http://bmwcklt.org/forum/

Restauro BMW R80 GS Junho de 1981
http://bmwcklt.org/forum/viewtopic.php?f=9&t=5259
Página 1 de 11

Autor:  Lorvao [ quarta set 15, 2010 10:10 pm ]
Assunto da Mensagem:  Restauro BMW R80 GS Junho de 1981

Caros amigos, encontro-me a restaurar uma BMW R80 GS de 1981. É verdade o primeiro modelo da GS.
Esta mota foi inicialmente importada da alemanha e modificada para fazer o atlas em marrocos pelo anterior dono, irmão de um amigo meu de infancia.
Quis o destino que a mota me viesse parar ás mãos.

Esta mota foi preparada em 1989 na Motomil quando esta ainda era na Cova da Piedade. As modificações contaram com aumento da altura da suspensão, instalação de dois guarda lamas acerbis, adaptação de um amortecedor holins, retirada dos piscas, colocação de tubo de travão em malha de aço e colocação de discos de travão com diametro maior e consequente alargadores nas bombas. Ainda contou com a instalação do frontal da GS Paris Dakar, deposito de 30 litros e retirada do descanço central.


A mota esteve parada cerca de 7 anos.

A minha ideia é colocar a mota nova como saiu do stand mas manter o deposito e o frontal, transformando-a numa Paris Dakar, (colocando os autocolantes da epoca etc...).

Já encomendei muito material na motomil, assim como tenciono adquirir o banco da paris dakar curto em vermelho.

Neste momento a R80 está completamente desmonstada com o motor, suspensões e diferencial na motomil para limpar a jacto de areia, todo o ferro, (quadro, rack, etc...), está na metalurgica para zincar e lacar.

Preciso da ajuda do forum para procurar algumas peças que a BMW já não fabrica, e no ebay é raro encontrar, são elas:

Guarda lamas da frente
Escape original completo, (tubos, duas panelas etc...), gostaria de encontrar tudo em Inox.

Podem ser vistas imagens de algumas paris dakar no site ingles http://www.bamw.co.uk

Em especial esta:


http://www.bamw.co.uk/photo19082007043013/1256289662.jpg

Gostaria também se possivel conhecer possuidores deste modelo para poder trocar algumas opiniões com eles e confirmar alguns pormenores da mota, dada as alterações que a minha tem e a dificuldade que tenho em recolocar as peças originais.

Assim que instalar o Photoshop para dimensionar as fotos começarei a colocar fotos do restauro

Cumprimentos,

Antonio Lorvao

Autor:  Antonio José Costa [ quinta set 16, 2010 12:02 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Boa sorte para o restauro, vais ter ajuda de certeza, :fixe:

Autor:  Lorvao [ quinta set 16, 2010 2:40 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Antonio,

"Long Time no See...."

Obrigado, pelas palavras.

Um abraço, irei colocar fotos muito em breve....

Autor:  Lorvao [ quinta set 16, 2010 8:14 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Á chegada em Outubro de 2009.

Autor:  Lorvao [ quinta set 16, 2010 8:18 pm ]
Assunto da Mensagem:  Á chegada em Outubro de 2009

Podem ser observadas algumas das alterações.

Autor:  Lorvao [ quinta set 16, 2010 8:49 pm ]
Assunto da Mensagem:  Algumas imagens

Alguns pormenores

Autor:  Pedro Caleja [ quinta set 16, 2010 9:32 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Acabaram de ser colocadas algumas das coisas que procuras no ebay.de

Aparece muita coisa para as R80 e R100 na Alemanha. Experimente.

Autor:  Lorvao [ quinta set 16, 2010 9:47 pm ]
Assunto da Mensagem: 

obrigado, espreito diariamente o ebay.de, com, co.uk.... a verdade é que estas peças que procuro quero-as novas e em inox, (no caso do escape).

Anexo mais imagens, com pormenores, em especial o escape montado, o alargador da bomba de travao, e os guarda lamas.

Autor:  TGomes [ quinta set 16, 2010 9:52 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Olá.
Aqui a uns dias andava a pesquisar na net e deparei-me com este site :

http://www.twinflat.pt

Não sei até que ponto lhe poderá interessar.

Abraço

Autor:  Lorvao [ quinta set 16, 2010 10:06 pm ]
Assunto da Mensagem:  Desmontagem

Aqui seguem fotos do processo de desmontagem.
Aparentemente a mota foi mexida muita vez, com parafusos de varios tipos, muitos deles sem anilhas.

O quadro foi alterado para receber o amortecedor, em especial foi "esticado" o suporte do amortecedor para entrar. O guarda lamas foi cortado para que este também pudesse passar. O curioso é que o pneu roçava no amortecedor.

Autor:  Lorvao [ quinta set 16, 2010 10:08 pm ]
Assunto da Mensagem: 

TGomes Escreveu:
Olá.
Aqui a uns dias andava a pesquisar na net e deparei-me com este site :

http://www.twinflat.pt

Não sei até que ponto lhe poderá interessar.

Abraço


Obrigado, vou espreitar!!!!

Autor:  Lorvao [ quinta set 16, 2010 10:27 pm ]
Assunto da Mensagem:  Desmontada

Aqui algumas fotos da mota já praticamente desmontada.
O descanço central foi ganho no ebay e veio da alemanha.
Decidi enviar o motor para profissionais, dado que é necessario ferramenta especifica para retirar o dinamo, e para o limpar a jacto de areia é necessario desmontar todo. Vai levar um jogo de juntas novo, segmentos e se necessario um kit de embraiagem.

Autor:  Lorvao [ quinta set 16, 2010 10:32 pm ]
Assunto da Mensagem:  Mais peças...

Na montagem tentarei ser mais tematico e não largar as fotos aqui sem uma descrição pormenorizada.

Interessa referir que tentarei colocar o mais original possivel e se possivel novo.

Como referi todo o ferro já está limpo e lacado, e descanços, molas etc... apenas zincados.

Dado que a mota tinha sido subida foi alterado o descanço lateral, pelo que já tenho um novo para lhe instalar.

Vou iniciar a montagem á medida que for recebedo o material.

Obrigado desde já pelos comentarios que me fizeram.

Autor:  Lorvao [ quinta set 16, 2010 10:39 pm ]
Assunto da Mensagem:  Restauro de uma R80GS DAKAR

Aqui vai uma foto de uma R80 GS PD restaurada em Inglaterra pelo Mr. Gary, www.bamw.co.uk

É assim que quero que fique a minha R80 de aspecto final.

Autor:  Lorvao [ quinta set 16, 2010 10:44 pm ]
Assunto da Mensagem:  pormenor do deposito de gasolina.

Pormenor da assinatura do Gaston Rahier.

Infelizmente o deposito que tenho com a pintura personalizada, (feita em Marrocos..), tem um nivel de corrosão que poderá obrigar a uma completa decapagem. Na verdade gostaria de manter a pintura que tem, no entanto poderá ser impossivel. Na eventualidade de não conseguir manter a pintura ficará como está este na foto.

Página 1 de 11 Os Horários são TMG [ DST ]
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
https://www.phpbb.com/