Viva
A situação no que se refere às matriculas das motos versus idas ao estrangeiro parece ser a seguinte, segundo averiguei na Net:
1 - As únicas matriculas atuais legais em Portugal são as que têm apenas letras e algarismos pretos em fundo
todo branco;
Quem tem matriculas da época em que comprou a moto pode mante-las (é o caso da minha Guzzi de 88 com matricula preta com letras brancas em massa);
2 - As que têm estrelas e o P em fundo azul a um canto são ilegais apesar de, por vezes, parecerem ser toleradas pelas autoridades (nunca fiando);
3 - Fora de Portugal temos de indicar o país de origem, na matricula (a tal ilegal por cá, eles por lá não sabem que é ilegal por cá
) ou através de um P preto em fundo oval branco colado na traseira da moto;
4 - É ilegal colar o que quer que seja nas matriculas (há quem cole no canto o tal P com estrelas em fundo azul mas ...);
5 - A matricula toda branca com algarismos e letras pretas e o P preto em fundo branco oval colado na traseira algures parece ser a única solução para não se ser multado nem cá nem fora de Portugal (ainda não testei o meu fora de Portugal (era para ter sido ontem mas os planos alteraram-se));
6 - Desconheço se existem dimensões legais para a oval branca com o P e, logo, se o meu tem as dimensões legais. Se alguém conhecer algo sobre
dimensões legais para os P a informação será bem vinda.
Que tal um abaixo assinado ou chatear-se a FMP para que esta interceda junto de quem de direito no Governo para passarem a existir matriculas legais de moto que evitem as multas em Portugal e lá fora (com o P)!
O dia do motociclista (a ser comemorado em Viana do Castelo) está quase aí que tal algo útil para muitos deles evitarem multas por conta dos P?
Nota: Não sou especialista em leis sendo a informação acima apenas uma recolha de vários locais na Net. Assumo a informação acima correta mas deve ser sempre confirmada legalmente antes de ser usada por quem quer que seja. Não me responsabilizo por qualquer multa resultante do uso da mesma.
Cumprimentos
Vítor Almeida