Data/Hora: quinta jun 26, 2025 6:28 pm

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Conversa da treta.
MensagemEnviado: domingo abr 08, 2007 12:38 am 
Desligado
Iniciante

Registado: sexta mai 05, 2006 3:00 pm
O titulo é uma homenagem, a um dos mais engraçados temas, já desaparecido.
O tema é uma questão que me tem "preocupado" ao longo dos anos, e para a qual ,só agora arranjei explicação....!Não é, obviamente, uma questão importante, e digna, senão eu próprio, não escolheria, este titulo(dois paragrafos completamente inuteis, em que não se disse nada)!
Ao longo destes 33 anos de motos(como lamento só as ter descoberto aos 13....), sempre me preocupou(aram), a(s) razão(ões) que me levavam, consoante a conversa e/ou a situação, a referir-me,a este(s) nosso (s) objecto (s) de culto, de formas variadas....
Umas vezes dizia MOTA, outras dizia MOTO, outras ainda MOTOCICLO(como eram entediantes, as reuniões da: MESA DE GROSSISTAS DE MOTOCICLOS DA....).Penso que cheguei a dizer tambem MOTOCICLETA, por influencia das revistas brasileiras de MOTOS(será que ainda existe a AGRALE?).Sempre a duvida me assaltou, qual delas estaria correcta, mesmo que não me soasse tão bem?A ideia de pedir ajuda à mãe, que falava um portuguès escorreito,aprendido na região do Pais onde...." se fala o melhor português..."(COIMBRA....),caiu por terra, no dia em que lhe apresentei, orgulhosamente, a minha primeira MOTO grande(Suzuki GS 500 E de 1983), e a ouço dizer:"....muito bonita, essa motorizada...."
Finalmente, a resposta veio ter comigo, na forma de um artigo da revista "Topos e Classicos"....
Atentai:
" A palavra MOTA não existe como substantivo, mas como nome próprio.
MOTA é um abastardamento da abreviatura de MOTOCICLETA, termo de origem francesa(como tambem o é bicicleta),uma bicicleta que se move pelos seus próprios meios.A abreviatura certa é MOTO.É uma pena que a ignorancia seja como o escalracho que vai invadindo a relva.Até já nas escolas se diz MOTA, mas no nosso país a ignorancia não tem fronteiras."( IN Revista "topos e Classicos" de Janeiro de 2007,página 74).
É claro, que "burro velho já não aprende linguas...", pelo que irei de certeza continuar a dizer mal, quando disser MOTA, mas ao menos a duvida, quase existencial ,que me assolou durante estes 33 anos, já não existe(que diabo quererá dizer"escalracho"?).
Vou então, agora, procurar a resposta para a duvida do escalracho.
Mas que chatice! Já não posso...acabo de receber um pedido/ORDEM, da minha mulher, para ir buscar à garagem, a roupa de..." andar de MOTA, dela..."! Apetece-me explicar-lhe tudo o que acabei de escrever, mas acho que vou desistir....a minha mãe, já está a perguntar"...onde é que vocês vão amanha de MOTORIZADA...?Olho para o cão.Rasga,rosnando, uma página do jornal"Ocasião", encimada pelo titulo MOTOCICLOS NACIONAIS....
Desisto.

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda abr 09, 2007 6:52 pm 
Desligado
Admin.

Registado: quarta jun 07, 2006 9:37 am
Olá Mário Campos,[color=#666666] Adorei o tema desta conversa da treta!:smile: [/color]Assim, acho que devo dar o meu contributo pessoal ao assunto em questão!:fixe:
Moto: Correcto, creio que resulta de abreviatura de motociclo … e parece-me que se pode considerar uma boa forma de designarmos os nossos brinquedos.:fixe:
Mota: É claramente um apelido, nome próprio, e também serve para nós designarmos os nossos brinquedos talvez por liberdade linguística. Línguas sem liberdade, quando se apanham à solta, tas ver não é …:fixe:
Motociclo: Correcto … mas chato!:fixe:
Motocicleta: Correcto … abrasileirado ? não sei, mas na minha opinião aceita-se!:fixe:
Ferro: Já não é verdade, as nossas meninas agora são feitas de materiais mais leves. É no que dá a mania das magrezas: Anorexia! Por isso é que quando não lhes agarramos bem as orelhas voamos bem alto carago!:lol: :embaraço:
Uma opinião sobre o escalracho: relva muito usada porque cresce facilmente e pode ser pisada porque resiste bem aos impactos. Claramente não é a que se usa nos estádios …:fixe:
Finalmente, gostaria de terminar propondo mais um exercício linguístico, não digam que não sou amigo…
Como devemos designar quem anda de mota?
Motociclista ? É a minha escolha mas admito que a palavra é grandinha.:fixe:
Motard ? Galicismo descarado, algo cagão, ainda assim às vezes aceitável …:embaraço:
Motoqueiro ? Considero ofensa …:mad2:
Biker ? O suprasumo da cagança. Detesto.:mad2:
Motarde ? Estão-se a rir ? Já tenho visto escrito e ouve-se constantemente. Bom, é de uma foleirice que estala!:mad2:
Motero ? Espanhol. Muito embora nutra grande simpatia pelo país vizinho, principalmente pela sua bela rede de estradas e pelas suas donzelas que gostaríamos de apanhar na nossa rede, não uso.:fixe:
Moteiro ? Igual ou similar a motoqueiro. Considero ofensa. :mad2:
Ladrão ? É o que certos jornais fazem a opinião pública pensar … mas descansem … também os há por outros lados, por exemplo, no estado, entre os políticos.:mad2: :mad2:
Nesta altura vinha bem uma rosnadela do teu cão amigo Mário.:lol: :lol: Um grande abraço do Hans / João.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça abr 10, 2007 2:16 am 
Desligado
Iniciante

Registado: terça fev 20, 2007 12:46 am
hahahahahahaha

Excelente esta conversa da treta.

Um abraço amigos "Motards"???

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça abr 10, 2007 9:31 am 
Desligado
Experiente

Registado: terça nov 14, 2006 4:26 pm
Pessoalmente, digo MOTO.

MOTA é mais carinhoso! É para quem olha para as bichinhas e vê nos seus traços curvilíneos uma certa volúpia feminina.:lol:
Eu ás vezes até lhe faço umas festinhas...:confundido:

Quanto a mim, sou motociclista.
Às vezes também gosto de ser motoqueiro. Quando me armo em machão para a minha mulher!
"Olha só p'ro teu motoqueiro mauzão":lol: :lol: :lol:

As figuras que um gajo faz!!:blink:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça abr 10, 2007 10:48 am 
Desligado
Veterano

Registado: quarta nov 15, 2006 2:46 pm
Cláudio Cândido Escreveu:
É para quem olha para as bichinhas e vê nos seus traços curvilíneos uma certa volúpia feminina.:lol:
Eu ás vezes até lhe faço umas festinhas...:confundido:

Cá para mim ainda vais ter um processo de divorcio por adulterio :surpresa: :surpresa:

ImagemImagemImagem
Imagem

http://2w-paulao.blogspot.com/

Assunto da Mensagem: Obrigadinho!
MensagemEnviado: terça abr 10, 2007 1:42 pm 
Desligado
Iniciante

Muito agradecido pela explicação do escalracho.O "raio" do cão, não só me roeu o jornal, como ainda foi roer(talvez de "sobremesa"....), o dicionário, exactamente na zona do E...(roeu tambem o Q e um bocadinho do S).
Peço por isso ajuda, desesperado, para me dizerem, o que quer dizer"Baldar com alma"....(brincadeira, brincadeira....)!
Gostei tambem muito da "comparação" com curvas voluptuosas de....!Uma das minhas motos preferidas(não sei se ainda existe...) á a Amazonas, feita no Brasil, e com motor Wolkswagem(salvo erro...).Se a conhecem, e "falando" em termos de comparação" com as ditas "voluptuosas", acham-na parecida com quê?
Não vale dizer :"...a camarada Odete...", porque eu já disse....,ok?
Cada vez, se aprende mais, com as conversas da treta.

P.S. o cão opina que a moto é parecida com as curvas da Elisabeth Taylor de agora, pede-me para enviar cumprimentos a toda a malta da CKLT, e ....(só um momento que estou a tentar decifrar o que está a "dizer"...), sim.......como?.....Ahahahahaha....tábem, tábem...., pede com grande lata, que se tiverem jornais, dicionários, chinelos(usados),pernas de móveis que já não queiram, que mas façam chegar....!
Que vergonha,cão, que vergonha...

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça abr 10, 2007 5:00 pm 
Desligado
Veterano

Registado: sábado jan 28, 2006 2:41 am
Mas que grande tópico!!!

Quer pelo seu valor "linguistico", quer pelo forma como esta escrito, assim como a participação do Hans (:lol: bem esgalhado:lol: )...

Assunto da Mensagem: "Estamos sempre a aprender"
MensagemEnviado: terça abr 10, 2007 6:07 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: quarta mar 28, 2007 10:14 pm
Gostei do tema proposto, intitulado "conversa da treta", como o meu pai diz: "Estamos sempre a aprender" e eu hoje já aprendi alguma coisa convosco, é sempre bom poder ler estes "desabafos".....
Já agora na minha terra sempre fui MOTA e não MOTO, vou ter mais cuidado agora!
Quanto à outra palavra, na minha terra é motoqueiro (tb não gosto, mas é o k há)... aqui vou tentar arranjar um novo termo, mais apropriado.

Cmpts
Telmo Monteiro

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta abr 11, 2007 1:01 pm 
Desligado
Experiente

Mario Campos Escreveu:

P.S. o cão opina que a moto é parecida com as curvas da Elisabeth Taylor de agora, pede-me para enviar cumprimentos a toda a malta da CKLT, e ....(só um momento que estou a tentar decifrar o que está a "dizer"...), sim.......como?.....Ahahahahaha....tábem, tábem...., pede com grande lata, que se tiverem jornais, dicionários, chinelos(usados),pernas de móveis que já não queiram, que mas façam chegar....!
Que vergonha,cão, que vergonha...

O meu cão pergunta se o teu não se importa de partilhar o excedente...:bigsmile:

Ah! Caixas de DVD também servem. Principalmente se forem alugados...e cabos eléctricos, pregos, fotografias, máquinas fotográficas.............

Assunto da Mensagem: Conversa da treta...canina?
MensagemEnviado: quarta abr 11, 2007 1:52 pm 
Desligado
Iniciante

Olá Claudio! O meu cão, manda perguntar, ao teu cão, se não será melhor, registarem-se os dois, e abrirem depois um tópico com o nome, "Latidos da treta".O que é que tu achas? Eu acho mal, porque com este tipo de atitudes, começam a "ganhar peito" e qualquer dia é só reivindicações, mimos, e comportamentos "socialmente reprováveis"(fui já descobrir algumas beatas( das que fazem cinza), enterradas conjuntamente, com alguns ossos, e o boletim de vacinas, no jardim).Se estivers de acordo, cortamos ,cerce, estas "liberdades" de maneira a mante-los como...cães.Ok?
Desculpa, não te dar mais atenção, mas tenho que ir baixar drásticamente o volume do som da aparelhagem( "raça do cão", como ele gosta de ouvir o Barbeiro de Sevilha, só em altos berros).
Tchau!

P.S. Hans,amigo motociclista, a tua "lista" de cromos é exaustiva,e a tua classificação tão acertada, que mereciam um tópico à parte, sem estarem misturadas no baixo nivel, que este tem....
Fica lançado o repto, para futuras participações tuas,ok?

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta abr 11, 2007 2:17 pm 
Desligado
Experiente

Cá estão umas imagens da "sexy" Agrale.

Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.

Assunto da Mensagem: Se não fôr abusar...!
MensagemEnviado: quarta abr 11, 2007 3:24 pm 
Desligado
Iniciante

Já agora , Claudio, num consegues fotos da extrordinária Amazonas?
A Odete, ia ficar contente.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta abr 11, 2007 6:53 pm 
Desligado
Experiente

Registado: segunda jul 24, 2006 3:07 pm
Mario Campos Escreveu:
Já agora , Claudio, num consegues fotos da extrordinária Amazonas?
A Odete, ia ficar contente.

Mário nem sequer foi dificil de encontrar... Esta está à venda num site brasileiro... e tem mesmo um motor de um volkswagen 1500...:wacko: :wacko: :wacko:

Neste site tem a "história" da marca:
http://www.tmamotos.com.br/mito.html

Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.

Assunto da Mensagem: Obrigado!
MensagemEnviado: quarta abr 11, 2007 11:06 pm 
Desligado
Iniciante

Obrigado PJNogueira! O nosso amigo Claudio deve andar "ocupado" no Google, pesquizando Amazonas, mas só lhe "saiem"raparigas atléticas, vestidas de Tarzan, e com arcos e flechas.
P.S. Tinha ou não tinha razão....? Esta MOTO ,é ou não é, "linda de morrer"?

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta abr 12, 2007 10:14 am 
Desligado
Iniciante

Registado: quinta jul 27, 2006 2:25 pm
Mario Campos Escreveu:
Obrigado PJNogueira! O nosso amigo Claudio deve andar "ocupado" no Google, pesquizando Amazonas, mas só lhe "saiem"raparigas atléticas, vestidas de Tarzan, e com arcos e flechas.
P.S. Tinha ou não tinha razão....? Esta MOTO ,é ou não é, "linda de morrer"?

Eu diria que é mais "pesada de morrer" ...:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal