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MensagemEnviado: quarta jan 01, 2014 9:48 pm 
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Boa noite
Da v/ experiencia com as 1100/1150 RT preciso de uma opinião. Tenho um BT 020 à frente que apresenta um desgaste anormal do lado esquerdo. muito acentuado mesmo.Já deve ter cerca de 9000km. O mecânico diz que o pneu é macio, e eu faço maioritariamente cidade, muitas curvas á esquerda. Tb me chamou a atenção para o facto de a suspensão, embora o amortecimento se faça praticamente todo no amortecedor central, se as bainhas estiverem descompensadas a nível de óleo este fenómeno tb se pode verificar nos pequenos ressaltos. Diz que é melhor meter um BT 021..questão de preço / qualidade. Ainda não mudei o pneu, por isso gostava da v/ opinião baseada na v/ experiência.

Abraço e boas travagens


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MensagemEnviado: quarta jan 01, 2014 11:03 pm 
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Viva, essa de curvar mais para a esquerda pode ser verdade sim senhor, mas tambem pode ser um desequilibro qualquer na mota tipo suspensão, olhe hoje não mas amanhã se quiser ja pergunto a um mecanico dos bons a opinião dele e se ja aconteceu a outros modelos


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MensagemEnviado: quarta jan 01, 2014 11:05 pm 
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( este forum não esta bom, escrevi " para a esquerda" e ele diz parágrafo e escreveu palavras em maisculas que eu não escrevi)


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MensagemEnviado: quarta jan 01, 2014 11:05 pm 
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ena pá.....que confusão


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MensagemEnviado: quarta jan 01, 2014 11:18 pm 
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Olá :smile1:
Pode realmente ser devido à suspensão. Já me aconteceu numa Varadero que perdia óleo numa das jarras e o pneu gastou-se rapidamente só dum lado.É melhor mandar verificar a suspensão.
Boas Curvas


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MensagemEnviado: quarta jan 01, 2014 11:30 pm 
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Teste ao Forum ..... :D :D


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MensagemEnviado: quarta jan 01, 2014 11:31 pm 
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( Teste :rob: ) O Ze Oliveira esta arrependido de ter trocado a Varadero pela GSA :D :D :D


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MensagemEnviado: quarta jan 01, 2014 11:32 pm 
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( Ainda não esta bom Ricardo Matias)


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MensagemEnviado: quarta jan 01, 2014 11:50 pm 
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Pode muito bem ser da suspensão, atenção a calibragem.... também pode afectar e de que maneira.
Quanto aos pneus, esse já encomendou a alma ao criador :)
Minha opinião Metzeler...


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MensagemEnviado: quinta jan 02, 2014 8:57 pm 
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Atenção Ricardo que n se pode comparar o tipo de suspensão com a Varadero.
Luís, obrigado pela sua preocupação
Vamos aguardar...mas às vezes por questão de economia ou confiarmos nos mecânicos, nem sempre se compra o mais indicado.
Abraço pra vcs


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MensagemEnviado: quarta abr 02, 2014 9:20 pm 
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Registado: segunda mar 31, 2014 4:30 pm
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Henriique Coelho Escreveu:
Boa noite
Da v/ experiencia com as 1100/1150 RT preciso de uma opinião. Tenho um BT 020 à frente que apresenta um desgaste anormal do lado esquerdo. muito acentuado mesmo.Já deve ter cerca de 9000km. O mecânico diz que o pneu é macio, e eu faço maioritariamente cidade, muitas curvas á esquerda. Tb me chamou a atenção para o facto de a suspensão, embora o amortecimento se faça praticamente todo no amortecedor central, se as bainhas estiverem descompensadas a nível de óleo este fenómeno tb se pode verificar nos pequenos ressaltos. Diz que é melhor meter um BT 021..questão de preço / qualidade. Ainda não mudei o pneu, por isso gostava da v/ opinião baseada na v/ experiência.
Abraço e boas travagens


Nas R's, e com mais evidência nas mais antigas, é bem conhecida esta característica no desgaste do pneu dianteiro. Isto, "Não é Defeito, é Feitio" e é provocado pelo efeito do momento de inercia da rotação da cambota, que ao estar colocada longitudinalmente, cria um movimento de reacção da mota para o lado. Isto faz com que o pneu da frente tenha um desgaste assimétrico dos flancos. Quem tem R's, e acelerou com a mota parada no descanso, já notou, com certeza, um movimento de inclinação para o lado. É esta "Força", sempre para o mesmo lado que provoca o desgaste acima descrito.

Relativamente às suspensões, as R's, 1100, 1150 e 1200, exceptuando a HP2, têm, felizmente para nós, suspensões dianteiras Telelever, onde as bainhas apenas servem de guias para os movimentos ascensionais da roda e de suporte às forças longitudinais provocadas pelas travagens. Não têm qualquer função no amortecimento ou suporte de carga ascensional. O óleo que elas têm serve apenas para lubrificar as peças em contacto e prevenir o seu desgaste. Esta suspensão consegue assim separar, eficazmente, as funções de amortecimento e suporte de carga, da função de transmissão das forças de travagem. Consegue assim anular, quase totalmente, o afundamento e alteração da geometria da mota em travagens fortes.

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José Morgado
R90S 1974
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MensagemEnviado: quarta abr 02, 2014 9:53 pm 
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Para além de outras razões possíveis, duas são incontornáveis e penso que as mais importantes.
Rotundas e estradas abauladas.


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MensagemEnviado: quarta abr 02, 2014 11:53 pm 
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Então, nos países onde se conduz à esquerda, o pneu dianteiro teria um desgaste maior no flanco da direita. O que não se verifica, a característica do desgaste à esquerda é constante, em todas as R's, desde sempre, em qualquer parte do mundo.

_________________
José Morgado
R90S 1974
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MensagemEnviado: quinta abr 03, 2014 1:40 pm 
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Registado: sexta mar 13, 2009 1:23 pm
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Localização: Alcochete
Se estás seguro desse argumento, tudo bem, não vou rebatê-lo.
Eu tenho uma K em que se verifica o mesmo. Penso que é comum, para além das R's e das motas com motores de cambota longitudinal.
Que as rotundas e o abaulamento característico das estradas contribuem, creio que não temos dúvidas. As diferenças poderão estar, como no caso dos pneus que duram 20K nuns e 6K noutros, nas mãos do condutor e no abaulamento que não é o mesmo nas diversas estradas. Estradas municipais em zonas chuvosas poderão fazer a diferença.


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MensagemEnviado: quarta abr 23, 2014 9:31 pm 
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Registado: sábado nov 15, 2008 12:56 am
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Tenho uma 1200 RT de 2008 e nunca notei nada disso.
O pneu da frente ultrapassou esta semana os 28900 kms, é certo que está a ficar no fim mas ainda deve dar para chegar aos 30 000kms
Será que minha "saiu com defeito"?


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