http://bmwcklt.org/forum/

Restauro de BMW R 45 - Abril de 1981
http://bmwcklt.org/forum/viewtopic.php?f=9&t=5924
Página 1 de 1

Autor:  Mário Manta [ quinta abr 14, 2011 7:07 pm ]
Assunto da Mensagem:  Restauro de BMW R 45 - Abril de 1981

Boa tarde, meus caros.

Estou em vias de iniciar um projecto de restauro de uma BMW R 45, a qual completa no próximo dia 30/04 um total de 3 décadas de vida. Foi por mim adquirida em Nov de 2010, depois de meses de procura na net por algo "diferente"...
Trata-se de um modelo que foi comprado na Alemanha em 1981 e que por lá andou até ao ano de 2009, altura em que o seu dono, um emigrante português, regressou à sua terra natal em Famalicão e trouxe-a consigo. Procedeu à legalização em PT pois pretendia continuar a dar-lhe uso, contudo o avançar da sua idade veio-lhe roubar algumas das forças, o que aliado ao peso algo "exagerado" do modelo em causa e à largura lateral causada pelo motor boxer fizeram-no passar por alguns sustos, razão pela qual resolveu jogar pelo seguro e desfazer-se dela.
Namorei-a na net algum tempo, sem nunca entrar em contacto com o vendedor pois o valor pedido era (a meu ver) algo exagerado. Num determinado dia um amigo com quem partilho o gosto pelas duas rodas, trouxe-me ao conhecimento (sem saber que também já me tinha despertado o interesse por aquele anúncio em particular) que já havia falado com o vendedor e que lhe tinha dito que se até ao Natal de 2010 ninguém lha comprasse que então ficaria ele com a moto. O mais importante de tudo foi a novidade de que afinal o vendedor até era um indivíduo que se tinha mostrado disponível para negociar. Tomei a iniciativa e falei com o vendedor para troca de impressões, apresentação da história, valores, etc. Comuniquei ao meu amigo o meu interesse em comprar a tão desejada R 45 e perguntei-lhe se via algum inconveniente, já que também lhe interessava. Respondeu-me cabalmente que não e que até ia comigo busca-la! Acabou por não ser necessário efectuar nenhuma deslocação, pois precisamente na semana em que iamos a Famalicão busca-la, o vendedor telefonou e informou-nos que tinha que a vir a Alcobaça pelo que não se importaria de a trazer a Lisboa. Eis que à hora combinada, numa determinada manhã de sol de Novembro, vejo encostar à porta de minha casa uma carrinha com um atrelado onde estava carregada a moto que mais tarde me viria a ser apresentada pelo dono como a "Rainha da Neve". O vendedor revelou-se uma pessoa à beira da reforma, extremamente afável e até me deu direito a uma voltinha para experimentar a máquina...pagameto efectuado e eis que sou o orgulhoso dono de uma moto que tem exactamente a mesma idade que eu!!! Imagem 1981...que colheita!
De referir que o amigo acima mencionado é um elemento activo da familia CKLT. Quem será? :lingua:

Autor:  Mário Manta [ quinta abr 14, 2011 9:14 pm ]
Assunto da Mensagem: 

A pedido de vários elementos da família CKLT e com o aval da Motomil (a quem agradeço por me ter permitido aceder à sua oficina armado em papparazzi), eis algumas fotos que documentam o estado actual da moto.

Pormenor da jante dianteira que de origem seria cinza:

Imagem

Detalhe do "porta-couves" cuja tinta preta ao descascar veio revelar que a peça outrora terá sido cromada:

Imagem

Banco a "traçar":

Imagem

Monorack igualmente a descascar a tinta e promenor do bom estado geral da ponteira esquerda:

Imagem

Ponteira direita igualmente numa condição bastante aceitável:

Imagem

A tampa lateral direita (tal como a esquerda) aparenta igualmente já ter sido cinza:

Imagem

Ao que aparentam, os pneus deverão ter sido substituidos pouco tempo antes da concretização da venda:

Imagem

Não é visivel, mas este modelo já vem equipado com duplo disco de travão:

Imagem

Autor:  Mário Manta [ quinta abr 14, 2011 9:33 pm ]
Assunto da Mensagem: 

A julgar pelas esfoladelas nas "crash-bars" já terá tido um ou outro encontro com o asfalto, o suficiente para arrancar tinta mas não para as amolgar, pelo que terá sido pouco significativo:

Imagem

Imagem

À primeira vista as jarras de suspensão estão em muito bom estado:

Imagem

O depósito ainda tem a pintura original, com a risca preta de contorno feita à mão, pelo que tentarei evitar que tenha de ser novamente pintado:

Imagem

Detalhe da mala Krauser direita. Não consegui fotografar nenhuma da duas de modo aberto, pois à direita estava uma R 27 de 1958 que faz a minha R 45 parecer jovem e do lado esquerdo estava uma GSA que faz a minha R 45 aparentar ter o mesmo tamanho das trotinetes do meu afilhado:

Imagem

Visão geral da mesa de direcção (o relógio não trabalha e o conta-kms marca 23855km's):

Imagem

Promenor da cúpula frontal, onde são visiveis as consequências dos sustos de que o anterior dono me falou (carenagem estalada e pisca preso com tape preta):

Imagem

E igualmente onde a personalização do anterior dono mais descambou (aquele vermelho....:blink: )

Imagem

Novidades em breve

Um abraço

Autor:  Pedro Caleja [ quinta abr 14, 2011 10:04 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Primeiro he he he

Boa sorte com o projecto.

É um restauro ou vai sair uma cafe racer????

Autor:  Mário Manta [ quinta abr 14, 2011 10:35 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Pedro Caleja Escreveu:
Primeiro he he he

Boa sorte com o projecto.

É um restauro ou vai sair uma cafe racer????


Desta feita procurarei que seja o mais fiel possível ao seu estado original.

Autor:  Leonel Silva [ quinta abr 14, 2011 11:41 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Bom trabalho Mário.
Se já gostas da mota, vais passar a adorá-la.
Obrigado pela boleia.

Autor:  Mário Manta [ sexta abr 15, 2011 6:25 am ]
Assunto da Mensagem: 

Leonel Silva Escreveu:
Bom trabalho Mário.
Se já gostas da mota, vais passar a adorá-la.
Obrigado pela boleia.


Muito obg, Leonel.

Tenho a certeza que sim...

Autor:  Lorvao [ sábado abr 16, 2011 10:27 pm ]
Assunto da Mensagem:  Boas...

Meu caro,

Gostaria de te desejar as maiores felicidades com o restauro. Esta em boas mãos na Motomil. Em especial da equipa do João Monteiro, muito experiente e acima de tudo disponivel.

Fez parte do trabalho da minha Gs, em especial o motor.

Um abraço e qualquer ajuda que precises avisa. Tens na minha thread os melhores contactos para peças caso a Motomil não consiga alguma coisa.

Autor:  Mário Manta [ domingo abr 17, 2011 1:31 am ]
Assunto da Mensagem: 

Lorvao Escreveu:
Meu caro,

Gostaria de te desejar as maiores felicidades com o restauro. Esta em boas mãos na Motomil. Em especial da equipa do João Monteiro, muito experiente e acima de tudo disponivel.

Fez parte do trabalho da minha Gs, em especial o motor.

Um abraço e qualquer ajuda que precises avisa. Tens na minha thread os melhores contactos para peças caso a Motomil não consiga alguma coisa.


Thank's, Lorvão.

Com toda a certeza que utilizarei alguma informação do post da R80.

Conto actualizar este post muito em breve com novidades.

Autor:  Mário Manta [ sábado mai 07, 2011 11:44 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Saudações, meus caros.

Passado um mês desde que deixei a minha (já saudosa...:cry: ) R45 lá prós lados do Feijó, está concluido o inventário de tudo o que (à partida) será presumivelmente necessário para o restauro da montada. Assim sendo é com prazer que comunico que estão concluidos os aspectos que por norma costumam anteceder operações desta natureza...os valores estão discutidos bem como os meandros da operação. Será mesmo um restauro "down to the bone" onde não ficará um parafuso por zincar :bigsmile: e onde será dada uma nova vida a esta máquina que concluiu 30 anos no dia 30/04. Como já mencionei antes, procurarei que o restauro seja o mais fiel possível ao original, contudo gostaria que tivesse um ou outro toque pessoal subtil que a distinguisse das demais. A posição de condução é algo onde procurarei que estas subtilezas se façam sentir...uma alteração ao nível da mesa de direcção que fizesse o tronco inclinar ligeiramente à frente seria bem vinda.
Estas são as boas novas...no entanto nem tudo é bom :wall:
Como me informou esta manhã o João (Momotil) os meses de verão são de imenso trabalho, pelo que será expectável que este restauro demore mesmo muito tempo.

:cry: HELP?

Autor:  Pedro Reforço [ domingo mai 08, 2011 12:21 am ]
Assunto da Mensagem: 

...no entanto nem tudo é bom :wall:
Como me informou esta manhã o João (Momotil) os meses de verão são de imenso trabalho, pelo que será expectável que este restauro demore mesmo muito tempo.

:cry: HELP?[/quote]

Lá vais ter de esperar que sejam em primeiro lugar feitas as revisões de todas as GS, GT.... e depois lá começas o restauro. Não fiques triste pois com um pouco de sorte terás isso resolvido antes do natal:lol: :lol:

Abraço e boa sorte (aquilo quer é andar em vez de estar na oficina):lol: :lol:

Autor:  Mário Manta [ quarta mai 11, 2011 1:40 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Pedro Reforço Escreveu:
...no entanto nem tudo é bom :wall:
Como me informou esta manhã o João (Momotil) os meses de verão são de imenso trabalho, pelo que será expectável que este restauro demore mesmo muito tempo.

:cry: HELP?


Lá vais ter de esperar que sejam em primeiro lugar feitas as revisões de todas as GS, GT.... e depois lá começas o restauro. Não fiques triste pois com um pouco de sorte terás isso resolvido antes do natal:lol: :lol:

Abraço e boa sorte (aquilo quer é andar em vez de estar na oficina):lol: :lol:[/quote]

Reforço,

tens razão!

Aquilo quer é andar, mas olha que o mesmo princípio se aplica ao teu sidecar e olha que a última vez que ele viu a luz do dia já foi há muito tempo...:lingua: Quando é que metes aquilo a rolar outra vez?

Abraço

Autor:  Pedro Reforço [ quarta mai 11, 2011 11:29 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Mário Manta Escreveu:
Lá vais ter de esperar que sejam em primeiro lugar feitas as revisões de todas as GS, GT.... e depois lá começas o restauro. Não fiques triste pois com um pouco de sorte terás isso resolvido antes do natal:lol: :lol:

Abraço e boa sorte (aquilo quer é andar em vez de estar na oficina):lol: :lol:


Reforço,

tens razão!

Aquilo quer é andar, mas olha que o mesmo princípio se aplica ao teu sidecar e olha que a última vez que ele viu a luz do dia já foi há muito tempo...:lingua: Quando é que metes aquilo a rolar outra vez?

Abraço[/quote]

Andas muito desactualizado.:fixe: A maquina bem possivelmente estará a bombar no maximo até à proxima semana:lol: :lol: depois eu mostro para continuares :wall: à espera que exista tempo para a menina. Eu avisei, mas não querem dar-me ouvidos.:lol: :lol:

Autor:  Mário Manta [ quinta mai 12, 2011 12:49 am ]
Assunto da Mensagem: 

Pedro Reforço Escreveu:
Reforço,

tens razão!

Aquilo quer é andar, mas olha que o mesmo princípio se aplica ao teu sidecar e olha que a última vez que ele viu a luz do dia já foi há muito tempo...:lingua: Quando é que metes aquilo a rolar outra vez?

Abraço


Andas muito desactualizado.:fixe: A maquina bem possivelmente estará a bombar no maximo até à proxima semana:lol: :lol: depois eu mostro para continuares :wall: à espera que exista tempo para a menina. Eu avisei, mas não querem dar-me ouvidos.:lol: :lol:[/quote]

Não ando desactualizado,ando é desinformado...o meu amigo não conta as coisas. O que fizeste? Sempre mandaste vir o motor novo e foste reparar a mossa?

Página 1 de 1 Os Horários são TMG [ DST ]
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
https://www.phpbb.com/