http://bmwcklt.org/forum/ |
|
F800 vista à lupa http://bmwcklt.org/forum/viewtopic.php?f=9&t=464 |
Página 1 de 1 |
Autor: | Hellraiser [ quinta ago 31, 2006 3:41 pm ] |
Assunto da Mensagem: | F800 vista à lupa |
Em honra aos actuais e futuros possuidores destas grandes máquinas, aqui deixo este tributo à mecânica das nossas meninas. Curiosidade: É um facto que ambos os cilindros sobem e descem ao mesmo tempo. Em mecânica, dizem-se desfazados de 360º. Ou seja, ocorre uma explosão por cada volta completa da cambota. Isto, foi o "truque" utilizado para aproximar a sonoridade do motor à de um Boxer. Elaborando melhor... enquanto um cilindro sobe, está em fase de compressão. Em simultâneo, o outro está em fase de escape... Quando a compressão termina no primeiro, termina a fase de escape no segundo. De seguida, dá-se a explosão no primeiro cilindro, q inicia a fase de escape, enquanto o segundo está a descer em fase de admissão. Depois, o processo repete-se... ao ritmo determinado pelo punho! ![]() |
Autor: | PJNogueira [ quinta ago 31, 2006 5:17 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
João, Muito interessante esta tua explicação do funcionamento do motor das F800. Estou ansioso por passar á aula prática com a minha muito esperada mas que nunca mais vem F800... ![]() Abraço Pedro |
Autor: | thunderwalk [ quinta ago 31, 2006 7:40 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
PJNogueira Escreveu: João, Muito interessante esta tua explicação do funcionamento do motor das F800. Estou ansioso por passar á aula prática com a minha muito esperada mas que nunca mais vem F800... ![]() Abraço Pedro ouvi hoje um passarinho a dizer-me que iam preparam uma F800:bigsmile: |
Autor: | PJNogueira [ quinta ago 31, 2006 8:33 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
thunderwalk Escreveu: ouvi hoje um passarinho a dizer-me que iam preparam uma F800:bigsmile: A Sério Rui??:blink: ![]() ![]() O passarinho disse-te a cor? Azul?? Acho que ainda não... ![]() ![]() ![]() Ainda me fazes ir para a porta do stand... |
Autor: | thunderwalk [ segunda set 04, 2006 10:45 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
PJNogueira Escreveu: A Sério Rui??:blink: ![]() ![]() O passarinho disse-te a cor? Azul?? Acho que ainda não... ![]() ![]() ![]() Ainda me fazes ir para a porta do stand... Afinal era vermelha, e a F650GS, sorry, mas está quse, está quase ![]() |
Autor: | Gandalf [ sexta set 08, 2006 7:09 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
Hellraiser Escreveu: Em honra aos actuais e futuros possuidores destas grandes máquinas, aqui deixo este tributo à mecânica das nossas meninas. Curiosidade: É um facto que ambos os cilindros sobem e descem ao mesmo tempo. Em mecânica, dizem-se desfazados de 360º. Ou seja, ocorre uma explosão por cada volta completa da cambota. Isto, foi o "truque" utilizado para aproximar a sonoridade do motor à de um Boxer. Desculpa lá mas já li e reli o teu post e continuo a não conseguir perceber um detalhe. Dizes que os ciclos de motor estão desfazados 360º mas pela explicação a mim parecem-me 180º. Deve haver por aí um pormenor qualquer a escapar-me. Pela explicação tens o ciclo de 4 tempos, desfasado de 2, ou seja de meio ciclo, uma situação dita de oposição de fase, tal como com os boxer e muitos outros motores de 2 ciclindros. Mas neste caso o desfazamento de ciclo não são 180º, ou seja meio ciclo? Jorge Ferreira |
Autor: | Hellraiser [ sexta set 08, 2006 8:52 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
Creio que com desfazamento de 180º na cambota, os pistons teriam movimentos contrários... e daqui resultavam duas explosões por cada volta completa da cambota... Enquanto um subisse, o outro descia... Com um desfasamento de 360º, apenas um cilindro "explode" por cada volta completa da cambota. Aqui há um parágrafo referente a este assunto: http://www.motorcycledaily.com/04april06_bmw_f800st.htm Aqui deixo um vídeo em holandês onde se ilustra o princípio da coisa. http://www.motorxperience.tv/toontext.asp?id=14301 Já agora, acredito q uma pesquisa no Google por "bmw f800 360 degree" devolva artigos suficientes para esclarecer esta questão. ![]() |
Autor: | Gandalf [ sábado set 09, 2006 1:43 am ] |
Assunto da Mensagem: | |
Hellraiser Escreveu: Creio que com desfazamento de 180º na cambota, os pistons teriam movimentos contrários... e daqui resultavam duas explosões por cada volta completa da cambota... Enquanto um subisse, o outro descia... Com um desfasamento de 360º, apenas um cilindro "explode" por cada volta completa da cambota. Aqui há um parágrafo referente a este assunto: http://www.motorcycledaily.com/04april06_bmw_f800st.htm Aqui deixo um vídeo em holandês onde se ilustra o princípio da coisa. http://www.motorxperience.tv/toontext.asp?id=14301 Já agora, acredito q uma pesquisa no Google por "bmw f800 360 degree" devolva artigos suficientes para esclarecer esta questão. ![]() Obrigado pelos links. Mas quando li este teu post, percebi logo qual era o mal entendido. ![]() Tu estavas a referir-te ao movimento angular da cambota enquanto eu estava a raciocinar em termos do ciclo motor. ![]() Como 1 ciclo motor (ciclo de otto aka 4 tempos) corresponde a duas revoluções completas da cambota (360º+360º) a minha oposição de fase (meio ciclo ou 180º) do ciclo motor corresponde direitinho à tua volta completa (360º) da cambota. Está resolvido o mistério. Defeitos de mexer mais de matemática e física do que em motores. Se bem que gosto muito deles, de os perceber e de os (des)afinar. Mas não passo de um curioso. ![]() Abração Jorge Ferreira |
Autor: | VINICIO DUARTE [ sábado set 09, 2006 12:26 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
É Pá, afinal esta malta não é só comer, comer, comer, também são bons na mecânica. ![]() ![]() ![]() ![]() |
Autor: | Joao Antunes [ segunda set 24, 2007 10:57 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
Boas!! Alguem me sabe dizer a velocidade maxima desta máquina?? Um abraço |
Página 1 de 1 | Os Horários são TMG [ DST ] |
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group https://www.phpbb.com/ |