O titulo é uma homenagem, a um dos mais engraçados temas, já desaparecido. O tema é uma questão que me tem "preocupado" ao longo dos anos, e para a qual ,só agora arranjei explicação....!Não é, obviamente, uma questão importante, e digna, senão eu próprio, não escolheria, este titulo(dois paragrafos completamente inuteis, em que não se disse nada)! Ao longo destes 33 anos de motos(como lamento só as ter descoberto aos 13....), sempre me preocupou(aram), a(s) razão(ões) que me levavam, consoante a conversa e/ou a situação, a referir-me,a este(s) nosso (s) objecto (s) de culto, de formas variadas.... Umas vezes dizia MOTA, outras dizia MOTO, outras ainda MOTOCICLO(como eram entediantes, as reuniões da: MESA DE GROSSISTAS DE MOTOCICLOS DA....).Penso que cheguei a dizer tambem MOTOCICLETA, por influencia das revistas brasileiras de MOTOS(será que ainda existe a AGRALE?).Sempre a duvida me assaltou, qual delas estaria correcta, mesmo que não me soasse tão bem?A ideia de pedir ajuda à mãe, que falava um portuguès escorreito,aprendido na região do Pais onde...." se fala o melhor português..."(COIMBRA....),caiu por terra, no dia em que lhe apresentei, orgulhosamente, a minha primeira MOTO grande(Suzuki GS 500 E de 1983), e a ouço dizer:"....muito bonita, essa motorizada...." Finalmente, a resposta veio ter comigo, na forma de um artigo da revista "Topos e Classicos".... Atentai: " A palavra MOTA não existe como substantivo, mas como nome próprio. MOTA é um abastardamento da abreviatura de MOTOCICLETA, termo de origem francesa(como tambem o é bicicleta),uma bicicleta que se move pelos seus próprios meios.A abreviatura certa é MOTO.É uma pena que a ignorancia seja como o escalracho que vai invadindo a relva.Até já nas escolas se diz MOTA, mas no nosso país a ignorancia não tem fronteiras."( IN Revista "topos e Classicos" de Janeiro de 2007,página 74). É claro, que "burro velho já não aprende linguas...", pelo que irei de certeza continuar a dizer mal, quando disser MOTA, mas ao menos a duvida, quase existencial ,que me assolou durante estes 33 anos, já não existe(que diabo quererá dizer"escalracho"?). Vou então, agora, procurar a resposta para a duvida do escalracho. Mas que chatice! Já não posso...acabo de receber um pedido/ORDEM, da minha mulher, para ir buscar à garagem, a roupa de..." andar de MOTA, dela..."! Apetece-me explicar-lhe tudo o que acabei de escrever, mas acho que vou desistir....a minha mãe, já está a perguntar"...onde é que vocês vão amanha de MOTORIZADA...?Olho para o cão.Rasga,rosnando, uma página do jornal"Ocasião", encimada pelo titulo MOTOCICLOS NACIONAIS.... Desisto.
|