Data/Hora: domingo abr 28, 2024 1:42 pm

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 7 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: OLEO DA CORRENTE NO PNEU TRASEIRO
MensagemEnviado: terça ago 24, 2010 8:36 am 
Desligado
Rookie

Registado: sábado ago 21, 2010 12:04 am
Mensagens: 25
Localização: Montijo
Boas,

sendo a minha experiência de muitos anos em motos de todo-o-terreno, eis que com a F800R surge uma questão que a todos vós já deve ter incomodado ...... como evitar que o óleo (spray lubrificante) que colocamos na corrente vá para o pneu traseiro?

Costumo pôr ao fim do dia ........

É para mim algo assustador, ver o pneu com óleo ... e ter de curvar para esse lado ... já tenho parado a moto para limpar o excesso!

Abraço!

_________________
Castrini
BMWF800R
KTMEXC450


Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça ago 24, 2010 1:24 pm 
Desligado
Guru CKLT
Avatar do Utilizador

Registado: sexta jun 20, 2008 10:17 pm
Mensagens: 3771
Localização: Carnaxide
Bem Rui!

Estás a pôr uma questão que por aqui não é muito comum e que a poucos incomoda.

Porquê?

Porque a F800R e tb a S1000RR são as primeiras BMW de estrada a usar corrente.

Até á data, somente as trails de baixa cilindrada as usava.

De qq maneira não acho preocupante, pois em alta competição e durante anos que a corrente é usada e ninguém se queixa do oleo derramado ou da impossibilidade de poder curvar.

Actualmente existem sprays que não sujam e deverás pôr sempre a quente, nunca com ela fria e com alguma frequência (de 500 em 500 ou 1000 em 1000kms) conforme as condiçoes atmosféricas.

Agora, não exageres nas quantidade....claro! :bigsmile:

_________________
Ab ;)
Imagem
Ex: K1200R:love:

O melhor de dois mundos...continua!
Só se vive uma vez...aproveitem!


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça ago 24, 2010 3:41 pm 
Desligado
Rookie

Registado: sábado ago 21, 2010 12:04 am
Mensagens: 25
Localização: Montijo
Joao Krull Escreveu:
Bem Rui!

Estás a pôr uma questão que por aqui não é muito comum e que a poucos incomoda.

Porquê?

Porque a F800R e tb a S1000RR são as primeiras BMW de estrada a usar corrente.

Até á data, somente as trails de baixa cilindrada as usava.

De qq maneira não acho preocupante, pois em alta competição e durante anos que a corrente é usada e ninguém se queixa do oleo derramado ou da impossibilidade de poder curvar.

Actualmente existem sprays que não sujam e deverás pôr sempre a quente, nunca com ela fria e com alguma frequência (de 500 em 500 ou 1000 em 1000kms) conforme as condiçoes atmosféricas.

Agora, não exageres nas quantidade....claro! :bigsmile:



Grazie ... de facto é interessante perceber que somos poucos os que no " MUNDO " BMW usam corrente :smile: e a comparação que fazes com a competição, faz todo o sentido!

No tt não temos essa preocupação ...........

Abraço.

_________________
Castrini
BMWF800R
KTMEXC450


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça ago 24, 2010 3:47 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta fev 27, 2009 10:09 am
Mensagens: 844
Localização: Bragança, Portugal
Durante muitos anos conduzi apenas motos com cardan e era o descanso total. Recentemente as minhas opções têm ido para motos com corrente e durante algum tempo andei (descontente) na busca da solução ideal. Experimentei várias marcas de sprays e óleo SAE 90 (recomendado no manual da Transalp), massa consistente. O SAE 90 e a massa consistente são eficazes a lubrificar, mas sujam muito a jante (experiência própria). Nos sprays experimentei várias marcas e nenhuma me satisfez. A lubrificação parece durar pouco tempo, salta sempre um pouco de lubrificante para a jante e as embalagens gastam-se rapidamente (e não são baratas).

Recentemente segui uma dica de um companheiro do fórum Transalp (o Coutada) e creio que encontrei a solução que me satisfaz plenamente. Não suja a jante, a lubrificação parece durar mais tempo e é uma solução infinitamente mais barata. Trata-se de valvolina SAE 140, usada nos eixos dos camiões. É um óleo bastante viscoso. Coloco duas ou três gotas na garagem ao fim do dia nos elos superiores que depois se espalham com a deslocação. Como é muito viscoso não suja o chão da garagem nem a jante, ao contrário da massa consistente ou do óleo mais fino (SAE 90). Eu sei que isto parece aqueles melgas da publicidade da madrugada :lol:, mas eu fiquei completamente fã. Durante algum tempo não vos vou poder dizer qual o impacto na duração do kit de transmissão, mas tenho uma suspeita que os kits vão durar, de tal modo a corrente anda bem lubrificada. Ando com uma bisnaga aplicadora com tampa e ponta fina para a aplicar cirurgicamente sobre os elos - é uma embalagem vazia de massa consistente que se encontra facilmente nos hipers. Bastam duas ou três gotas gordas e a corrente anda silenciosa e lubrificada e com pouco dinheiro. Não é fácil encontrar esta valvolina à venda em pequenas quantidades (em Bragança não consegui), mas com sorte, em oficinas de camiões deverão poder dispensar-vos um litro ou dois (5 €/litro), que dará para muitos anos. Testei na viagem à Argélia e não quero outra coisa... :smile:

Zé Paulo.

_________________
Imagem
----
Scooting in Dreamland (Scottish Highlands & Hebrides) - The MOVIE Pizza Boy Goes to the Sahara - The Teaserhttp://bflat24.hi5.com/


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça ago 24, 2010 8:38 pm 
Desligado
Rookie

Registado: sábado ago 21, 2010 12:04 am
Mensagens: 25
Localização: Montijo
TodayAdventure Escreveu:
Durante muitos anos conduzi apenas motos com cardan e era o descanso total. Recentemente as minhas opções têm ido para motos com corrente e durante algum tempo andei (descontente) na busca da solução ideal. Experimentei várias marcas de sprays e óleo SAE 90 (recomendado no manual da Transalp), massa consistente. O SAE 90 e a massa consistente são eficazes a lubrificar, mas sujam muito a jante (experiência própria). Nos sprays experimentei várias marcas e nenhuma me satisfez. A lubrificação parece durar pouco tempo, salta sempre um pouco de lubrificante para a jante e as embalagens gastam-se rapidamente (e não são baratas).

Recentemente segui uma dica de um companheiro do fórum Transalp (o Coutada) e creio que encontrei a solução que me satisfaz plenamente. Não suja a jante, a lubrificação parece durar mais tempo e é uma solução infinitamente mais barata. Trata-se de valvolina SAE 140, usada nos eixos dos camiões. É um óleo bastante viscoso. Coloco duas ou três gotas na garagem ao fim do dia nos elos superiores que depois se espalham com a deslocação. Como é muito viscoso não suja o chão da garagem nem a jante, ao contrário da massa consistente ou do óleo mais fino (SAE 90). Eu sei que isto parece aqueles melgas da publicidade da madrugada :lol:, mas eu fiquei completamente fã. Durante algum tempo não vos vou poder dizer qual o impacto na duração do kit de transmissão, mas tenho uma suspeita que os kits vão durar, de tal modo a corrente anda bem lubrificada. Ando com uma bisnaga aplicadora com tampa e ponta fina para a aplicar cirurgicamente sobre os elos - é uma embalagem vazia de massa consistente que se encontra facilmente nos hipers. Bastam duas ou três gotas gordas e a corrente anda silenciosa e lubrificada e com pouco dinheiro. Não é fácil encontrar esta valvolina à venda em pequenas quantidades (em Bragança não consegui), mas com sorte, em oficinas de camiões deverão poder dispensar-vos um litro ou dois (5 €/litro), que dará para muitos anos. Testei na viagem à Argélia e não quero outra coisa... :smile:

Zé Paulo.



Boa!!! De facto as trocas de experiências em foruns como este, são um precioso auxilio!!!

Vou procurar esse precioso "nectar" num qq hiper.

Abraço!!!

_________________
Castrini
BMWF800R
KTMEXC450


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça ago 24, 2010 8:53 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta fev 27, 2009 10:09 am
Mensagens: 844
Localização: Bragança, Portugal
Rui Castro Escreveu:
Boa!!! De facto as trocas de experiências em foruns como este, são um precioso auxilio!!!

Vou procurar esse precioso "nectar" num qq hiper.

Abraço!!!


Rui,

Poupa o teu tempo. Não encontras valvolina SAE 140 num hiper nem numa loja de lubrificantes qualquer (olha que eu bem tentei). A tua melhor aposta é uma oficina de camiões onde te possam dispensar 1 litrito (custa uns 5 euros e tens lubrificação para muitos anos).

Zé Paulo.

_________________
Imagem
----
Scooting in Dreamland (Scottish Highlands & Hebrides) - The MOVIE Pizza Boy Goes to the Sahara - The Teaserhttp://bflat24.hi5.com/


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: Oleo Corrente
MensagemEnviado: quinta fev 02, 2012 4:38 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: quarta fev 01, 2012 4:32 pm
Mensagens: 6
Localização: PORTO
Boas.
Porque é que não usas spray próprio para lubrificação de correntes.
Eu uso e não tenho problemas.

_________________
Carlos Ribeiro


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 7 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal