http://bmwcklt.org/forum/ |
|
Restauro de BMW R 45 - Abril de 1981 http://bmwcklt.org/forum/viewtopic.php?f=9&t=5924 |
Página 1 de 1 |
Autor: | Mário Manta [ quinta abr 14, 2011 7:07 pm ] |
Assunto da Mensagem: | Restauro de BMW R 45 - Abril de 1981 |
Boa tarde, meus caros. Estou em vias de iniciar um projecto de restauro de uma BMW R 45, a qual completa no próximo dia 30/04 um total de 3 décadas de vida. Foi por mim adquirida em Nov de 2010, depois de meses de procura na net por algo "diferente"... Trata-se de um modelo que foi comprado na Alemanha em 1981 e que por lá andou até ao ano de 2009, altura em que o seu dono, um emigrante português, regressou à sua terra natal em Famalicão e trouxe-a consigo. Procedeu à legalização em PT pois pretendia continuar a dar-lhe uso, contudo o avançar da sua idade veio-lhe roubar algumas das forças, o que aliado ao peso algo "exagerado" do modelo em causa e à largura lateral causada pelo motor boxer fizeram-no passar por alguns sustos, razão pela qual resolveu jogar pelo seguro e desfazer-se dela. Namorei-a na net algum tempo, sem nunca entrar em contacto com o vendedor pois o valor pedido era (a meu ver) algo exagerado. Num determinado dia um amigo com quem partilho o gosto pelas duas rodas, trouxe-me ao conhecimento (sem saber que também já me tinha despertado o interesse por aquele anúncio em particular) que já havia falado com o vendedor e que lhe tinha dito que se até ao Natal de 2010 ninguém lha comprasse que então ficaria ele com a moto. O mais importante de tudo foi a novidade de que afinal o vendedor até era um indivíduo que se tinha mostrado disponível para negociar. Tomei a iniciativa e falei com o vendedor para troca de impressões, apresentação da história, valores, etc. Comuniquei ao meu amigo o meu interesse em comprar a tão desejada R 45 e perguntei-lhe se via algum inconveniente, já que também lhe interessava. Respondeu-me cabalmente que não e que até ia comigo busca-la! Acabou por não ser necessário efectuar nenhuma deslocação, pois precisamente na semana em que iamos a Famalicão busca-la, o vendedor telefonou e informou-nos que tinha que a vir a Alcobaça pelo que não se importaria de a trazer a Lisboa. Eis que à hora combinada, numa determinada manhã de sol de Novembro, vejo encostar à porta de minha casa uma carrinha com um atrelado onde estava carregada a moto que mais tarde me viria a ser apresentada pelo dono como a "Rainha da Neve". O vendedor revelou-se uma pessoa à beira da reforma, extremamente afável e até me deu direito a uma voltinha para experimentar a máquina...pagameto efectuado e eis que sou o orgulhoso dono de uma moto que tem exactamente a mesma idade que eu!!! ![]() De referir que o amigo acima mencionado é um elemento activo da familia CKLT. Quem será? ![]() |
Autor: | Mário Manta [ quinta abr 14, 2011 9:14 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
A pedido de vários elementos da família CKLT e com o aval da Motomil (a quem agradeço por me ter permitido aceder à sua oficina armado em papparazzi), eis algumas fotos que documentam o estado actual da moto. Pormenor da jante dianteira que de origem seria cinza: ![]() Detalhe do "porta-couves" cuja tinta preta ao descascar veio revelar que a peça outrora terá sido cromada: ![]() Banco a "traçar": ![]() Monorack igualmente a descascar a tinta e promenor do bom estado geral da ponteira esquerda: ![]() Ponteira direita igualmente numa condição bastante aceitável: ![]() A tampa lateral direita (tal como a esquerda) aparenta igualmente já ter sido cinza: ![]() Ao que aparentam, os pneus deverão ter sido substituidos pouco tempo antes da concretização da venda: ![]() Não é visivel, mas este modelo já vem equipado com duplo disco de travão: ![]() |
Autor: | Mário Manta [ quinta abr 14, 2011 9:33 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
A julgar pelas esfoladelas nas "crash-bars" já terá tido um ou outro encontro com o asfalto, o suficiente para arrancar tinta mas não para as amolgar, pelo que terá sido pouco significativo: ![]() ![]() À primeira vista as jarras de suspensão estão em muito bom estado: ![]() O depósito ainda tem a pintura original, com a risca preta de contorno feita à mão, pelo que tentarei evitar que tenha de ser novamente pintado: ![]() Detalhe da mala Krauser direita. Não consegui fotografar nenhuma da duas de modo aberto, pois à direita estava uma R 27 de 1958 que faz a minha R 45 parecer jovem e do lado esquerdo estava uma GSA que faz a minha R 45 aparentar ter o mesmo tamanho das trotinetes do meu afilhado: ![]() Visão geral da mesa de direcção (o relógio não trabalha e o conta-kms marca 23855km's): ![]() Promenor da cúpula frontal, onde são visiveis as consequências dos sustos de que o anterior dono me falou (carenagem estalada e pisca preso com tape preta): ![]() E igualmente onde a personalização do anterior dono mais descambou (aquele vermelho.... ![]() ![]() Novidades em breve Um abraço |
Autor: | Pedro Caleja [ quinta abr 14, 2011 10:04 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
Primeiro he he he Boa sorte com o projecto. É um restauro ou vai sair uma cafe racer???? |
Autor: | Mário Manta [ quinta abr 14, 2011 10:35 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
Pedro Caleja Escreveu: Primeiro he he he Boa sorte com o projecto. É um restauro ou vai sair uma cafe racer???? Desta feita procurarei que seja o mais fiel possível ao seu estado original. |
Autor: | Leonel Silva [ quinta abr 14, 2011 11:41 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
Bom trabalho Mário. Se já gostas da mota, vais passar a adorá-la. Obrigado pela boleia. |
Autor: | Mário Manta [ sexta abr 15, 2011 6:25 am ] |
Assunto da Mensagem: | |
Leonel Silva Escreveu: Bom trabalho Mário. Se já gostas da mota, vais passar a adorá-la. Obrigado pela boleia. Muito obg, Leonel. Tenho a certeza que sim... |
Autor: | Lorvao [ sábado abr 16, 2011 10:27 pm ] |
Assunto da Mensagem: | Boas... |
Meu caro, Gostaria de te desejar as maiores felicidades com o restauro. Esta em boas mãos na Motomil. Em especial da equipa do João Monteiro, muito experiente e acima de tudo disponivel. Fez parte do trabalho da minha Gs, em especial o motor. Um abraço e qualquer ajuda que precises avisa. Tens na minha thread os melhores contactos para peças caso a Motomil não consiga alguma coisa. |
Autor: | Mário Manta [ domingo abr 17, 2011 1:31 am ] |
Assunto da Mensagem: | |
Lorvao Escreveu: Meu caro, Gostaria de te desejar as maiores felicidades com o restauro. Esta em boas mãos na Motomil. Em especial da equipa do João Monteiro, muito experiente e acima de tudo disponivel. Fez parte do trabalho da minha Gs, em especial o motor. Um abraço e qualquer ajuda que precises avisa. Tens na minha thread os melhores contactos para peças caso a Motomil não consiga alguma coisa. Thank's, Lorvão. Com toda a certeza que utilizarei alguma informação do post da R80. Conto actualizar este post muito em breve com novidades. |
Autor: | Mário Manta [ sábado mai 07, 2011 11:44 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
Saudações, meus caros. Passado um mês desde que deixei a minha (já saudosa... ![]() ![]() Estas são as boas novas...no entanto nem tudo é bom ![]() Como me informou esta manhã o João (Momotil) os meses de verão são de imenso trabalho, pelo que será expectável que este restauro demore mesmo muito tempo. ![]() |
Autor: | Pedro Reforço [ domingo mai 08, 2011 12:21 am ] |
Assunto da Mensagem: | |
...no entanto nem tudo é bom ![]() Como me informou esta manhã o João (Momotil) os meses de verão são de imenso trabalho, pelo que será expectável que este restauro demore mesmo muito tempo. ![]() Lá vais ter de esperar que sejam em primeiro lugar feitas as revisões de todas as GS, GT.... e depois lá começas o restauro. Não fiques triste pois com um pouco de sorte terás isso resolvido antes do natal:lol: ![]() Abraço e boa sorte (aquilo quer é andar em vez de estar na oficina):lol: ![]() |
Autor: | Mário Manta [ quarta mai 11, 2011 1:40 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
Pedro Reforço Escreveu: ...no entanto nem tudo é bom ![]() Como me informou esta manhã o João (Momotil) os meses de verão são de imenso trabalho, pelo que será expectável que este restauro demore mesmo muito tempo. ![]() Lá vais ter de esperar que sejam em primeiro lugar feitas as revisões de todas as GS, GT.... e depois lá começas o restauro. Não fiques triste pois com um pouco de sorte terás isso resolvido antes do natal:lol: ![]() Abraço e boa sorte (aquilo quer é andar em vez de estar na oficina):lol: ![]() Reforço, tens razão! Aquilo quer é andar, mas olha que o mesmo princípio se aplica ao teu sidecar e olha que a última vez que ele viu a luz do dia já foi há muito tempo... ![]() Abraço |
Autor: | Pedro Reforço [ quarta mai 11, 2011 11:29 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
Mário Manta Escreveu: Lá vais ter de esperar que sejam em primeiro lugar feitas as revisões de todas as GS, GT.... e depois lá começas o restauro. Não fiques triste pois com um pouco de sorte terás isso resolvido antes do natal:lol: ![]() Abraço e boa sorte (aquilo quer é andar em vez de estar na oficina):lol: ![]() Reforço, tens razão! Aquilo quer é andar, mas olha que o mesmo princípio se aplica ao teu sidecar e olha que a última vez que ele viu a luz do dia já foi há muito tempo... ![]() Abraço[/quote] Andas muito desactualizado. ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Autor: | Mário Manta [ quinta mai 12, 2011 12:49 am ] |
Assunto da Mensagem: | |
Pedro Reforço Escreveu: Reforço, tens razão! Aquilo quer é andar, mas olha que o mesmo princípio se aplica ao teu sidecar e olha que a última vez que ele viu a luz do dia já foi há muito tempo... ![]() Abraço Andas muito desactualizado. ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Não ando desactualizado,ando é desinformado...o meu amigo não conta as coisas. O que fizeste? Sempre mandaste vir o motor novo e foste reparar a mossa? |
Página 1 de 1 | Os Horários são TMG [ DST ] |
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group https://www.phpbb.com/ |