Durante muitos anos conduzi apenas motos com cardan e era o descanso total. Recentemente as minhas opções têm ido para motos com corrente e durante algum tempo andei (descontente) na busca da solução ideal. Experimentei várias marcas de sprays e óleo SAE 90 (recomendado no manual da Transalp), massa consistente. O SAE 90 e a massa consistente são eficazes a lubrificar, mas sujam muito a jante (experiência própria). Nos sprays experimentei várias marcas e nenhuma me satisfez. A lubrificação parece durar pouco tempo, salta sempre um pouco de lubrificante para a jante e as embalagens gastam-se rapidamente (e não são baratas).
Recentemente segui uma dica de um companheiro do fórum Transalp (o Coutada) e creio que encontrei a solução que me satisfaz plenamente. Não suja a jante, a lubrificação parece durar mais tempo e é uma solução infinitamente mais barata. Trata-se de valvolina SAE 140, usada nos eixos dos camiões. É um óleo bastante viscoso. Coloco duas ou três gotas na garagem ao fim do dia nos elos superiores que depois se espalham com a deslocação. Como é muito viscoso não suja o chão da garagem nem a jante, ao contrário da massa consistente ou do óleo mais fino (SAE 90). Eu sei que isto parece aqueles melgas da publicidade da madrugada
, mas eu fiquei completamente fã. Durante algum tempo não vos vou poder dizer qual o impacto na duração do kit de transmissão, mas tenho uma suspeita que os kits vão durar, de tal modo a corrente anda bem lubrificada. Ando com uma bisnaga aplicadora com tampa e ponta fina para a aplicar cirurgicamente sobre os elos - é uma embalagem vazia de massa consistente que se encontra facilmente nos hipers. Bastam duas ou três gotas gordas e a corrente anda silenciosa e lubrificada e com pouco dinheiro. Não é fácil encontrar esta valvolina à venda em pequenas quantidades (em Bragança não consegui), mas com sorte, em oficinas de camiões deverão poder dispensar-vos um litro ou dois (5 €/litro), que dará para muitos anos. Testei na viagem à Argélia e não quero outra coisa...
Zé Paulo.