Caros Luís Vicêncio,
Infeliz e inexplicavelmente, tenho assistido a uma conflituosidade unilateral, entre a BMWCKLT e o BMW Motoclube Portugal. Na minha qualidade de Presidente da Direcção deste Clube, perante esta infeliz situação, vejo-me na obrigação e no dever, de esclarecer alguns pontos:
- O BMW Motoclube Portugal, é uma instituição sem fins lucrativos, criada há 15 anos, por um grupo de amigos, proprietários de motos BMW; - O BMW Motoclube Portugal, foi constituído por escritura pública, tem estatutos legais, cartão de contribuinte, sócios e órgãos sociais; - Passaram até hoje pelo BMW Motoclube Portugal, mais de 1.000 sócios, proprietários de motos BMW, de todos os cantos do País, de todos os estratos sociais; de todas as idades; - O BMW Motoclube Portugal, é reconhecido pela BMW AG; é membro (com quotas anuais) do BCE – BMW Clube Europa, única entidade oficial da BMW que autoriza a utilização legal e oficial do logo BMW; - Os Órgãos Sociais do Clube, são compostos por onze elementos, que constituem a sua Direcção, Conselho Fiscal e Mesa da Assembleia-Geral. Os seus membros, são pessoas singulares, adultas, sérias, e que prestam o seu serviço graciosamente; - Os seus estatutos, as suas contas e a actividade da Direcção, são discutidos e aprovados anualmente em Assembleia-Geral pelos seus sócios; - Os membros dos Órgãos Sociais, estão privados de participar nas ofertas e sorteios do Clube, pagam as suas quotas, as suas participações nos passeios, e suportam a título pessoal, todos os custos inerentes à organização e reconhecimento dos mesmos;
A título pessoal, sou sócio do BMW Motoclube Portugal, há oito anos, e membro do BMW CKLT (ex Comunidade CKLT) desde a primeira semana da sua constituição. Desde sempre apoiei e felicitei este grupo de amigos; participei sempre que me foi possível; propus a alteração do nome “Comunidade”; contribui com fundos quando tal nos foi solicitado; criei amizades. Em Agosto de 2005, por uma questão de respeito e transparência, dei conhecimento prévio ao BMW CKLT da minha intenção de me candidatar à Direcção do BMW Motoclube Portugal, e recusei a proposta de inserção de publicidade na primeira página do fórum a essa candidatura. Em Setembro de 2005, pedi ao BMW CKLT, autorização prévia para anunciar o encontro K12LT06 a realizar em França pelos BMW Motoclubes de França, Espanha e Portugal. Apesar de ser um encontro reservado a membros dos BMW Motoclubes, entendi que seria interessante, poder convidar e dar a oportunidade aos membros CKLT de participarem. Após a minha eleição, este encontro, foi retirado dos encontros CKLT, e dos 14 inscritos, passamos a 2. No entanto, hoje, a participação portuguesa deverá ultrapassar a Espanhola apenas com membros do BMW Motoclube Portugal. Na qualidade de Presidente da Direcção, aprovei e ofereci ao BMW CKLT, o estatuto de sócio honorário. Sem pagamento de quota e sem direito a voto, poderiam no entanto, em representação dos seus membros, acompanhar as actividades do Clube e participar nas Assembleias-Gerais. Pareceu-me um gesto correcto, sério e transparente, mas que infelizmente foi recusado.
O BMW Motoclube Portugal, não precisa do BMW CKLT para sobreviver ou existir. Tem actualmente duas centenas de sócios, que pagam as suas quotas, participam nos seus eventos, e entram e saem quando assim, o entendem. Felizmente, são muitos os sócios novos nos últimos meses. Quase metade dos membros ‘activos’ do BMW CKLT, são sócios do BMW Motoclube Portugal, e merecem o nosso respeito pela sua decisão pessoal.
O BMW Motoclube Portugal, respeita, acolhe e felicita todos os proprietários de motos BMW e os apaixonados desta marca.
Se existe algum conflito, não é o BMW Motoclube Portugal que o procura. Estou certo que este é um momento confuso e pontual, que certamente irá ser ultrapassado, e que todos iremos continuar a conviver nesta paixão.
Um abraço,
Pedro Jacques de Sousa BMW Motoclube Portugal Presidente da Direcção
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