http://bmwcklt.org/forum/

F800 vista à lupa
http://bmwcklt.org/forum/viewtopic.php?f=9&t=464
Página 1 de 1

Autor:  Hellraiser [ quinta ago 31, 2006 3:41 pm ]
Assunto da Mensagem:  F800 vista à lupa

Em honra aos actuais e futuros possuidores destas grandes máquinas, aqui deixo este tributo à mecânica das nossas meninas.

Curiosidade:
É um facto que ambos os cilindros sobem e descem ao mesmo tempo.
Em mecânica, dizem-se desfazados de 360º. Ou seja, ocorre uma explosão por cada volta completa da cambota. Isto, foi o "truque" utilizado para aproximar a sonoridade do motor à de um Boxer.

Elaborando melhor... enquanto um cilindro sobe, está em fase de compressão. Em simultâneo, o outro está em fase de escape... Quando a compressão termina no primeiro, termina a fase de escape no segundo. De seguida, dá-se a explosão no primeiro cilindro, q inicia a fase de escape, enquanto o segundo está a descer em fase de admissão. Depois, o processo repete-se... ao ritmo determinado pelo punho! :D

Autor:  PJNogueira [ quinta ago 31, 2006 5:17 pm ]
Assunto da Mensagem: 

João,
Muito interessante esta tua explicação do funcionamento do motor das F800.
Estou ansioso por passar á aula prática com a minha muito esperada mas que nunca mais vem F800...:wacko:

Abraço
Pedro

Autor:  thunderwalk [ quinta ago 31, 2006 7:40 pm ]
Assunto da Mensagem: 

PJNogueira Escreveu:
João,
Muito interessante esta tua explicação do funcionamento do motor das F800.
Estou ansioso por passar á aula prática com a minha muito esperada mas que nunca mais vem F800...:wacko:

Abraço
Pedro


ouvi hoje um passarinho a dizer-me que iam preparam uma F800:bigsmile:

Autor:  PJNogueira [ quinta ago 31, 2006 8:33 pm ]
Assunto da Mensagem: 

thunderwalk Escreveu:
ouvi hoje um passarinho a dizer-me que iam preparam uma F800:bigsmile:




A Sério Rui??:blink: :blink: :blink:

O passarinho disse-te a cor? Azul??
Acho que ainda não... :notrust: :notrust: :notrust:


Ainda me fazes ir para a porta do stand...

Autor:  thunderwalk [ segunda set 04, 2006 10:45 pm ]
Assunto da Mensagem: 

PJNogueira Escreveu:
A Sério Rui??:blink: :blink: :blink:

O passarinho disse-te a cor? Azul??
Acho que ainda não... :notrust: :notrust: :notrust:


Ainda me fazes ir para a porta do stand...


Afinal era vermelha, e a F650GS, sorry, mas está quse, está quase :D

Autor:  Gandalf [ sexta set 08, 2006 7:09 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Hellraiser Escreveu:
Em honra aos actuais e futuros possuidores destas grandes máquinas, aqui deixo este tributo à mecânica das nossas meninas.

Curiosidade:
É um facto que ambos os cilindros sobem e descem ao mesmo tempo.
Em mecânica, dizem-se desfazados de 360º. Ou seja, ocorre uma explosão por cada volta completa da cambota. Isto, foi o "truque" utilizado para aproximar a sonoridade do motor à de um Boxer.

Desculpa lá mas já li e reli o teu post e continuo a não conseguir perceber um detalhe.

Dizes que os ciclos de motor estão desfazados 360º mas pela explicação a mim parecem-me 180º.
Deve haver por aí um pormenor qualquer a escapar-me.

Pela explicação tens o ciclo de 4 tempos, desfasado de 2, ou seja de meio ciclo, uma situação dita de oposição de fase, tal como com os boxer e muitos outros motores de 2 ciclindros.

Mas neste caso o desfazamento de ciclo não são 180º, ou seja meio ciclo?



Jorge Ferreira

Autor:  Hellraiser [ sexta set 08, 2006 8:52 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Creio que com desfazamento de 180º na cambota, os pistons teriam movimentos contrários... e daqui resultavam duas explosões por cada volta completa da cambota... Enquanto um subisse, o outro descia...

Com um desfasamento de 360º, apenas um cilindro "explode" por cada volta completa da cambota.

Aqui há um parágrafo referente a este assunto:
http://www.motorcycledaily.com/04april06_bmw_f800st.htm

Aqui deixo um vídeo em holandês onde se ilustra o princípio da coisa.

http://www.motorxperience.tv/toontext.asp?id=14301

Já agora, acredito q uma pesquisa no Google por "bmw f800 360 degree" devolva artigos suficientes para esclarecer esta questão. :idea:

Autor:  Gandalf [ sábado set 09, 2006 1:43 am ]
Assunto da Mensagem: 

Hellraiser Escreveu:
Creio que com desfazamento de 180º na cambota, os pistons teriam movimentos contrários... e daqui resultavam duas explosões por cada volta completa da cambota... Enquanto um subisse, o outro descia...

Com um desfasamento de 360º, apenas um cilindro "explode" por cada volta completa da cambota.

Aqui há um parágrafo referente a este assunto:
http://www.motorcycledaily.com/04april06_bmw_f800st.htm

Aqui deixo um vídeo em holandês onde se ilustra o princípio da coisa.

http://www.motorxperience.tv/toontext.asp?id=14301

Já agora, acredito q uma pesquisa no Google por "bmw f800 360 degree" devolva artigos suficientes para esclarecer esta questão. :idea:




Obrigado pelos links.

Mas quando li este teu post, percebi logo qual era o mal entendido. :idea:

Tu estavas a referir-te ao movimento angular da cambota enquanto eu estava a raciocinar em termos do ciclo motor. :embaraço:

Como 1 ciclo motor (ciclo de otto aka 4 tempos) corresponde a duas revoluções completas da cambota (360º+360º) a minha oposição de fase (meio ciclo ou 180º) do ciclo motor corresponde direitinho à tua volta completa (360º) da cambota.

Está resolvido o mistério.


Defeitos de mexer mais de matemática e física do que em motores. Se bem que gosto muito deles, de os perceber e de os (des)afinar.
Mas não passo de um curioso. :smile:



Abração

Jorge Ferreira

Autor:  VINICIO DUARTE [ sábado set 09, 2006 12:26 pm ]
Assunto da Mensagem: 

É Pá, afinal esta malta não é só comer, comer, comer, também são bons na mecânica.:bigsmile: :bigsmile: :bigsmile: :bigsmile:

Autor:  Joao Antunes [ segunda set 24, 2007 10:57 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Boas!!

Alguem me sabe dizer a velocidade maxima desta máquina??

Um abraço

Página 1 de 1 Os Horários são TMG [ DST ]
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
https://www.phpbb.com/