Data/Hora: quinta mar 28, 2024 10:05 am

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 14 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: 1100 RT para-se
MensagemEnviado: domingo set 21, 2014 8:44 pm 
Desligado
Rookie

Registado: domingo fev 08, 2009 11:12 pm
Mensagens: 71
Localização: Evora
Alguma vez vos aconteceu :
Vai-se a andar normalmente, em questão de 3 ou 4 segundos a mota perde potência , fica como se se tivesse desligado a ignição. Dá-se ao botão uma,duas, três vezes e nada. E nem vale a pena insistir. Aconteceu-me. Assistência em viagem, reboque, uma semana parada. Dei ao botão, pegou que nem um relógio. Vá de experimentar. 2 km andados e volta a fazer o mesmo. Duas horas de repouso, repete-se a operação e anda mais 1 km. Tem motor de arranque, bateria de gel carregada. Coisas estranhas : o barulho da bomba é irregular ; Aquando de ligar a ignição, o ponteiro do conta rotações estremece uns 2 segundos ate estabilizar. Ouve-se até uma espécie de sopro, como proveniente um vácuo. Avaria eléctrica? Bomba de gasolina? filtro entupido? Penso que esses componentes se encontram no deposito. Antes de começar a " descascá-la" a pouco e pouco gostaria de saber a v/ opinião.

Obrigado e boas travagens


Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: Re: 1100 RT para-se
MensagemEnviado: segunda set 22, 2014 1:11 am 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: quinta ago 29, 2013 11:44 pm
Mensagens: 19
Localização: Lx
Quantos kms tem ?? Isso aconteceu com chuva ?

Verifica o Hall-Effect-Sensor...
Já vi isso numa GS1100 e era o hall...
Bom guia do advrider
http://advwisdom.hogranch.com/Wisdom/oi ... ensors.pdf



Sent from my iPhone using Tapatalk


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: Re: 1100 RT para-se
MensagemEnviado: segunda set 22, 2014 8:41 pm 
Desligado
Rookie

Registado: domingo fev 08, 2009 11:12 pm
Mensagens: 71
Localização: Evora
Não consigo abrir o link. Tb me lembrei do hall. Penso que seja o sensor que comanda a velocidade da bomba de gasolina. A minha mota é de 1996, não sei se já tem esse sensor.
Obrigado


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: Re: 1100 RT para-se
MensagemEnviado: terça set 23, 2014 1:50 am 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: quinta ago 29, 2013 11:44 pm
Mensagens: 19
Localização: Lx
Tem tem 1100 Boxer tem hall


Sent from my iPhone using Tapatalk


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: Re: 1100 RT para-se
MensagemEnviado: quarta set 24, 2014 5:53 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: segunda fev 25, 2013 10:01 am
Mensagens: 194
Localização: Lisboa
Henriique Coelho Escreveu:
Não consigo abrir o link. Tb me lembrei do hall. Penso que seja o sensor que comanda a velocidade da bomba de gasolina. A minha mota é de 1996, não sei se já tem esse sensor.
Obrigado


Viva

O controlador da bomba de gasolina na minha mota (RT de 2007) foi-se e o resultado foi a mota não pegar nunca. Pelo que li o não pegar é o habitual. Testei, conclui que era ele e substituí-o por um novo. Ficou boa. Está descrito noutro post meu algures por aqui como fiz.

Também desconfiei que poderia ser o sensor de Hall mas felizmente não era.

Cumprimentos

Vítor Almeida


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: Re: 1100 RT para-se
MensagemEnviado: quarta set 24, 2014 11:37 pm 
Desligado
Rookie

Registado: domingo fev 08, 2009 11:12 pm
Mensagens: 71
Localização: Evora
Vitor...fiquei sem perceber se era ou não o sensor hall. E já agora...na 1100 RT de 96 onde fica situado ? Já a descasquei quase toda, estou tentado a retirar a bomba e filtro a ver se estão em condições.

Abraço


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: Re: 1100 RT para-se
MensagemEnviado: quinta set 25, 2014 2:08 am 
Desligado
Iniciante

Registado: segunda fev 25, 2013 10:01 am
Mensagens: 194
Localização: Lisboa
Henriique Coelho Escreveu:
Vitor...fiquei sem perceber se era ou não o sensor hall. E já agora...na 1100 RT de 96 onde fica situado ? Já a descasquei quase toda, estou tentado a retirar a bomba e filtro a ver se estão em condições.

Abraço


Viva

Como expliquei no post anterior, no meu caso era o controlador da bomba de gasolina. Na minha mota fica situado mesmo por cima da bomba de gasolina, onde entram os cabos por cima desta. Para testar na minha liguei os cabos diretamente à bomba sem passarem pelo controlador desta. Atenção que, no caso da 1100, não sei se pode fazer o mesmo e da mesma forma.

O sensor de Hall fica no motor como explicado no documento cujo PDF colocaram o link. É um documento muito interessante sobre sensores de Hall. Li também algures que parece que se podem comprar mais baratos algures, sem serem BMW. É questão de se pesquisar na Net.

Cumprimentos

Vítor Almeida


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: Re: 1100 RT para-se
MensagemEnviado: sexta set 26, 2014 11:37 pm 
Desligado
Rookie

Registado: domingo fev 08, 2009 11:12 pm
Mensagens: 71
Localização: Evora
Já vi no youtube onde fica o sensor Hall. Fica por detrás da polie que aciona a correia do alternador. Agora uma questão : A mota pega á 1ª, andando cerca de 2 km e depois morre. Sendo assim, se fosse o sensor, nem sequer pegaria ( suponho). Pode atribuir-se á alimentação? Tipo controlador da bomba ou filtro entupido? Logo por azar o filtro esta dentro do deposito, e com difícil acesso, assim como a bomba. Sei que não é habitual aqui discussão tão minuciosa, mas estou a evitar leva-la à oficina...( infelizmente a massa tá curta...e pior, não confio lá muito, mas se tiver de ser...). Por outro lado é sempre bom saber como as coisas funcionam. Já vi que o filtro de gasolina é metálico e encontra-se junto à bomba, dentro da lateral do depósito. Podiam ter intercalado um filtro no circuito, mais acessível, mas pronto.
Resumindo : Como pega e anda regularmente tipo 2 km ate apresentar sintomas de falta de força dentro de até uns segundos morre, como se se tratasse de falta de gasolina, daí a sensação de que possa ser corte de gasolina até à linha de injecção. Enfim...coisas de quem percebe pouco, mas com avidez de saber as causas e tentar resolver na garagem
Mais uma vez obrigado e um abraço. Vou continuar atento


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: Re: 1100 RT para-se
MensagemEnviado: sábado set 27, 2014 1:23 am 
Desligado
Iniciante

Registado: segunda fev 25, 2013 10:01 am
Mensagens: 194
Localização: Lisboa
Henriique Coelho Escreveu:
Já vi no youtube onde fica o sensor Hall. Fica por detrás da polie que aciona a correia do alternador. Agora uma questão : A mota pega á 1ª, andando cerca de 2 km e depois morre. Sendo assim, se fosse o sensor, nem sequer pegaria ( suponho). Pode atribuir-se á alimentação? Tipo controlador da bomba ou filtro entupido? Logo por azar o filtro esta dentro do deposito, e com difícil acesso, assim como a bomba. Sei que não é habitual aqui discussão tão minuciosa, mas estou a evitar leva-la à oficina...( infelizmente a massa tá curta...e pior, não confio lá muito, mas se tiver de ser...). Por outro lado é sempre bom saber como as coisas funcionam. Já vi que o filtro de gasolina é metálico e encontra-se junto à bomba, dentro da lateral do depósito. Podiam ter intercalado um filtro no circuito, mais acessível, mas pronto.
Resumindo : Como pega e anda regularmente tipo 2 km ate apresentar sintomas de falta de força dentro de até uns segundos morre, como se se tratasse de falta de gasolina, daí a sensação de que possa ser corte de gasolina até à linha de injecção. Enfim...coisas de quem percebe pouco, mas com avidez de saber as causas e tentar resolver na garagem
Mais uma vez obrigado e um abraço. Vou continuar atento


Viva

Como referi antes a minha BM é uma RT1200 de 2007. Não sei se é semelhante à sua no que toca à bomba da gasolina e ao resto.
No meu caso a mota parou e nunca mais pegou. O problema era o controlador da bomba que fica por cima da bomba de gasolina.
Testei encomendando um cabo dos EUA e ligando à bomba diretamente em vez de ligar ao controlador (retirei este). A bomba com ligação direta trabalha sempre mas pelo que li a gasolina a mais volta ao depósito.
Com a ligação direta a mota pegou bem. Como tive a certeza que era o controlador da bomba de gasolina comprei um novo, cerca de 100€, e substitui-o. Resolvi o problema.
O cabo da ligação direta anda ainda na mota para o caso do novo controlador também se despedir, sobretudo se estiver longe de casa.
No caso da minha mota, a bomba de gasolina com a ignição ligada consegue-se ouvir a funcionar se estivermos num local silencioso.

Quanto ao sensor de Hall, dado ser um sensor de posição da rotação do motor, tanto quanto me lembro, é esquisito apenas dar sinal depois de percorrida alguma distância. Mas, como referi antes, sou apenas curioso, não sou mecânico!

Se der com o "gato" conte para a gente!

Cumprimentos

Vítor Almeida


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: Re: 1100 RT para-se
MensagemEnviado: domingo set 28, 2014 11:47 pm 
Desligado
Rookie

Registado: domingo fev 08, 2009 11:12 pm
Mensagens: 71
Localização: Evora
Boa noite

Bem...a pouco e pouco lá drenei o deposito ( vi um vídeo interessante no youtube de um bacano americano) e tomei alguns cuidados. Deposito fora, abri a falange onde se encontram a bomba, fichas de ligação, e o tal filtro. Retirei o filtro e verifiquei que estava entupido, tem data de fabrico de 2004, deve ter pelo menos 50 ou 60 mil km. Não sei se seria esse o problema, mas já que está cá fora...agora é encomendar um novo sei lá onde. Este é da marca.
Agora outra questão : O filtro está depois da bomba, ou seja, não protege a bomba de impurezas.
É perfeitamente possível anulá-la e meter um filtro de passagem em local mais acessível.
Não sei se a mota funcionaria em condições, estou no plano meramente teórico. Agora o único filtro existente , logo dentro do deposito de difícil acesso...não lembra ao diabo.
Outra questão : no topo da bomba de gasolina existe uma espécie de saco de cor negra, tipo plastificado ou de fibra, que julgo ser permeável, presumindo que seja por aí que a gasolina é filtrada antes de a bomba a aspirar. Dever-se-á limpar de alguma forma? E como? O conteúdo desse saquinho parece ser uma mola que talvez sirva para abrir as paredes e evitar que se colem.
Mas fiquei curioso e, já que estamos a falar de novas descobertas, que alguém se pronuncie sobre isso. Eu gosto destas aventuras de montar / desmontar.
Sobre o sensor hall, estou esclarecido. Só espero que esteja em condições.
meus caro amigo, obrigado pelas dicas e esclarecimentos.

Vamos postando e aprendendo :D

Abraços e boas travagens


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: Re: 1100 RT para-se
MensagemEnviado: segunda set 29, 2014 12:31 am 
Desligado
Iniciante

Registado: segunda fev 25, 2013 10:01 am
Mensagens: 194
Localização: Lisboa
Viva

Várias das pessoas por aqui dizem que este site é bom para adquirir peças para as BMW: http://www.motorworks.co.uk/vlive/Shop/ ... 5_30_FA_60
Eu próprio já o consultei várias vezes para ver preços de coisas que pretendia adquirir.

Cumprimentos

Vítor Almeida


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: Re: 1100 RT para-se
MensagemEnviado: segunda set 29, 2014 10:58 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta mar 13, 2009 1:23 pm
Mensagens: 944
Localização: Alcochete
Parece que já encontraste a origem do problema.
Também já mudei os filtros das duas motas. Um de forma preventiva e antes de ir para Marrocos, aos 60k e o outro, aos 80k, porque notei que perdia potência em cruzeiro.
O processo é o que descreves. Substituis o filtro encapsulado de alumínio e desmontas e lavas o pré filtro.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: Re: 1100 RT para-se
MensagemEnviado: quarta out 01, 2014 9:06 pm 
Desligado
Rookie

Registado: domingo fev 08, 2009 11:12 pm
Mensagens: 71
Localização: Evora
Leonel, não sei a que pré-filtro te referes...o tal saquinho preto acoplado no inicio da bomba?
Seja como for, vou tentar uma aventura. Anulo o filtro encapsulado de alumínio , substituindo-o por tubo, ficando directo. Depois compro um intercalar, que vai ficar colocado possivelmente por debaixo do deposito, tendo o cuidado de ser similar em termos de débito, para que possa suportar a pressão da bomba ( suponho que 3 bar). Vou andar uns km com ela ( no bairro, claro, não fique eu a pé :bigsmile: ) . Vou tb aproveitar para substituir todos os tubos em que vou mexer, tendo o cuidado de comprar anilhas de inox ou latão para evitar oxidação)

Amigos..ideias aceitam-se...vamos fazer destes posts uma utilidade para todos.

Abraço


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: Re: 1100 RT para-se
MensagemEnviado: quinta out 02, 2014 11:47 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta mar 13, 2009 1:23 pm
Mensagens: 944
Localização: Alcochete
Sim, é esse.
Vê isto:

http://www.ibmwr.org/r-tech/oilheads/ex ... ndex.shtml

e passeia por aqui:

http://advwisdom.hogranch.com/Wisdom/

Faz a pesquisa por:
External filter BMW


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 14 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 15 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal