Data/Hora: sexta jun 27, 2025 3:02 pm

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 42 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: O 1º Mês
MensagemEnviado: terça out 10, 2006 12:14 pm 
Desligado
Rookie

Registado: quinta ago 03, 2006 12:04 pm
Caríssimos,

Tal como sugerido gostava de partilhar convosco a experiência do meu primeiro mês de carta de condução.

Tive a oportunidade de fazer muitos kms, pois só assim se vai ganhando confiança com a moto e com o meio.

O passeio inicial foi ao Cabo Espichel com os Hadocs e outros amigos. 200 kms em que tudo foi feito a medo, as curvas, o vento, as ultrapassagens, os semáforos, a ponte, a azelhice era total. Valeu-me a presença dos amigos, pois com eles pude perceber como são as trajectórias em estradas sinuosas, as distâncias de travagem, etc. No regresso a casa, na A2, dei quase 130Kms/h, ehehehe... uma loucura!

Nesse mesmo dia, e já sozinho, quis fazer uma estrada que já sonhava fazer há muito tempo, o caminho de Sintra para a Praia Grande (quem conhece, sabe de que curvas estou a falar). Foi tudo muito lento, as acelerações, as travagens, as reduções foram péssimas, valeu pela experiência de andar sozinho e de ver o pôr-do-sol na praia.

O segundo passeio, a A Épica Viagem dos Hadocs à Mítica Francelos, foi uma viagem de 800 kms ao Porto, em que pude perceber o que é andar na Segunda Circular em hora de ponta (sem furar pelo transito, claro) e andar em auto-estrada. Foi o primeiro contacto com ultrapassagens a veículos pesados, foi também a primeira vez que andei a uma velocidade maior (sem exageros, claro), foram as primeiras curvas a 150kms/h. Foi o andar à noite, tb uma novidade. No regresso, com tempo seco, pude comprovar a fantástica moto que tenho, muito confortável, muito estável e segura. Acelerei mais um pouco.... quando cheguei, nem sentia as ancas e as mãos, tal era a força que fazia para “agarrar” a moto (chamam-lhe falta de hábito).

A terceira saída foi à famosa Caldeirada de Peniche, mais 250 kms de experiência. Neste passeio a novidade foi mesmo a chuva! Para ser sincero, estava com mais receio, afinal não é nenhum bicho papão. Os cuidados têm de ser ainda maiores e a velocidade reduzida. A roupinha impermeável deu jeito!

A quarta volta teve como destino o Algarve, num total de 750 kms feitos pela costa alentejana a um ritmo calmo (100/120) pude testar a moto em estrada nacional, perceber os timings das ultrapassagens, as curvas da Serra de Monchique e ver a paisagem fantástica que temos. Foi aqui que apanhei o primeiro “susto”.... entrei depressa demais numa curva apertada demais.... o pé foi ao chão... e não aconteceu nada.... a trajectória alargou...mas rapidamente retomei a faixa. Entretanto como um azar nunca vem só.... e como queria experimentar a moto em estrada de terra batida... experimentei também o que é levantar 200kg... tratou-se do típico escorregar do pé na terra... nada de grave... não causou qualquer dano. O regresso foi pela A2 a um ritmo rápido... com consumos “rápidos”!!!!!!

A última viagem foi no passado fim-de-semana à Serra da Estrela....... que espectáculo!!!! A ida foi toda feita de noite em auto-estrada, a um ritmo constante (140/150). A dificuldade foi aperceber-me das distâncias e velocidades de quem me precedia, de noite as coisas ficam mais difíceis. Notei também que a vista se cansa mais depressa. À chegada a Serra, o frio apertou, mas não há como uns punhos aquecidos para resolver o assunto. O dia seguinte foi passado na moto, a curvar na Serra..... uma verdadeira delícia.... a GS é fantástica, curva muito bem, tem um binário excelente, foi um dia de muito prazer. O regresso foi feito pelos estradões do Alto Alentejo, passando nas barragens de Belver e Montargil... muito bonito!

À chegada a Lisboa, com transito intenso, já me aventurei pela “faixa do meio”, devagar mas com mais confiança que no início.

Quanto aos consumos, não poderia estar mais satisfeito, conseguindo médias de 4,8 lts/100.

Em conclusão, posso dizer que foram 3.000 kms de muita aprendizagem e muita satisfação, pelo que espero ansiosamente pelos próximos!!!!

Bjs e Abraços

Miguel

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça out 10, 2006 12:45 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: segunda jun 19, 2006 11:30 pm
Parabéns Miguel!!!

Só ao fim de um mês e meio é que me aventurei em Auto-estrada. :wacko: :lol:
O que não dá andar com amigos connosco.....

Só te posso desejar é muitos mais e muito bons km's.

Um beijinho

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça out 10, 2006 12:54 pm 
Desligado
Veterano

Registado: segunda abr 10, 2006 11:56 am
Esplêndida abordagem Miguel. É assim mesmo que se faz e quando os amigos podem dar uma mãozinha, melhor ainda.

No entanto vou-te dar um conselho, porque as coisas só acontecem quando tudo isso passa e já "temos muita confiança".

Não percas nunca é o respeito, pela estrada, pela máquina que tens nas mãos, pelos imponderáveis que podem aparecer. Isso basta.

Continua a divertir-te.

http://pescacomamostras.net

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça out 10, 2006 12:58 pm 
Desligado
Guru CKLT

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Parabens, estou a ver que te estás a habituar a galgar kms, para quem anda muito á noite eu aconselho-te a montar se for possivel uns farois (lampada de xenon) na tua moto e vais ver a diferença.

continua com muito cuidado porque todos ainda temos muito que aprender.

um abraço

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça out 10, 2006 2:00 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: sexta out 06, 2006 11:25 pm
Parabéns pelas tuas aventuras, que já não são poucas para um mesito :bigsmile: . E deixo aqui a minha admiração por, com pouco tempo de carta e experiência, optares por uma 1200 e "de grande porte":confundido: . Espero que te divirtas muito com ela!

[/color]"De carro aprecia-se a paisagem, de moto faz-se parte dela."
............................................................
Feijó - Almada
Honda Pan European
STX 1300 ABS Silver
G.A.P.E.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça out 10, 2006 4:54 pm 
Desligado
Rookie

Registado: quarta set 20, 2006 2:26 pm
Boas Miguel.

Ontem fui buscar a minha mota.
Para ir para casa tinha 2 alternativa. Ou ia pela A5 ou pela marginal, sendo que no final da marginal ainda tinha uns Km's a atravessar localidades.
Optei pela A5, pois pareceu-me mais "seguro". Foram 25/30 Km's mas percebi perfeitamente o que queres dizer com "..tudo foi feito a medo, as curvas, o vento, as ultrapassagens...a azelhice era total".
Velocidade máxima da viagem: 90 Km/h.
Espero daqui a 1 mês estar ao teu nível.

Abraços.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça out 10, 2006 5:10 pm 
Desligado
Admin.

Registado: quarta jun 07, 2006 9:37 am
Ganda Miguel
Toca a queimar pneu !
Gostei da tua apresentação do 1.º mês.
Aproveitaste bem.
Um abraço
Hans / João

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça out 10, 2006 5:32 pm 
Desligado
Experiente

Registado: segunda abr 17, 2006 2:29 pm
Excelente iniciativa a de partilhares connosco a tua entrada neste mundo tão especial das motas!!:smile: Onde existe muita camaradagem e se conhece muita gente, tanto aqui como na estrada (ou fora dela :bigsmile:)! Gostei de te receber aqui para os lados dos algarves!! Agora que sabes o caminho, não te estiques :lingua:. É bom ter amigos de norte a sul, são sempre um bom motivo para fazer mais uns km's.
Acompanhei-te por algum tempo e és bem desenrascado, q.b., para quem só tem carta à um mês!!! Mas suficientemente cuidadoso para não te meteres em aventuras desnecessárias! Claro que os sustos acontecem... até mesmo quando estamos parados!! :bigsmile::bigsmile:

Agora, é só meteres-lhe mais km's e tentar fazer melhores médias! sabes que para chegar às médias da minha pikena..só mesmo parado!! :noworry:...:D:D

becitossss e continuação de boas curVas

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça out 10, 2006 5:40 pm 
Desligado
Experiente

Registado: segunda abr 17, 2006 10:01 am
Excelente relato Miguel. Retratas-te perfeitamente os medos, as reacções e as emoções quando nos iniciamos. Com o tempo sentimo-nos mais confortáveis e o divertimento aumenta. Não disse propositadamente que a confiança aumenta porque é inimiga da segurança, devemos contrariar esta tendência.

Os sustos, desde que não passem disso mesmo, são óptimos porque refreiam os ânimos e a confiança.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta out 11, 2006 11:24 am 
Desligado
Experiente

Registado: quinta abr 27, 2006 2:23 pm
Miguelito, gostei muito do que li... eu tinha a certeza de que te ias adaptar rapidamente à tua nova "bichinha"!!:lingua: :lingua:
Mas, nunca te esqueças que a confiança na estrada e nesse motor fantastico que tens nas mãos, nunca pode ser superior ao respeito que lhe deves. Á moto, à estrada e essencialmente aos outros que tambem lá andam, e nem sempre são atentos.
Eu sabia que te ias divertir!!!:bigsmile: :bigsmile:
Claro que a tua vinda ao Porto, foi crucial para a tua iniciação...:lingua: :lingua:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta out 11, 2006 1:00 pm 
Desligado
Veterano

Registado: sábado jan 28, 2006 2:41 am
Olá Miguel,

sem duvida um bom relato!!! daqueles que nos transportam ate os locais um tambem estiveste e decidiste partilhar connosco, relatos apaixonantes.

Obrigado por partilhares.

Tens uma mota excelente para isso e muito mais :fixe: , a confiança essa deixa que a mota que vai dando, com o passar do tempo vão se tornando um só, mas o respeito, esse, deve existir sempre.

grande aVraço

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta out 11, 2006 11:00 pm 
Desligado
Experiente

Registado: segunda jul 10, 2006 4:55 pm
luisvic Escreveu:
Esplêndida abordagem Miguel. É assim mesmo que se faz e quando os amigos podem dar uma mãozinha, melhor ainda.

No entanto vou-te dar um conselho, porque as coisas só acontecem quando tudo isso passa e já "temos muita confiança".

Não percas nunca é o respeito, pela estrada, pela máquina que tens nas mãos, pelos imponderáveis que podem aparecer. Isso basta.

Continua a divertir-te.

As palavras do Luis são as mais sábias...é quando mais confiantes nos sentimos que somos surpreendidos... é como na aviação, muitos acidentes básicos se dão com os pilotos mais experientes por excesso de confiança, os rookies nunca se esquecem do mais elementar. De qualquer forma, e como bem sabes, sou o teu maior apoiante em matéria de confiança... é indo para a frente que aprendemos a andar... Desejo-te muitos relatos como este cheios de felicidade e alegria por andar de mota.

Um abraço amigo do Komandante

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo out 29, 2006 2:12 am 
Desligado
Iniciante

Registado: quarta ago 30, 2006 1:22 am
Assim é que é , grande Miguel...

É notório que ficaste muito mais á vontade desde que comeste a verdadeira Francesinha e uma lúdica visita ao Bazaar ...

Continua ...:bigsmile:

Malcom :bigsmile:

"Viver é um risco constante, segurem-se bem"...

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo out 29, 2006 3:08 am 
Desligado
Iniciante

Registado: segunda abr 17, 2006 10:01 pm
Estás de parabéns, Miguel! Duplamente:

Pelo relato e pelo espírito com que encaraste esse 1º mês.

Continua assim que estás no bom caminho para uma óptima aprendizagem.

Um abraço!

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo out 29, 2006 10:39 am 
Desligado
Veterano

Registado: segunda abr 17, 2006 9:00 pm
Parabéns Miguel especialmente pelo teu relato, continua a progredir assim, sempre com grande respeito e essencialmente com muita atenção aos outros. Para mim o "ver e ser visto" é uma máxima da condução de moto. Quantos acidentes acontecem por não nos verem? Um Abraço e boa continuação.

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 42 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal