirmar faço um grande sorriso e expiração de alivio, eh pah ainda consegui comprar uma verdadeira GS...com Telelever e Para... fazem a diferença... estou muito céptico... nao acredito que tantos e tantos anos de evolução passem a um sistema simples e muito comun a todas as duas rodas... Esperemos para ver... aí sim não dúvido nada perderão para as Asiáticas... Esperança... ha que ter... ehehehe |
Autor: | Victor Figueiredo [ sexta jun 26, 2009 1:27 am ] |
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É de salutar, de facto, ver mais um passo em frente no campo da mecânica e da tecnologia dos motociclos. Agora, as cilindradas não parando de aumentar, o que eu temo é a propensão dos nossos fiscalistas em cair sobre as ditas. Não tarda é criado mais um escalão para o IUC..., ou outras taxas... |
Autor: | PIRATINHA [ sexta jun 26, 2009 9:27 am ] |
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Alexandre Oliveira Escreveu: ehehehe um retrocesso... mas então a diferença onde estará... as actuais GS serão recordadas eternamente... passando a sobrevalorização... se confirmar faço um grande sorriso e expiração de alivio, eh pah ainda consegui comprar uma verdadeira GS...com Telelever e Para... fazem a diferença... estou muito céptico... nao acredito que tantos e tantos anos de evolução passem a um sistema simples e muito comun a todas as duas rodas... Esperemos para ver... aí sim não dúvido nada perderão para as Asiáticas... Esperança... ha que ter... ehehehe Amigo, Já não digo nada... já começaram pelos comandos dos piscas à Japonesa:embaraço: Abraço PIRATA:fixe: |
Autor: | VINICIO DUARTE [ sexta jun 26, 2009 9:53 am ] |
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Já estou mais satisfeito com a minha R 1150 GSA. Para já tenho uma mota com a actualizaçao de 2010, ou seja 2 velas por cilindro:idea: ![]() ![]() ![]() ![]() |
Autor: | Alexandre Oliveira [ domingo jun 28, 2009 12:54 am ] |
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PIRATINHA Escreveu: Amigo, Já não digo nada... já começaram pelos comandos dos piscas à Japonesa:embaraço: Abraço PIRATA:fixe: Amigo Pirata... ke mais estes estilistas e engenheiros hao de lembra se... as ideias... ja são escassas... mandem para cá as facilidades e o material que a gente trata da continuação da GS... eehehhe abraço... Viking... |
Autor: | Alexandre Oliveira [ domingo jun 28, 2009 12:57 am ] |
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VINICIO DUARTE Escreveu: Já estou mais satisfeito com a minha R 1150 GSA. Para já tenho uma mota com a actualizaçao de 2010, ou seja 2 velas por cilindro:idea: ![]() ![]() ![]() ![]() ahahahahhah... a tua tras a duas Velas Vinicio acho... abraço |
Autor: | João Manuel Ferreira [ terça jun 30, 2009 10:39 am ] |
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ASSIM PODERÁ SER segundo OBERDAN BEZZI a futura BMW R 1250 GS ... para 2010 ![]() |
Autor: | Pedro Caleja [ terça jun 30, 2009 7:04 pm ] |
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Se fosse assim como no desenho... me like it, very much!!! Alguns pormenores fazem-me lembrar as saudosas R80GS |
Autor: | João Manuel Ferreira [ terça out 27, 2009 1:41 pm ] |
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A nova BMW R 1200 GS 2010 já entrou em produção na Fábrica que BMW Motorrad tem em Spandau e fê-lo com menos alterações das esperadas por todos… mas, mesmo assim, com mais motor e potência… para fazer frente às rivais que preparam outras marcas, especialmente Ducati. Uma nova R 1200 GS que, talvez, não contentará os que sempre querem mais e esperavam outra coisa, mas que sem dúvida, é o caminho da BMW para fidelizar os seus Clientes (uuuuiiiiiiiiiii que fidelizações !!!), milhares para o caso das R 1200 GS, que verão como as suas motos não sofrem uma grande depreciação com a aparição do novo modelo que serve, paralelamente, para que a nova R 1200 GS 2010 contenha o seu preço ao não introduzir alterações radicais e tem o futuro assegurado ao ser um aperfeiçoamento do modelo mais vendido da marca alemã nos últimos anos. A mais importante alteração é a que recebem as novas culatas de dupla árvore de cames e 4 válvulas radiais, que até agora, eram sómente de uso exclusivo na elitista HP2 Sport. Isto permitirá que a sua potência suba aos 115 CV. Já se encontrará alinhada com a próxima normativa Euro 4, esta nova GS DOHC que receberá a nova culata e adoptará uma 2ª vela por cilindro para conseguir uma melhor combustão e menores emissões contaminantes. Como a produção já començou é de esperar que a ‘nova’ R 1200 GS DOHC esteja à venda em poucas semanas, ou no mais tardar, coincidindo com a sua apresentação no EICMA de Milão. Como antecipação das novidades 2010 da BMW, dentro da gama com motor boxer, que deverá apresentar-se oficialmente no Salão de Milão, veremos um par de novidades extra, a R 1200 R e la R 1200 RT. Rumores de que a incorporação das novas culatas na R 1200 R servirá para realizar uma alteração total, apesar de conhecendo a a marca de Munich, não será muito traumático. A mais veterana da familia, a R 1200 RT, também sofrerá uma alteração profunda que a distinguirá totalmente do modelo actual. A nova RT terá muitos novos aditamentos aerodinâmicos como ailerons deflectores, nas malas e deriva brisas, para melhorar conforto e estabilidade e aumentará o seu equipamento de bordo. ![]() ![]() ![]() |
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