Data/Hora: sábado jun 21, 2025 11:21 am

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 39 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jun 15, 2007 11:25 am 
Desligado
Iniciante

Registado: quarta jul 19, 2006 6:16 pm
Pedro Cabral Escreveu:
.............. em versão STREET-LEGAL ou seja de acordo com todas as normas de circulação!..................

Hummmm "...todas...", mesmo todas?

Pedro Cabral Escreveu:
Já o meu Akra quando o tiver em incursões Off-Road tenciono tirar a peça que o abafa e torna s-legal, para sentir o poder do Boxer no seu melhor!!! :bigsmile:

Tens mesmo a certeza que é o seu melhor?
Ou é só mesmo o efeito psicológico de som?

Um escape bem desenhado pode dar uma boa ajuda à performance do motor, da mesma maneira que um mal desenhado pode dar cabo de tudo.

Que os catalizadores roubam alguma potência, é mais que sabido, mas uma vez retirado este, não sei até que ponto é que há algo a ganhar com um escape mais livre.

É que sendo assim o melhor mesmo é deixar só as curvas.

Uma coisa é certa os escapes livres por regra tornam os motores mais pontudos, o mesmo que qualquer um nota num carro quando tem o escape roto, aparece uma faixa estreita de regime em que efectivament o motor responde melhor, mas fora desta responde pior, ou seja lá se vai a elasticidade.

Por acaso gostava de poder comparar umas curvas de medida num banco de potência entre a versão de origem e estas opções. Se alguém tiver acesso a isso que coloque aqui. Mas nada de números do fabricante dos escapes que esses são sempre tendenciosos, prefiro as medições independentes.

Abraços

Jorge Ferreira

Imagem

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jun 15, 2007 11:27 am 
Desligado
Iniciante

luisvic Escreveu:
Ó]Imagem[/URL]

O que interessa é o som pá, o som. ImagemImagemImagem

Quanto ao resto................Imagem.

Falando agora a sério, quando montei o AKRAP na minha GS tinha duas opcções, uma com e outra sem catalizador. Optei pelo primeiro, mesmo não sendo o som tão..............como se diz..............racing? Imagem

Pois pois.

Estás a ver, eu sou um chato, mas tu fizeste a mesma opção que eu teria feito. :fixe:

Afinal estamos de acordo. :lol:

Quanto ao resto, eu até gosto de uma boa diferença de opiniões. Costuma dizer-se que da "discussão nasce a luz", ou não é assim.

Abraços

Jorge Ferreira

Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jun 15, 2007 11:46 am 
Desligado
Veterano

Registado: segunda abr 10, 2006 11:56 am
Espero que tenhas percebido bem o sentido da minha frase "Ó Jorge és um chato pá".

No caso da minha GS, a alteração do escape de origem pelo Akrap teve como consequência um aumento (quase irrisório) da taxa de compressão e um aumento de 8 cv.

http://pescacomamostras.net

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jun 15, 2007 12:13 pm 
Desligado
Iniciante

luisvic Escreveu:
Espero que tenhas percebido bem o sentido da minha frase "Ó Jorge és um chato pá".

Claro que percebi Luís.:bigsmile:

luisvic Escreveu:
No caso da minha GS, a alteração do escape de origem pelo Akrap teve como consequência um aumento (quase irrisório) da taxa de compressão e um aumento de 8 cv.

Agora é que não percebi! :surpresa:

Aumento da taxa de compressão???

Mas afinal alteraste o escape ou a cambota?

Abraços

Jorge Ferreira

Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jun 15, 2007 12:54 pm 
Desligado
Veterano

Gandalf Escreveu:
Claro que percebi Luís.:bigsmile:

Agora é que não percebi! :surpresa:

Aumento da taxa de compressão???

Mas afinal alteraste o escape ou a cambota?

Abraços

Jorge Ferreira

Pois, não sei. Deixo isso para os Engºs Mecânicos. Mas o que é certo é que na medição da máquina acusou um aumentro de 0.018 na taxa de compressão.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jun 15, 2007 12:57 pm 
Desligado
Experiente

Registado: terça out 10, 2006 12:30 pm
luisvic Escreveu:

8cv???:surpresa:

Luís, como é que uma simples panela pode aumentar 10% da potência do motor???:notrust:

'02 BMW R1150 GS Adventure
[color=Orange]'03 KTM LC8 950 Adventure S

[/color]

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jun 15, 2007 1:10 pm 
Desligado
Experiente

Gandalf Escreveu:
Viva

Tudo certo mas.....

Mas a sonda sózinha não faz lá grande coisa.
Ajuda a centralina a regular a mistura, mas não passa daí.

A minha questão é sobre o CO que devia ser neutralizado pelo catalizador a sem este é libertado na atmosfera.

Quanto ao "street legal", pelo que tenho visto por aí essa expressão é utilizada pelos fabricantes de escapes para distinguir os escapes só de pista dos utilizáveis na via pública.

E então? Também não há motos de pista que se podem utilizar na via pública? Actualmente todas as R's são assim...
Citar:
Mas por norma trata-se apenas de uma mera avaliação dos níveis de ruído.

Nunca vi nenhum mostrar que o seu escape "xpto", mesmo "street legal", respeita as normas de emissões.

Aliás este é um capítulo em que os fabricantes europeus ainda estão muito atrasados em relação aos japoneses.

Pudera, eles também são mais que as mães. A densidade populacional deles nada tem a ver com a nossa...

Citar:
Como é sabido as normas quanto a emissões na CE estão a ser implementadas de forma gradual, neste momento está em vigor a norma de nível II, prevendo-se a entrada em vigor do nível III (mais restritivo) dentro de aproximadamente 2 anos.
Por exemplo as motos Honda comercializadas em 2002, estando em vigor a norma de nível I na CE, já respeitavam o nível II (caso da minha).
Desde 2003 que as motos Honda respeitam a norma de nível III que ainda não entrou em vigor.

Isto sim são é preocupação ambiental.

Sem dúvida! Mas como li no outro tópico, "não vamos ser mais papistas que o Papa"!

Claro que o ideal era as motos serem ainda mais amigas do ambiente!

Mas então porque é que em vez de irmos fazer umas curvas naquela estrada espectacular, naquela montanha, dar gaz para a AE, ou simplesmente dar uma volta sem motivo especial, não vamos calçar umas sapatilhas e damos antes uma volta a pé num qualquer dos imensos parques protegidos que temos?

Acho que acima de tudo temos de ter em conta o razoável da questão...

[/color]

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jun 15, 2007 1:20 pm 
Desligado
Experiente

Gandalf Escreveu:
Viva

A minha referência a inspecções tem apenas a ver com a questão dos níveis de emissões poluentes, é que sem catalizador não vais cumprir as normas em vigor a esse respeito.
Acredito plenamente que esses escapes passem na medição de ruído numa operação stop, mas e se eles se lembram de medir as emissões?

Além do mais, "legal" não é sinónimo de "saudável".
Por mim gosto de poder chegar a casa ás 2 ou 3 da matina sem anunciar essa chegada á vizinhança toda, ou sair numa madrugada de sábado ou domingo sem estragar a soneca extra do fds a ninguém.
Já tive por aí vizinhos com escapes barulhentos e sei bem a irritação que me causavam, pelo que evito "fazer aos outros o que não gosto que me façam a mim".

Acredito, mas não é o caso! Porque a moto continua relativamente silenciosa, em baixos regimes pouco se nota, e porque é como se não tivesse vizinhos...:lingua:

Citar:
Isto tudo não quer dizer que tenha alguma coisa contra as motos, antes pelo contrário, andar de moto em detrimento do automóvel, é inerentemente uma actividade ecológica, especialmente se feito numa base diária.
Basta pensar nas diferenças de consumo de combustível, especialmente quando se está a gastar para não ir a lado nenhum (engarrafamentos) e na menor quantidade de detrítos, óleos e pneu, que as motos deixam na via pública.

Apenas sou da opinião que devemos pesar bem o que fazemos quando nos pomos a alterar um veículo. Eu também gosto de umas bufadeiras com um som à maneira........mas,.....a que preço?

Eu sou dos que anda todos os dias!

O preço é muito relativo... Então porque não compramos todos uma Maxi-Scooter em vez de uma Maxi-Touring?? Não fariam a mesma tarefa com menos poluição??

[/color]

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jun 15, 2007 1:31 pm 
Desligado
Experiente

Gandalf Escreveu:
Tens mesmo a certeza que é o seu melhor?
Ou é só mesmo o efeito psicológico de som?

E não é o suficiente??

Porquê que as pessoas compram Ducatis ou Harley's?
Racionalmente, acho que ninguém as compraria...

Citar:
Um escape bem desenhado pode dar uma boa ajuda à performance do motor, da mesma maneira que um mal desenhado pode dar cabo de tudo.

Que os catalizadores roubam alguma potência, é mais que sabido, mas uma vez retirado este, não sei até que ponto é que há algo a ganhar com um escape mais livre.

Claro que sim!
Um escape completo Remus ou Akrapovic ou outro, funciona muito melhor completo do que só parte dele.

Citar:
É que sendo assim o melhor mesmo é deixar só as curvas.

Uma coisa é certa os escapes livres por regra tornam os motores mais pontudos, o mesmo que qualquer um nota num carro quando tem o escape roto, aparece uma faixa estreita de regime em que efectivament o motor responde melhor, mas fora desta responde pior, ou seja lá se vai a elasticidade.

Eu sei! Desde os 12 anos que tinha carros (relativamente em fim de vida) para desfrutar (acabar com eles) e tirava-lhes todo o escape. Ficavam os gases a sair directamente do motor. Para quem quer andar rápido, fica melhor, até porque se tem uma sensação de controlo muito melhor.
Claro que era um atentado ecológico, mas onde isso já vai...

Citar:
Por acaso gostava de poder comparar umas curvas de medida num banco de potência entre a versão de origem e estas opções. Se alguém tiver acesso a isso que coloque aqui. Mas nada de números do fabricante dos escapes que esses são sempre tendenciosos, prefiro as medições independentes.

Se arranjares, coloca aqui, pois também tenho curiosidade.

[/color]

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jun 15, 2007 1:36 pm 
Desligado
Experiente

Gandalf Escreveu:
Quanto ao resto, eu até gosto de uma boa diferença de opiniões. Costuma dizer-se que da "discussão nasce a luz", ou não é assim.

Exactamente!;)
Pena não haver por cá mais destes temas...:rolleyes2:

[/color]

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jun 15, 2007 1:42 pm 
Desligado
Experiente

luisvic Escreveu:
Falando agora a sério, quando montei o AKRAP na minha GS tinha duas opcções, uma com e outra sem catalizador. Optei pelo primeiro, mesmo não sendo o som tão..............como se diz..............racing? Imagem

E notaste alguma diferença prática?
No som, não deve ter feito grande diferença, e no punho?

Sei de quem já experimentou tirar o cat e deixar o escape, vice-versa e trocar tudo. A conclusão foi que a diferença de comportamento estava mesmo no cat!

Citar:
Pois, não sei. Deixo isso para os Engºs Mecânicos. Mas o que é certo é que na medição da máquina acusou um aumentro de 0.018 na taxa de compressão.

Fizeste teste no final? Foi aí que viste a diferença de potência?

[/color]

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jun 15, 2007 1:52 pm 
Desligado
Veterano

O teste foi efectuado na máquina da Motomil e os resultados estão impressos. 8 CV.

Quanto ao som, há uma ligeira diferença, um pouco mais profundo, quanto ao resto a diferença que notei provávelmente foi sugestão.

Quanto à questão do Gandalf com a taxa de compressão, provávelmente será erros de leitura, visto que esta é uma relação entre volumes dentro do cilindro, não tendo nada a ver com o resto.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jun 15, 2007 2:05 pm 
Desligado
Experiente

8cv... espectáculo! Não imaginava que o ganho fosse tanto...
Na nossa moto representa 10% mais de potência!:smile:

Já agora, viste a potência à roda?
Quantos cvs tem a GS de origem no banco de potência?

[/color]

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jun 15, 2007 2:58 pm 
Desligado
Experiente

jpmealha Escreveu:
Eu adoro o som que a mota do Luis Pereira produz! E do Zé Cruz.

Para o ano, se tudo correr como planeado, quando tiver a minha segunda montada, quase certamente uma boxer, o Remus vai ser a primeira coisa que comprarei...

Mas se queres ouvir um Boxer com toda a pujança sem qualquer tipo de restrição, tens de passar no CNV e fica atento a uma moto que tem um trabalhar espectacular e diferente de todas as outras... é a BMW R75 do Joca da Motorrad nas corridas das clássicas!:bigsmile:
Dá gosto ouvir aqueles 2 megafones! Parece aquele Porsche um bocado feio de 4 cil que também tem motor atrás... acho que é o 914.:blink:

[/color]

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jun 15, 2007 5:04 pm 
Desligado
Iniciante

[quote="luisvic"]O teste foi efectuado na má]

Possivelmente pode ser uma alteração da pressão final e não da taxa de compressão.

Um escape diferente implica normalmente uma diferença na exaustão.
Se o cilindro não for tão bem esvaziado dos gases queimados como era anteriormente (menor eficiência de exaustão), os restos que lá ficam podem criar uma pressão interna, inicial e final superior, mas não uma diferença de taxa de compressão.

Por acaso este aumento da pressão interna pode até ajudar a dar mais uns pózinhos na potência.

Abraços

Jorge Ferreira

Imagem

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 39 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal