[font=Verdana]Para todos aqueles que têm duvidas em relação ao indice de octanas a utilizar na sua moto, aqui fica uma descrição de um artigo que li na Motojornal nº898 e que me elucidou quanto ao tipo de gasolina utilizar.[/font] Como sou consumidor fiel da Repsol, isto porque considero uma marca com prestigio e também tenho um desconto permanente de 2,5 centimos em Portugal e 1,2centimos em Espanha com o cartão solred, sem qualquer custo de utilização ou outra taxa qualquer.
Os resultados obtidos foram efectuados num banco de ensaio com uma YAMAHA YZ250F de 2005, confirmando que as diferenças sentidas a nivel prestacional, entre as diversas amostras testadas, são praticamente negligenciaveis. Se fizermos uma média aos valores de potência maxima obtidos, temos um valor aproximado de 37,4 cv, apenas menos 0,5 cv face ao melhor resultado, conseguido com a BP ultimate 100. Numa moto qualquer com características semelhantes á utilizada no teste e com um motor mais evoluido em termos técnicos e prestacionais, a diferença será de dificil percepção para o utilizador comum, que terá de desenbolsar uma quantia superior se optar pela BP Ultimate 100. Se analisar-mos as diferenças para um motor pluricilindrico, um quatro em linha de 1 litro de capacidade como da Honda 1000 RR por exemplo, poderemos dizer que haverá uma diferença de na ordem dos 2cv face á média dos valores obtidos nos combustiveis. Atenção, todos os valores correspondem a leituras obtidas com uma moto de competição, o que quer dizer que na maioria das motos que circulam no nosso país, as diferenças obtidas seriam ainda menos significativas, havendo até motores menos evoluidos tecnologicamente (refrigerados a ar, cabeças de 2 valvulas por cilindro e taxa de compressão baixa) que funcionariam de forma mais equilibrada se utilizarem apenas gasolina 95.
Mediante os resultados em baixo, parece-nos então claro que para além de garantirem excelentes resultados sob o ponto de vista prestacional, as gasolinas de 95 octanas são também uma escolha acertada, tendo em conta o preço.
Gasolinas analisadas/CV obtidos: AGIP BP CEPSA GALP REPSOL 95 - 37,5CV 95-37,1CV 95-37,2CV 95-36,6CV 95-37,5CV 98-37,8CV 100-37,9CV 98-37,1CV 98-37,6CV 98-37,2CV
Mediante estes resultados, façam as vossas analises e claro, fica ao critério de cada um que gasolina devem utilizar. Espero que isto ajude alguém, principalmente os indecisos e assim continuem a fazer muitos kms.
_________________ O nosso mundo...duas rodas!
 [font=Comic Sans MS]Um grande abraço. [color=Black][size=84][color=Black]Pedro Caldas
[/SIZE][/color] [/color][/font] http://austriatour09.blogspot.com/
|