Data/Hora: sábado jun 28, 2025 7:41 pm

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: terça abr 24, 2007 10:17 am 
Desligado
Iniciante

Registado: sábado jul 08, 2006 10:16 pm
Passo a transcrever um mail que enviei hoje para a GNR, no seguimento de uma operação stop efectuada na AE do sul, na fila para a Pt.25de Abril:

Hoje perdi toda a minha admiração pela brigada de trânsito da GNR. A BT, pensava eu, era uma força que tinha como principal objectivo a segurança dos utentes das vias de circulação, ainda que isso levasse por vezes os seus membros a colocarem o bom senso acima da lei, quando as situações assim o justificavam, de forma a garantir a tão aclamada segurança rodoviária.

Neste momento, e se estas minhas humildes palavras não forem “parar a saco roto”, tal como o é a preocupação com a segurança que hoje me foi demonstrada pela BT... um “saco roto”, dizia eu, se alguém por um mero acaso ler estas palavras deve neste momento estar a perguntar “Porquê toda esta desilusão?”, bem toda esta amargura e desilusão tem a ver com a operação stop efectuada hoje na auto-estrada do sul, sentido sul-norte, mesmo na zona da fila para a Ponte 25 de Abril, em que os principais, se não únicos, visados eram os utentes de motociclos que circulavam na berma simplesmente por aí ser mais seguro circular do que andar a fazer “gincana” no meio de uma fila de carros com 5 km, conduzidos por automobilistas que mudam constantemente de fila, que ao fim de estarem 10 minutos parados já não estão nada atentos à condução... lêem, telefonam, jogam no telemóvel... enfim, um manancial de atitudes que levam à desatenção da condução e, consequentemente, à desatenção da possibilidade de circularem entre eles motociclos.

Pois, é verdade, podem argumentar que também não se deve andar a passar pelo meio dos carros em situação de fila parada numa auto-estrada, podem dizer que devíamos, nós motociclistas, seguir ordeiramente na fila, mas só diz isso quem não sabe o que é conduzir um motociclo a parar e arrancar durante 5km, ao fim dos primeiros 500 metros, já não há punho que aguente tanto trabalhar da embraiagem, só resta mesmo a berma, ou a “gincana”, logicamente, opta-se pela mais segura…. a berma.

Eu sei que a lei não prevê, ou não permite, que se circule na berma da auto-estrada, mas, meus senhores, o bom senso deve prevalecer acima da lei, somos pessoas, com capacidade de distinguir o bem do mal, as situações que apesar de legisladas de uma forma, têm como alvo a generalidade dos caso, que é, não haver fila parada na auto-estrada e aí, sim, aí faz todo o sentido que não se circule pela berma.

Agora, gostava de deixar outra pergunta no ar, o que é que eu, ou qualquer outro utente do auto-estrada do sul, é menos que os Sr. Agentes que passam diariamente em carros descaracterizados, acedem os pirilampos e eles aí vão pela berma, vão me dizer que todos os dias hà uma dezena de carros descaracterizados que vão em missão de urgência? Não, essa não engulo, são simplesmente Srs. que por poderem circular impunemente na berma se deixam ficar mais meia hora na cama, simplesmente porque estão acima da lei.

Volto a repetir, hoje perdi toda a minha admiração pela brigada de trânsito da GNR.

P.S. Fiquem atentos a possíveis acidentes nos próximos dias com motociclistas que circulam no meio da fila de trânsito da auto-estrada do sul.... os únicos responsáveis são, ironicamente, aqueles que tanto proclamam a segurança rodoviária dos cidadãos...

[email="jaspinheiro@hotmail.com"]jaspinheiro@hotmail.com[/email]

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça abr 24, 2007 10:36 am 
Desligado
Iniciante

Registado: sexta out 06, 2006 11:25 pm
Sem querer desvalorizar a tua indignação, a mim já me aconteceu, entre a saída da ponte e Alcântara, apanhei um carro da GNR que estava na fila parado. Quando me viram a aproximar pela berma, encostaram à minha frente, e fizeram-me sinal para parar. Eu parei ao lado do condutor e este, com um ar muito sério apenas me chamou a atenção que não podia circular ali, tinha que ir para o meio da fila. Eu pedi desculpas (devemos ser sempre educados!) e segui viagem sem mais problemas (mas na gincana metro a metro)...

O que te aconteceu a ti acho que é o vulgarmente conhecido "caça à multa", o que é sempre uma injustiça, porque nessas alturas o que conta é o lucro e não o bom-senso.

Fizeste bem em mostrar a tua indignação!

[/color]"De carro aprecia-se a paisagem, de moto faz-se parte dela."
............................................................
Feijó - Almada
Honda Pan European
STX 1300 ABS Silver
G.A.P.E.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça abr 24, 2007 3:55 pm 
Desligado
Admin.

Registado: quarta jun 07, 2006 9:37 am
Há muito que estou desenganado relativamente às boas intenções das nossas autoridades...:huh:
Respeito no entanto os profissionais sérios e bem formados que também lá os há, mas, de um modo geral, as cenas são deste tipo e por vezes até piores.:mad2:
Também deve ter muito a ver com as orientações que vêm de cima ...
Enfim, uma lástima.
Hans

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça abr 24, 2007 4:07 pm 
Desligado
Rookie

Registado: quarta fev 21, 2007 1:04 pm
Só uma dúvida...

Eles hoje MULTARAM mesmo o pessoal que ia pela berma?

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça abr 24, 2007 4:21 pm 
Desligado
Guru CKLT

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Comigo já se passou o mesmo na AE de Cascais mas só que eu não fui multado porque ao ver a brigada com o pessoal das motas parado meti-me para o meio da fila e passei sem ser apanhado,.
Mas o que eu reparei foi que o pessoal ao ver a brigada continuava pela berma atá ao carro da BT, como se fosse natural andar pela berma. eles só tinham que os mandar encostar, todos aqueles que como eu se meteram para dentro das filas não tiveram qualquer problema e fomos 2 ou 3 .O pessoal tambem abusa um bocado....
penso eu de que.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça abr 24, 2007 7:16 pm 
Desligado
Experiente

Registado: terça abr 25, 2006 10:28 pm
É de facto estranho o que tenho estado a ler, já que eu sempre que vou para Lisboa e existem bichas de tráfego, o que é frequente, vou sempre pela berma.

Algumas vezes está a brigada junto do seu carro parada na berma e eles próprios através de gestos indicam para prosseguir chegando mesmo a desviar-se ao que eu sempre agradeço com gesto adequado.

É óbvio que me aproximo devagar e com cautela demonstrando assim que sei que não tenho direito a ir por ali.

Também já aconteceu eu ir a aproximar-me devagar, próximo das autoridades e passar por mim uma moto, em velocidade, e ir direito aos agentes como se eles é que tivessem que desviar-se.

Enfim às vezes pagam uns por causa dos outros, ou não será?

Um abraço

BMW R90S [SIZE="1"]de 1975[/SIZE]
'' ''' '' R60/5 [SIZE="1"]de 1972[/SIZE]
'' ''' '' R25/3 [SIZE="1"]de 1955[/SIZE]

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça abr 24, 2007 9:32 pm 
Desligado
Iniciante

Hans Freitass Escreveu:
Há muito que estou desenganado relativamente às boas intenções das nossas autoridades...:huh:
Respeito no entanto os profissionais sérios e bem formados que também lá os há, mas, de um modo geral, as cenas são deste tipo e por vezes até piores.:mad2:
Também deve ter muito a ver com as orientações que vêm de cima ...
Enfim, uma lástima.
Hans

Hans, tens toda a razão e eu não referi isso no meu post, a minha "revolta" não é contra os agentes da autoridade que estavam a levar a efeito esta operação, deles nada tenho a dizer, até pelo contrário, em dias "normais", e eles estão lá todos os dias, até se desviam para nos darem passagem, desde que o façamos com o devido respeito, ou seja devagar. Faço este trajecto à cinco anos quase diariamente e é raro o dia em que os Srs. agentes da autoridade não estejam lá, na berma, e nunca fui multado, hoje, alguém acima deles acordou mal disposto e deu-lhes ordens nesse sentido.... multem tudo que mexa e circule na berma.

Provavelmente quem deu essa ordem será um daqueles Srs. que passam diariamente na berma em carros descaracterizados com os pirilampos acesos no "tabelier" do carro e em que a unica urgência que têm deve ser chegar a horas de beber o café da manhã antes de começarem a trabalhar.... é contra quem deu a ordem e desconhece, provavelmente, a realidade do trânsito que eu estou "revoltado" e não contra os agentes que estão lá diariamente e contra os quais nada tenho a dizer.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça abr 24, 2007 9:34 pm 
Desligado
Iniciante

madpaty Escreveu:
Só uma dúvida...

Eles hoje MULTARAM mesmo o pessoal que ia pela berma?

Yap, multaram mesmo 60€, pagos no momento do "consumo" :confundido:
E eu que estava quase a poder usar a berma por uso capião, já lá vão 5 anos, só faltavam mais uns 15 :bigsmile:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça abr 24, 2007 9:37 pm 
Desligado
Iniciante

Antonio José Costa Escreveu:
Comigo já se passou o mesmo na AE de Cascais mas só que eu não fui multado porque ao ver a brigada com o pessoal das motas parado meti-me para o meio da fila e passei sem ser apanhado,.
Mas o que eu reparei foi que o pessoal ao ver a brigada continuava pela berma atá ao carro da BT, como se fosse natural andar pela berma. eles só tinham que os mandar encostar, todos aqueles que como eu se meteram para dentro das filas não tiveram qualquer problema e fomos 2 ou 3 .O pessoal tambem abusa um bocado....
penso eu de que.

Pois, tens toda a razão, e eu também continuei pela berma, mesmo vendo o carro da brigada e muitas motos paradas, simplesmente porque é "normal" passarmos ali diariamente com a presença da brigada e sem qq. problema. A princípio até julguei que tinha sido algum acidente com uma moto, nunca me passou pela cabeça que estivessem a multar.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta abr 26, 2007 8:27 am 
Desligado
Rookie

Registado: quarta fev 21, 2007 1:04 pm
Bolas... Tou a ver que ter a mota avariada já me fez poupar 60 euros! :blink:

José Pinheiro Escreveu:
hoje, alguém acima deles acordou mal disposto e deu-lhes ordens nesse sentido.... multem tudo que mexa e circule na berma.

Pelo que li noutro forum, as ordens foram dadas por um tenente que até estava no local (muito mal humorado, ao que parece) e os outros GNR limitaram-se a cumpri-las, embora também não concordassem.

Soube também que o dito senhor é novo da GNR e é provável que volte a repetir a "gracinha". De qualquer forma, o local onde eles se colocam para esta operação STOP será sempre o mesmo: A SEGUIR A CURVA LOGO DEPOIS DA PRIMEIRA PONTE DO FEIJÒ DE QUEM VEM NO SENTIDO SUL/NORTE.

Por isso, pessoal... o melhor é prevenir e sair da berma antes de se dar a curva e confirmar que eles não estão lá de novo.:idea:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta abr 26, 2007 2:12 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: terça abr 18, 2006 12:40 pm
Caros Amigos,

infelizmente circular pela berma é proibido bem como circular tipo "gincana" por meio dos automoveis parados.
Infelizmente a realidade é esta, na teoria se o transito está parado o motociclista deve permanecer parado atrás dos enlatados também:blink: .

Não digo que não circulem desta forma, pois eu também circulo!!!

Não fiquem é admiriados e/ou chocados se forem multados ou se até algum dia tiverem um acidente e forem dados como culpados:mad2: mesmo não tendo culpa...

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta abr 27, 2007 1:46 am 
Desligado
Experiente

Registado: terça out 10, 2006 12:30 pm
Antonio José Costa Escreveu:
Comigo já se passou o mesmo na AE de Cascais mas só que eu não fui multado porque ao ver a brigada com o pessoal das motas parado meti-me para o meio da fila e passei sem ser apanhado.

Exactamente, concordo com isso!

Passar pela polícia indo pela berma é sinal de desrespeito...

Passo a explicar: Imaginem que vai alguém de moto pela berma, passa pelo polícia (poucos anos de serviço por sinal) e ele compreende e não diz nada! Só que, e para seu azar, andava um carro à paisana com um chefe desse polícia... Tão a imaginar quem se iria lixar, né? Por isso, nem sempre são quem multa que tá por detrás disto...

Não quero de todo defender a polícia, também já me chateei com alguns! Só que lembrem-se que quem nunca saiu da secretária por vezes tem mais a ver com isto que os que estão no terreno.

Quando vou pela berma e vejo a polícia, meto-me no meio dos carros e ainda não tive problemas,
Também já ultrapassei filas com linha contínua e me deparei com o carro deles sem me aperceber: a reacção deles tem sido séria, mas deixaram-me passar sempre com avisos e muita humildade minha...

Que o bom senso mútuo prevaleça!:idea:

'02 BMW R1150 GS Adventure
[color=Orange]'03 KTM LC8 950 Adventure S

[/color]

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça mai 08, 2007 11:32 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: quarta jul 19, 2006 6:16 pm
Luís Caetano Escreveu:
.........
Passo a explicar: Imaginem que vai alguém de moto pela berma, passa pelo polícia (poucos anos de serviço por sinal) e ele compreende e não diz nada! Só que, e para seu azar, andava um carro à paisana com um chefe desse polícia... Tão a imaginar quem se iria lixar, né? Por isso, nem sempre são quem multa que tá por detrás disto...
................

Pior que o "chefe" é haver um ou dois automobilistas a ver e a entenderem que "podem" fazer o mesmo. Com que moral é que as autoridades poderiam autuar um enlatado depois de deixarem passar uma moto mesmo à descarada.

Se nos enfiar-mos no meio dos carros, ficamos nós com a fama do "espertinho que se safou" em ves de deixar-mos as autoridades com a fama de terem dois pesos e duas medidas.

Já fui parado na berma da A5, limitaram.se a verificar os documentos e esticar a conversa enquanto o automobilista que ia à minha frente estava a ser multado.

Convém que facilitemos a vida a quem no-la facilita, ou seja, termos o cuidado de não colocar as autoridades em cheque, perante os restantes utentes da via.

Abraços

Jorge Ferreira

Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta mai 09, 2007 11:20 am 
Desligado
Veterano

Registado: segunda abr 17, 2006 9:07 am
Não tenho queixas em relação à autoridade. Com trânsito venho sempre pela berma, mas ao passar por um carro patrulha, saio imediatamente da berma em sinal de respeito. Nunca me disseram nada.

Já aconteceu inclusívé, na cidade, chamarem a atenção a um enlatado para facilitar a passagem da minha mota, estando esta a circular no meio dos carros.

Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mai 10, 2007 2:11 am 
Desligado
Iniciante

Registado: quarta jul 19, 2006 6:16 pm
Viva

Ainda hoje (ontem) de manhã na A5 pude assistir a uma das tais situações de falta de respeito que podem levar a que se perca a habitual tolerância da BT.

Como acontece com alguma frequência, estava uma patrulha da BT no sentido Cascais->Lisboa depois da AS junto à saída para Caxias/Queijas.

Eu e mais 4 ou 5 companheiros enfiá-mo-nos no meio dos carros assim que os avistámos, ainda antes do viaduto.
Ainda estou a posicionar-me no meio dos carros quando ouço e depois vejo uma "fruta da época" com um escape "pouco silencioso" a andar na berma completamente largado (bem acima dos 100) e direitinho à posição da BT.
Só tive pena de não ter visto a reacção dos agentes, mas os cuidados com a minha segurança eram mais importantes que matar a curiosidade.

Com coisas destas é óbvio que até o mais compreensivo e tolerante dos agentes é obrigado a agir.

Abraçso

Jorge Ferreira

PS: Eu sei que não sou própriamente um grande exemplo para ninguém, mas também não abuso desta maneira

Imagem

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal