Boa tarde companheiros, hoje foi dia de manutenção, e como me parece ser uma informação útil deixo aqui um pequeno tutorial suportado por fotos que fui tirando enquanto lubrificava a corrente da minha menina.
Material necessário:a) Mota com corrente (neste caso F800R)
b) Cavalete
c) Tacos para o descanso
d) Chave TORX tamanho 30
e) Rolo de papel XXL
f) Desengordurante (neste caso: Chainclean Degreaser da Motorex)
g) Lubrificante (neste caso: Chainlube Road Strong da Motorex)
h) Escova de dentes
i) Luvas de latex
j) Banquinho para estar confortável
Procedimento:1) Depois de ter todo o material preparado e à mão, começar por colocar os tacos por baixo do descanso de forma a deixar a mota direita, tendo sempre o cuidado de ela estar numa superfície nivelada para evitar que deslize para a frente, ou caia para o lado oposto.
2) Em seguida, encaixar o cavalete no braço oscilante e levantar a mota de forma a que a roda traseira possa rodar livremente.
3) Colocar as luvas de latex e com a chave TORX retirar os dois parafusos na lateral da protecção de corrente. Há um terceiro parafuso na frente da protecção na parte de dentro por cima da corrente. Optei por não retirar este parafuso uma vez que este me permite rodar a protecção de forma a expor a corrente e a cremalheira traseira.
4) Proteger o chão por baixo da zona da corrente para manter o local limpo.
5) Aplicar o Chainclean na corrente, rodando a roda de forma a que o desengordurante fique aplicado de forma uniforme em toda a corrente. Deixar actuar durante cerca de um minuto e em seguida escovar a corrente com a escova de forma a libertar a corrente de toda a sujidade incrustada. Aplicar mais desengordurante caso seja necessário.
6) Depois de escovar bem a corrente em todos os lados (laterais, interior e exterior), lavar a corrente com água abundante de forma a eliminar todo o desengordurante da corrente. Aproveitei para lavar toda a mota.
7) Com a corrente bem seca, aplicar o Chainlube rodando a roda com uma mão e aplicando o lubrificante de forma uniforme por toda a corrente.
8) Voltar a apertar a protecção de corrente e deixar o óleo actuar durante algum tempo antes de andar com a mota.
Resultado final, mota lavada e corrente lubrificada.