Data/Hora: quinta jun 19, 2025 2:40 pm

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Velas ignição Bmw GSA 2009
MensagemEnviado: terça jan 03, 2012 2:04 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: terça set 20, 2011 12:40 am
Mensagens: 25
Localização: Maia
Boas,

Alguém me pode ajudar com a referencia e marca exacta das velas de ignição da Bmw GSA de 2009.

Tenho ainda a duvida dos binários de aperto das protecções da cabeça do motor existentes no modelo adventure.

Cumprimentos e muito obrigado


Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jan 03, 2012 2:19 pm 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: sexta mar 13, 2009 2:56 pm
Mensagens: 1578
Localização: Ribatejo - Samora Correia
Pedro Roque Ribeiro Escreveu:
Boas,

Alguém me pode ajudar com a referencia e marca exacta das velas de ignição da Bmw GSA de 2009.

Tenho ainda a duvida dos binários de aperto das protecções da cabeça do motor existentes no modelo adventure.

Cumprimentos e muito obrigado


É, sempre, um bocadinho antes de partir :lol: :lol: :lol: :lol:

Se os mecânicos tivessem de decorar e regular a chave de todos os parafusos, as revisões iriam demorar 6 horas ... provavelmente é por isso que a facturação por barems é mais cara :mad2:

_________________
LRocha


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jan 03, 2012 2:20 pm 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: sexta mar 13, 2009 2:56 pm
Mensagens: 1578
Localização: Ribatejo - Samora Correia
Atenção à correcta colocação da junta ;)

_________________
LRocha


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jan 03, 2012 2:57 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta mar 13, 2009 1:23 pm
Mensagens: 944
Localização: Alcochete
1 bocadinho = 1/4 de volta...

_________________
Prós acamados nas cabanas do tédio...não há remédio...é deixá-las arder.
(Lacraus)

ADVirtam-SE
legasea


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jan 03, 2012 3:29 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: terça set 20, 2011 12:40 am
Mensagens: 25
Localização: Maia
Lol, é um tema importante no entanto tratando-se de uma protecção que serve unicamente para isso a questão do binário de aperto é um problema menor.


Quanto às velas, Tenho a duvida se de dois polos ou um polo....:confundido:

Abraços


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jan 03, 2012 3:39 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta mar 13, 2009 1:23 pm
Mensagens: 944
Localização: Alcochete
Comprando as recomendadas ficas sempre bem servido.
Sem dúvida que mais pólos facilitam a "faisca" e duram mais tempo, mas 25.000Km's sem problemas penso que já é muito bom...

_________________
Prós acamados nas cabanas do tédio...não há remédio...é deixá-las arder.
(Lacraus)

ADVirtam-SE
legasea


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jan 03, 2012 5:10 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: terça set 20, 2011 12:40 am
Mensagens: 25
Localização: Maia
Leonel Silva Escreveu:
Comprando as recomendadas ficas sempre bem servido.
Sem dúvida que mais pólos facilitam a "faisca" e duram mais tempo, mas 25.000Km's sem problemas penso que já é muito bom...


As minhas já têm 29000 Km, com as manutenções todas em dia na BMW no entanto penso que as mesmas nao estão a 100% dado que em autoestrada acima das 5000rpm e com punho enrolado noto autoignição (pequenos clicks).

A minha questão nestas velas é que já vi recomendadas as :

Bosch YR5LDE (2 Polos)
e

BMW OEM - NGK DCPR8EKC (2 Polos)

Por sua vez a Bosch Car Service recomenda no seu catalogo para a BMW R1200 GS, as velas Bosch YR5LDE mas com um polo.

Fiquei na duvida de quais adquirir.

Abraços

[font="][/font]

[font="][/font]
[font="]
[/font]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jan 03, 2012 5:50 pm 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: sexta mar 13, 2009 2:56 pm
Mensagens: 1578
Localização: Ribatejo - Samora Correia
NGK ou Bosch, qualquer uma é boa.
Diferença de preços?

_________________
LRocha


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta jan 04, 2012 1:13 am 
Desligado
Rookie

Registado: sábado dez 25, 2010 8:42 pm
Mensagens: 71
Localização: Trofa
Citar:
A minha questão nestas velas é que já vi recomendadas as :

Bosch YR5LDE (2 Polos)
e
BMW OEM - NGK DCPR8EKC (2 Polos)

Por sua vez a Bosch Car Service recomenda no seu catalogo para a BMW R1200 GS, as velas Bosch YR5LDE mas com um polo.

Fiquei na duvida de quais adquirir.

Abraços

Eu mudei há 1000 kms na minha GS de 2007 das de 2 polos para umas de iridium da NGK que de acordo com o fabricante é um upgrade. Referência: NGK IRIDIUM IX DCPR8EIX.
Até ver estão a funcionar perfeitamente e ainda bem que decidi troca-las pois quando fui verificar as antigas havia duas que tinham sido demasiadamente apertadas que até a junta tinha saltado da posição :mad2:
O torque é muito importante e é por isso que é preciso verificar as especificações do fabricante das velas.
No reprom de 2007 temos o seguinte:
- Bosch YR5LDE, M12 x 1,25; Primeiro aperto e reaperto, 20 Nm
- NGK DCPR8EKC, M12 x 1,25; Primeiro aperto e reaperto, 23 Nm

Suponho que as ADV de 2009 também será igual.

Um abraço.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jan 06, 2012 1:47 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: terça set 20, 2011 12:40 am
Mensagens: 25
Localização: Maia
Boas,

Após investigação decidi confirmar quais exactamente as velas que estavam montadas no motor boxer de 1170 cm3 da minha BMW GSA de 2009.

Esta tem 29.000km, pelo que até hoje e segundo recomendações da BMW as velas nunca foram substituidas. Este procedimento deve ser feito aos 40.000km ou dependendo do uso que se dá ao veiculo verificar e substituir num processo de manutenção condicionada.

Em anexo envio algumas fotos do modelo NGK DCPR8EKC, para o qual peço a vossa opinião relativamente ao seu aspecto :

NGK DCPR8EKC com duplo electrodo, instaladas na moto BMW GSA 2009

Estou a pensar substituir estas pelas :
NGK IRIDIUM IX SPARK PLUG DCPR8EIX DCPR8E-IX 6546

Nas várias pesquisas que efectuei, estas são o modelo mais avançado para este tipo de motor com várias vantagens relativamente ao modelo de stock.

Agradeço os vossos comentários.

Binário de aperto para estas velas : 23N.m

Abraço

http://www.ebay.co.uk/itm/NGK-IRIDIUM-IX-SPARK-PLUG-DCPR8EIX-DCPR8E-IX-6546-/380399958709?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item58919abab5


Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jan 06, 2012 3:26 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta mar 13, 2009 1:23 pm
Mensagens: 944
Localização: Alcochete
Isto ajuda a perceber o estado da tua vela.

http://kereta.info/what-can-sparkplug-tell-us-about-our-engine/

_________________
Prós acamados nas cabanas do tédio...não há remédio...é deixá-las arder.
(Lacraus)

ADVirtam-SE
legasea


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jan 06, 2012 3:30 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: terça set 20, 2011 12:40 am
Mensagens: 25
Localização: Maia
Leonel Silva Escreveu:
Isto ajuda a perceber o estado da tua vela.

http://kereta.info/what-can-sparkplug-tell-us-about-our-engine/


Obrigado, parecem coincidir com o estado normal de funcionamento, no entanto em ciclo de vida final.

Um abraço


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jan 06, 2012 3:43 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta mar 13, 2009 1:23 pm
Mensagens: 944
Localização: Alcochete
Para além do aspeto dos pólos e da sua condutividade, deve-se considerar o seu afastamento, seja por desgaste, aqui entra o revestimento de "Iridium"e serem multipólos, ou por deformação.
De qualquer forma não adianta querer prolongar-lhes a vida por muito mais que as mudanças recomendadas.
Se quando as mudares, verificares que o comportamento do motor melhorou, então valeu mesmo a pena.

_________________
Prós acamados nas cabanas do tédio...não há remédio...é deixá-las arder.
(Lacraus)

ADVirtam-SE
legasea


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jan 06, 2012 10:27 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: terça set 20, 2011 12:40 am
Mensagens: 25
Localização: Maia
ja encomendei as ngk especiais de corrida, proxima semana substituo as mesmas e faco report de eventuais diferencas.

abraco


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sábado jan 07, 2012 2:17 am 
Desligado
Rookie

Registado: sábado dez 25, 2010 8:42 pm
Mensagens: 71
Localização: Trofa
Pedro Roque Ribeiro Escreveu:
Boas,


Estou a pensar substituir estas pelas :
NGK IRIDIUM IX SPARK PLUG DCPR8EIX DCPR8E-IX 6546

Nas várias pesquisas que efectuei, estas são o modelo mais avançado para este tipo de motor com várias vantagens relativamente ao modelo de stock.

Agradeço os vossos comentários.

Binário de aperto para estas velas : 23N.m

Abraço


São exactamente essas que montei na GS 1200!
Não tenho nada a dizer, ou seja não noto diferenças no trabalhar do motor, mas também só mudei velas aos 20k estavam danificadas por incorrecta instalação (demasiadamente apertadas).
Consegues aquele excelente preço? O tipo envia para PT?
Comprei as minhas no Louis.de e paguei bem mais, só depois vi que em Inglaterra aquelas velas andavam muito mais baratas :mad2:

Um abraço,
Dario


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 16 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal