Edgar Calado Escreveu:
[Leonel Silva] - Mas não voa...
Não voa mas navega...onde é que já viram um TIR navegar ?
Enfrenta vagas de 10 metros, se for preciso, com um sorriso nos lábios
?
PS- Leonel, não mordas os calcanhares ao homem
, ando eu aqui, a ver se ele acalma e tú apertas mais a toalha
!
Edgar,
A minha intenção é incentivar o conhecimento e o gosto por estas coisas ligadas às máquinas. Para quem for da qualidade, encontram-se motivos de entretenimento e de descoberta desta preciosa "arte funcional" que nos dá tanto prazer.
Querer mais da "máquina" é absolutamente legítimo e acessível.
Penso que o Lopes não se vai perder em transformações caras só para conseguir ainda mais qualquer coisa, o que fez já acresce alguma pica.
Áo ler o artigo no site dos turbos para BMW's encontrei montes de informações sobre a qualidade de construção daqueles modelos e da optimização em geral, que dificilmente aparecem noutros sites de forums ou dos "media" da especialidade. Aqueles desmontam tudo para as espremer ao máximo e percebendo muito do que fazem, fazem-no por gosto e sem opiniões encomendadas.
Sabia lá eu que os nossos cilindros eram em "Nikasil" e que isso é muito bom porque lhe garante uma robustez e longevidade extraordinária.
Lembrei-me de uns franceses que compraram umas Cagivas com motores Ducati, uma com 88.000Km's para viajarem pelo mundo.
http://www.passagers-du-monde.net/Tiveram que abrir os motores e repará-los profundamente com substituição de muitos componentes por outros de melhor qualidade, ficando muito contentes com a expectativa de fazerem mais 75.000km's.
Nós compramos uma com 100.000Km's pensando que temos motor para o resto da vida.
PS:
BMW does things a bit differently. They build it to run for 300 hours non stop at 2.5 to 3 times the rated horsepower, then they cut things by 2/3 and sell it to you. The rods, pistons, cranks and base engine drivetrains are overly engineered on most of the models. All late model BMWs, including the later series of air cooled R bikes employ Nikasil lined cylinders. These are Formula One items as they provide the best heat transfer as well as wear and oil control parameters. Even in NASCAR which mandates iron blocks all the teams have gone to coatings on the iron cylinders...that should tell you something. Nikasil provides the best surface and heat equation for turbocharging. Que tal?...