Passo a transcrever um mail que enviei hoje para a GNR, no seguimento de uma operação stop efectuada na AE do sul, na fila para a Pt.25de Abril: Hoje perdi toda a minha admiração pela brigada de trânsito da GNR. A BT, pensava eu, era uma força que tinha como principal objectivo a segurança dos utentes das vias de circulação, ainda que isso levasse por vezes os seus membros a colocarem o bom senso acima da lei, quando as situações assim o justificavam, de forma a garantir a tão aclamada segurança rodoviária. Neste momento, e se estas minhas humildes palavras não forem “parar a saco roto”, tal como o é a preocupação com a segurança que hoje me foi demonstrada pela BT... um “saco roto”, dizia eu, se alguém por um mero acaso ler estas palavras deve neste momento estar a perguntar “Porquê toda esta desilusão?”, bem toda esta amargura e desilusão tem a ver com a operação stop efectuada hoje na auto-estrada do sul, sentido sul-norte, mesmo na zona da fila para a Ponte 25 de Abril, em que os principais, se não únicos, visados eram os utentes de motociclos que circulavam na berma simplesmente por aí ser mais seguro circular do que andar a fazer “gincana” no meio de uma fila de carros com 5 km, conduzidos por automobilistas que mudam constantemente de fila, que ao fim de estarem 10 minutos parados já não estão nada atentos à condução... lêem, telefonam, jogam no telemóvel... enfim, um manancial de atitudes que levam à desatenção da condução e, consequentemente, à desatenção da possibilidade de circularem entre eles motociclos. Pois, é verdade, podem argumentar que também não se deve andar a passar pelo meio dos carros em situação de fila parada numa auto-estrada, podem dizer que devíamos, nós motociclistas, seguir ordeiramente na fila, mas só diz isso quem não sabe o que é conduzir um motociclo a parar e arrancar durante 5km, ao fim dos primeiros 500 metros, já não há punho que aguente tanto trabalhar da embraiagem, só resta mesmo a berma, ou a “gincana”, logicamente, opta-se pela mais segura…. a berma. Eu sei que a lei não prevê, ou não permite, que se circule na berma da auto-estrada, mas, meus senhores, o bom senso deve prevalecer acima da lei, somos pessoas, com capacidade de distinguir o bem do mal, as situações que apesar de legisladas de uma forma, têm como alvo a generalidade dos caso, que é, não haver fila parada na auto-estrada e aí, sim, aí faz todo o sentido que não se circule pela berma. Agora, gostava de deixar outra pergunta no ar, o que é que eu, ou qualquer outro utente do auto-estrada do sul, é menos que os Sr. Agentes que passam diariamente em carros descaracterizados, acedem os pirilampos e eles aí vão pela berma, vão me dizer que todos os dias hà uma dezena de carros descaracterizados que vão em missão de urgência? Não, essa não engulo, são simplesmente Srs. que por poderem circular impunemente na berma se deixam ficar mais meia hora na cama, simplesmente porque estão acima da lei. Volto a repetir, hoje perdi toda a minha admiração pela brigada de trânsito da GNR. P.S. Fiquem atentos a possíveis acidentes nos próximos dias com motociclistas que circulam no meio da fila de trânsito da auto-estrada do sul.... os únicos responsáveis são, ironicamente, aqueles que tanto proclamam a segurança rodoviária dos cidadãos...
_________________ F650GS (2002) - 105.000Km and counting...
[font=Verdana]Deixem-se guiar pelo prazer da viagem e não pela ânsia da chegada![/font]
[email="jaspinheiro@hotmail.com"]jaspinheiro@hotmail.com[/email]
|