Data/Hora: quinta mar 28, 2024 2:32 pm

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 8 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: bateria
MensagemEnviado: segunda abr 30, 2012 8:47 pm 
Desligado
Rookie

Registado: domingo abr 29, 2012 9:11 pm
Mensagens: 2
Localização: Resende
Boas amigos
não sei se estou a colocar a pergunta no tópico certo
estou com um problema na bateria
quando comprei a moto o sr que vendeu referiu que tinha colocado um bateria nova na moto
só que ao fim de duas semanas de eu ter a moto em casa a moto deixou de pegar a bateria estava descarregada !
não sei o que se passou ?


Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta mai 02, 2012 12:20 am 
Desligado
Guru CKLT
Avatar do Utilizador

Registado: sexta jun 20, 2008 10:17 pm
Mensagens: 3771
Localização: Carnaxide
Leandro!

Cada vez mais são os problemas com as actuais baterias, principalmente as de gel, que são as que equipam as nossas motos.

São baterias que morrem sem avisar e dizem ter uma duração de 3 anos.
Nada nos garante a sua vitalidade e já tive problema com uma com um ano.
A ultima já ia fazer 3 anos, mas a jogar pelo seguro meti uma de litio de fosfato de ferro.

Fica a dica.

http://www.bmwcklt.com/forums/showthread.php?p=105882#post105882

_________________
Ab ;)
Imagem
Ex: K1200R:love:

O melhor de dois mundos...continua!
Só se vive uma vez...aproveitem!


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta mai 02, 2012 9:12 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta mar 13, 2009 1:23 pm
Mensagens: 944
Localização: Alcochete
Sem dúvida que a bateria é o elemento mais frágil. Este caso não tem a ver com tipo de bateria, porém, fazer um upgrade em tecnologia tem todo o cabimento.
Convém, no entanto, despistar possibilidades de avaria.
É também comum avariarem os reguladores de tensão e os alternadores.
Há também que verificar o aperto dos cabos pelo menos na bateria, alternador, motor de arranque e regulador.
Verificar também se algum equipamento fica a consumir com a mota parada.

Para ti João, e porque é recorrente encontrarem-se relatos de baterias de LiFePo4 que dão problemas com as 800, verifica as tensões que chegam, ao ralenti e às 3000rpm.

http://www.advrider.com/forums/showthread.php?t=770364

_________________
Prós acamados nas cabanas do tédio...não há remédio...é deixá-las arder.
(Lacraus)

ADVirtam-SE
legasea


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: bateria
MensagemEnviado: terça mai 22, 2012 7:35 pm 
Desligado
Rookie

Registado: segunda dez 21, 2009 5:33 pm
Mensagens: 95
Localização: Coimbra
Boa tarde pessoal,


Como é matéria que sei do que falo passo a citar:


Com a moto parada a bateria deve ter presentes nos bornos negativo e positivo, quando se liga o multímetro em Volts contínuos 12V,

Com o motor a trabalhar se tudo estiver conforme devem medir-se cerca de 13,8/13,9 havendo excepções de 14,2 Voltes.

Porquê mais voltagem com o motor a trabalhar, para compensação de perdas por efeito de Joule (aquecimento de fios na cablagem e pequenas quebras de tensão quando se ligam componentes).

Recapitulando se com o motor a trabalhar aparecerem só 12V em vez dos 13,8/13,9,VCC temos um problema de alternador ou do regulador de tensão, este último costuma pifar, pois é o que dá e corta a corrente ou seja quando bateria carrega a pleno o regulador corta, senão a mesma "rebentava" por excesso de carga e vice versa quando precisa dá ao máximo e ás vezes lá se vai um diodo da ponte retificadora.

É um teste simples e tira as dúvidas.

Nas baterias com manutenção se tiverem um densímetro podem ver se há elementos interrrompidos (se estiver o ácido no branco está quase a pifar; vermelho pifou de vez; verde está OK.

Vá aprendam alguma coisita, isto é meramente trivial, se calhar falo de barriga cheia pois já estive ligado á eletrónica e sou dos antigos cursos Industriais (Eletrotecnia).

Cumprimentos a todos,

U. Salvador


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jan 01, 2013 10:55 pm 
Desligado
Rookie

Registado: domingo fev 08, 2009 11:12 pm
Mensagens: 71
Localização: Evora
Tive um problema com a minha da RT1100 . O carregador automatico sempre com o led aceso...e bateria, nada. Retirei-a, estava seca. Completei com agua destilada, medi com densímetro ( de qualidade duvidosa), estava no branco. A minha dúvida é se no branco, a constituição do líquido já não admite carga(?). No entanto, pu-la a carregar 2 horas a 8 amperes... 6 horas a 2 ampères...e o resto da noite a 600 ma ( carregador de manutenção dos baratinhos). Verifiquei que media 13,2 Volts. ( Já são 3 AVC deste genero que a desgraçada tem e já com 4 anos). Instalei-a de novo
( ja aprendi à minha custa a descascar a carenage...o que se pode evitar tirar para aligeirar o acesso ) . E Olhem....vai-se aguentando. Pega que nem relogio ( diga-se de passagem que é Yuasa). Por vezes o ABS não liga, mas ja arranjei artimanha de o activar. Punhos aquecidos + luzes e aguenta-se. Interessante é constatar a performance do arranque / 1ºs minutos de funcionamento com a bateria carregada. Dá-lhe outra vida. E pronto, está é a minha experiencia..

Do que aprendi...ao v/ dispor fica

abraços e boas travagens


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jan 01, 2013 11:01 pm 
Desligado
Rookie

Registado: domingo fev 08, 2009 11:12 pm
Mensagens: 71
Localização: Evora
U. Salvador

Consta-se que para fazer "ressuscitar" baterias velhas e sulfatadas há uma receita.

Despejar tudo, enxaguar, deitar uma colher de chá de bicarbonato de sodio em cada elemento, completar com água ( da torneira), aguardar entre 2 a 4 horas, agitar de vez em quando. O bicarbonato alegadamente reage com o sulfato que fica nas placas. Despejar o conteudo , lavar bem. Depois é introduzir o kit de ácido que vendem nos estabelecimentos para o efeito. Completar com agua destilada e carregar pelo menos 12 horas.

Nunca fiz..mas gostava de tentar


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: Eu faço assim:
MensagemEnviado: quarta jan 02, 2013 12:39 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: quarta mai 25, 2011 2:53 pm
Mensagens: 146
Localização: Amadora
Depois de por a mota na garagem, faço a limpeza mosquital, e desde já aproveito para dizer que apenas o faço com uma toalha turca e água, nada de produtos, nem o que quer que seja, apenas toalha turca de banho velha e água.

Seguidamente meço a bateria que marca sempre á volta de 12,7 volts.

Como nós sabemos as motas com a sua electronica e manutenção de memórias vão consumindo alguma corrente da bateria.

Se medir a bateria passados 2 dias ja só tem 12,6 volts.

Mais 2 dias 12,5 volts.

E assim sucessivamente até aos 12,0 volts.

Neste dia a mota tem de andar para carregar a bateria, ou ligá-la ao carregador, e andar não é suficiente dar a volta ao quarteirão, 50 a 100 kms ja chega para efectuar a carga e iniciar novamente o processo.

É claro que há quem opte por desligar a bateria, (basta um borne), perde apenas o que está em memória na mota, mas deve ter sempre em atenção medir a bateria e não a deixar descer dos 12,0 volts.

A minha experiencia diz-me que o máximo de 2 semanas para estar parada, mais que isso tem de ser ligada ao carregador.

Acrescento ainda que a minha bateria tem 3 meses.

Espero ter ajudado.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: Como nao tenho escolha faco assim
MensagemEnviado: segunda jun 10, 2013 11:00 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: quinta mai 23, 2013 4:47 pm
Mensagens: 35
Localização: Lisboa
Comigo , a mota fica parada 4 meses seguidos, a unica coisa que faco e tirar os bornes da bateria, e quando chego volto a colocalos e ate agora as minhas motas tem pegado sempre, a bateria dura em media para mim 2 anos e meio, a beteria que punha na minha antiga mota era a yuasa, espero que na BMW tb pegue .

_________________
Marcos Morais
----------------------
Bmw 1200 Gs Lc 05/20013


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 8 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal