luisvic Escreveu:
Como a maior parte vós sabe, já tive uma R 1200 GS, que vendi com cerca de 450 km porque não gostei da moto. Tudo o que nela são up grades das qualidades, para mim são defeitos.
Este gajo é louco:wacko:

, dirão alguns, mas cada vez que me sentava nela, de tão leve e tão maneável, parecia-me que estava a andar de bicicleta. Faltava peso, faltava volume, faltava moto. E havia plásticos a mais também.
Também concordo, embora nunca tenha tido a 1200:lingua:, já fiz vários test drive's, inclusivé em TT, e não posso dizer que tenha adorado a moto quando comparada com a minha 1150 adv.
Apenas lhe cobiço a potência...
Voltando ao tema, vou falar de trails em geral, mas de GS's em particular, visto já ter tido uma Varadero, sei que essas fogem um pouco da essência das tradicionais trails.
Portanto, vou dar a
minha opinião: As trails só perdem para as demais em protecção aerodinâmica e, no caso da 1150, em potência.
Para mim, se a 1150 tivesse mais 20/30cv, mais protecção aerodinâmica, sem perder fiabilidade e robustez, seria a moto perfeita!
Então e porquê que as trails são tão boas?
- Em estradas boas acompanham qualquer outra moto se não se puxar demais em AE.
- Se a estrada for de mau piso e com muitas curvas, são mais rápidas e mais confortáveis.
- Capacidade de carga invejável, então se levar malas de alumínio, não se podem comparar a mais nenhuma.
- Capacidade de depósito, na concorrência há até + de 50l para a Africa Twin!
- São muito ágeis para o trânsito de cidade, pois devido ao seu equilíbrio não se sente o verdadeiro peso.
- Robustas, frequentemente se deixam cair estas motos sem qualquer dano.
- Em estradas degradadas, têm as melhores suspensões.
- Capacidade off road, basta mudar os pneus e ficamos com capacidades capazes de surpreender para motos destes pesos e tamanhos.
- Estilo macho!:lingua:
Ou seja, são de tal forma polivalentes, que podem ir para 1 track day e não fazer má figura se for uma pista lenta, como podem ir fazer uma Baja Portalegre (pelo menos acompanhar e chegar ao fim:lingua: )!
Para mim, estas são as motos mais racionais que o dinheiro pode comprar.
Como a utilização que gosto de dar é variada, com especial destaque para o TT, viagens a 2, volta de fim de semana "despachadas", voltas ao domingo até ao café nas calmas e, essencialmente, no dia-a-dia, penso não haver qualquer outro tipo de moto que me satisfaça como estas!
Se podessemos comparar as motos aos carros, então as trails seriam jipes familiares, com especial vantagens das trails ao contrário dos jipes, curvarem muito bem!
Gostava de ler mais desvantagens além das que coloquei, visto as vantagens serem unanimanente conhecidas e aceites!