Data/Hora: sexta jun 27, 2025 6:23 am

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 42 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo out 29, 2006 8:13 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: segunda out 23, 2006 2:48 pm
Sergio Resende Escreveu:
Então foi isso que deu certo a minha altura e o peso compensaram a falta de experiencia...:lol::lol::lol:

O que dizer então do Miguel?...esse anãozito?

ahahahaha

Acho que a melhor regra é mesmo o bom senso, e claro sentirmo-nos bem na mota que conduzimos com a experiencia que temos.

Um abraço do Komandante RT

mas de qualquer forma existem aquelas ratoeiras do dia a dia, tipo subir e descer passeios e ficar parado a meio, arrancar e deixar a moto calar-se, o pé escorregar para o lado, parado...que com uma moto tipo GS, alta, poderão ser problemáticas...por estranho que pareça, com uma moto tipo LT, se calhar, por causa da altura, até poderá ser mais fácil de controlar...tudo isto claro depende da altura do piloto...se tiver 1,90m ...!!! já me calo

mesmo eu, que ando diariamente faça chuva ou sol, todos os dias ando em estrada á volta de 60/70 Km (sei que não é muito...mas é o que se pode...)e que digamos, já vi e passei muita coisa, apanho com alguma frequência sustos e encontro situações em que me passa pela cabeça como teria sido se não tivesse a experiência que tenho

sinceramente não me estou a armar em experiente mas simplesmente a dizer que acho que só escapei a ter problemas graves, porque tive essas experiências todas que me permitiram aqui estar hoje, com motos que pela seu pequeno tamanho e peso reduzido, me permitiram corrigir o necessário para sair com sucesso das situações

abraços

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo out 29, 2006 8:14 pm 
Desligado
Iniciante

Sergio Resende Escreveu:
Não é preciso imagens, não quero que te falte nada...sai uma imperial para o amigo Calado também!!!:lol::lol::lol:

Abraço do Komandante

olha que também tenho prós GS...istas

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo out 29, 2006 8:16 pm 
Desligado
Iniciante

José Bacelar Escreveu:
olha que também tenho prós GS...istas

então...???? as fotos...???

hahaha já aqui estão...

Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo out 29, 2006 8:18 pm 
Desligado
Experiente

Registado: segunda jul 10, 2006 4:55 pm
José Bacelar Escreveu:

hahaha já aqui estão...

Lindas...mas estão num contexto urbano...essa é que é essa!

:smile:

Abraço do Komandante

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo out 29, 2006 8:25 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: segunda abr 17, 2006 10:01 pm
José Bacelar Escreveu:

hahaha já aqui estão...

Tava a ver que não bebia nada!:fixe:

Mas não consigo perceber o que diz na faixa.
É Miss quê?:huh:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo out 29, 2006 8:31 pm 
Desligado
Veterano

Registado: segunda abr 10, 2006 11:56 am
Alturas, larguras, comprimentos, pesos e mitos urbanos, experiência, prática, mais anos menos anos etc,. etc,. etc,.

Ando de moto há 36 anos, já tive para aí umas 20 motos diferentes, todas sempre de estrada.

Tinha para mim que até sabia andar bem de mota, nunca fui de perder as estribeiras nem de arriscar para além daqueles limites que impus a mim próprio como os razoáveis.

De repente lembrei-me de experimentar uma trail nos pisos para os quais foram feitas, e a minha opinião mudou radicalmente.

Uma coisa é conduzir uma moto, outra coisa é dominar uma moto. E isso meus amigos é outra conversa.

Experimentem um dia, quem nunca o fez, pegar numa moto, e ir conduzi-la na terra, na lama e na areia. Depois percebem.

http://pescacomamostras.net

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo out 29, 2006 8:35 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: segunda abr 17, 2006 10:01 pm
luisvic Escreveu:
Experimentem um dia, quem nunca o fez, pegar numa moto, e ir conduzi-la na terra, na lama e na areia. Depois percebem.

Exactamente, Luís.

Eu comecei precisamente por aí!:smile:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo out 29, 2006 8:54 pm 
Desligado
Experiente

luisvic Escreveu:
Alturas, larguras, comprimentos, pesos e mitos urbanos, experiência, prática, mais anos menos anos etc,. etc,. etc,.

Ando de moto há 36 anos, já tive para aí umas 20 motos diferentes, todas sempre de estrada.

Tinha para mim que até sabia andar bem de mota, nunca fui de perder as estribeiras nem de arriscar para além daqueles limites que impus a mim próprio como os razoáveis.

De repente lembrei-me de experimentar uma trail nos pisos para os quais foram feitas, e a minha opinião mudou radicalmente.

Uma coisa é conduzir uma moto, outra coisa é dominar uma moto. E isso meus amigos é outra conversa.

é que nem me pagando vinte imperiais!!!!

:lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:

Abraço do Komandante

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo out 29, 2006 8:58 pm 
Desligado
Experiente

Agora pus-me a pensar... o maior susto que apanhei numa mota foi mesmo numa mota pequena uma Suziki GN250 onde tirei a carta...

Arranquei...vrummm.. lá ia eu todo contente...e o instrutor apita para virar ( hoje já têm intercomunicadores modernaços)...eu viro e...

ai Jesus o guiador bate-me nos joelhos...atrapalho-me...galgo o passeio...e por pouco não me espalhei.

O instrutor olha para mim e diz-me...amigo, temos aqui um sério problema de ergonomia... sente-se no banco de trás.

Fiz a instrução toda assim e o exame também!:lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:

Uma mota grande é que é!

Assina Komandante Gulliver

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo out 29, 2006 9:02 pm 
Desligado
Iniciante

João Calado Escreveu:
Tava a ver que não bebia nada!:fixe:

Mas não consigo perceber o que diz na faixa.
É Miss quê?:huh:

já não me recordo onde encontrei isto, mas é Miss CSG 2004...

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça nov 07, 2006 10:23 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: quarta jul 19, 2006 6:16 pm
Viva

Como hoje estou numa de opinar em todos os tópicos este também não escapa.

Quanto a mim a questão dos tamanhos e pesos tem alguma pertinência, mas há outro ponto que me parece de maior importância em face do que o mercado de motos oferece.

A relação peso/potência.

Qualquer 600 pequenina, leve e potente é uma verdadeira armadilha para o inexperiente, um toquesito mais forte no acelerador e lá se vai o controlo.
Uma travagenzita menos bem medida e não há tracção devido ao baixo peso, o mesmo para um bocadito de areia ou terra no piso.
Por outro lado falta-lhes binário, especialmente em baixa, entrar numa curva ou, pior, numa rotunda, com o motor morto é meio caminho para o chão.

Aqui sim, ser capaz de "pegar nela em peso" é muito útil.

As turísticas por outro lado têm tracção em quantidade e qualidade, relação peso/potência bastante comedida e binário quanto baste para resolver as nabices iniciais no que toca á gestão de caixa.
No que toca a passeios e manobras de estacionamento é que efectivamente a coisa é complicada, o peso nota-se e pode fazer estragos. Mas com algum cuidado sobrevive-se a isso.

Creio que o caso do Sérgio como o do Miguel e até o meu e da Carla são o exemplo desta realidade.

Também me assustei quando em fase de escolha da primeira moto me sentaram numa PAN ST1100 e me mandaram ir experimentá-la. Até tive de fazer meio oito por me enganar numa rua e afinal foi mais fácil que no exame com uma GS500E.
Foram precismente as manobras de estacionamento no passeio que se puseram entre mim e ela.

Depois descobri a Deauville, ainda com algumas dúvidas, mas acabei por comprá-la.

Hoje passados 4 anos e 78.000kms, acho que fiz a escolha certa, estas motos ensinam a conduzir (a opinião não é minha mas concordo).

Não digo que os defensores do começar numa pequenina e ir subindo de tamanho e peso estejam errados.
Parece-me é que essa abordagem estará algo desactualizada.
As motos mudaram muito ao longo dos anos.
Os pneus já não são de plástico, nem quadrados, as ciclisticas evoluiram de uma forma espantosa, travões e suspensões então nem se fala.
As motos mais comedidas e dóceis da actualidade são precisamente as turísticas e maxi-trail. As maxi-trail têm apenas a desvantagem da altura ao solo.

As físicamente pequenas são precisamente as mais exigentes em termos de condução dado o tipo de resposta de motor que apresentam.
No caso da RT ainda temos a panóplia de ajudas electrónicas que não se encontram nas mais pequenas.

Não digo que uma CBF não seja uma boa moto de iniciação, mas as turisticas de médio porte também não são nada más.

Quanto ao relato do Miguel, fez-me voltar à memória alguns episódios engraçados da minha própria iniciação. Tirei a moto do stand para a levar para o Algarve onde estava de férias com a família.
Como não queria uma rodagem de AE, sai em Setúbal e fui pel nacional. As ultrapassagens foram a primeira anedota, não dá,...ainda não dá,..., já dá.... quêêêê.. já se acabou o veículo longo!!!! :surpresa:
Ou então decidir que não dava e sair um corsazito de trás de mim passar-me a mim e ao camião e ainda lhe sobrar muito espaço. :embaraço:

Ou então achar que não cabia de maneira nehuma entre as filas de carros, desviar-me para deixar passar uma moto que buzinava atrás de mim e ver passar uma Gold Wing com espaço a sobrar por todos os lados. :embaraço: :embaraço: :embaraço:

Enfim aventuras do principiante que todos somos uma vez na vida.

Força nisso, Miguel, Jorge, kilometros e juízo é o que é preciso.

Abraços e boas curvas

Jorge Ferreira

Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça nov 07, 2006 11:52 pm 
Desligado
Iniciante

Gandalf Escreveu:

Depois descobri a Deauville, ainda com algumas dúvidas, mas acabei por comprá-la.

Hoje passados 4 anos e 78.000kms, acho que fiz a escolha certa, estas motos ensinam a conduzir (a opinião não é minha mas concordo).

Não digo que os defensores do começar numa pequenina e ir subindo de tamanho e peso estejam errados.
Parece-me é que essa abordagem estará algo desactualizada.
As motos mudaram muito ao longo dos anos.
Os pneus já não são de plástico, nem quadrados, as ciclisticas evoluiram de uma forma espantosa, travões e suspensões então nem se fala.
As motos mais comedidas e dóceis da actualidade são precisamente as turísticas e maxi-trail. As maxi-trail têm apenas a desvantagem da altura ao solo.

As físicamente pequenas são precisamente as mais exigentes em termos de condução dado o tipo de resposta de motor que apresentam.
No caso da RT ainda temos a panóplia de ajudas electrónicas que não se encontram nas mais pequenas.

Não digo que uma CBF não seja uma boa moto de iniciação, mas as turisticas de médio porte também não são nada más.

Gandalf

Tens uma má teoria , mas uma boa pratica...:bigsmile:
afinal não te vejo com nenhuma Pan (graças a Deus), RT, GS ou GT...não é a tua moto uma média cilindrada ?

e começar por uma 500 Cm2 não tem mal nenhum...
dependendo do tipo de motor que têm, as médias cilindradas são bem engraçadas...sabes bem, por experiência própria, que motores do género do teu são agradáveis de conduzir, com bom binário e boa resposta em baixas...tipo transalp, NTV, deauville...bicilindricos...
agora se me falares de 4 cilindros, a história é outra...rotativas, sem baixas, difíceis de andar devagar no trânsito da cidade, sempre a precisarem de embraiagem...

abraços

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 42 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal