Depois de ler este artigo só me resta fazer MAIS UMA VÉNIA à... BMW R 1200 GS Adventure Uma moto para ir à Tailândia, ao Tibete, ao Vietnam ou a qualquer lugar do mundo Cidadão do mundo é aquela pessoa que vai para onde quer e quando quer – literalmente. Especialmente para lugares aonde poucos vão ou foram. Mas há pouquíssimas maneiras de se exercer essa “cidadania mundial”. Uma delas, mais antiga e muito nobre, é ter um bom veleiro, somado a espírito aventureiro e, apesar de estar sempre no mar, ter os pés sempre no chão.
Outra forma mais recente, porém não menos nobre, igualmente exige espírito aventureiro e os pés no chão: uma BMW R 1200 GS Adventure. Essa motocicleta é igualmente capaz de deixar o mundo pequeno.
Na hora de pagar a aventura, um veleiro capaz de garantir a aventura custa pelo menos uns 2 milhões de dólares. A R 1200 GS Adventure, pouco menos de R$ 90.000,00. Muito se comparado a outras motocicletas (ou mesmo automóveis), mas pouco em relação ao veleiro. Com vantagens: acabado um continente, embarca-se a moto em um navio, que não precisa ser muito sofisticado, segue-se até o contitente mais próximo – ou o mais distante.
A GS Adventure é capaz de enfrentar qualquer condição de clima, indo dos 50º do deserto do Saara ao gelados -30º das estepes russas. É só dar a partida, pois para o potente alternador, que gera 720 W, e para a ignição eletrônica não há tempo ruim. E se estiver pilotando nas estepes russas, ligue o aquecedor de punho (que tem dois estágios de aquecimento e é muito eficiente). A bagagem fica bem acomodada nas malas especiais feitas de alumínio, planejadas para serem montadas em módulos independentes e para qualquer tipo de carga – ao todo somam quase 150 litros de espaço. Se houver neblina, acenda o par de faróis especiais. Não é preciso se preocupar com qualquer turbulência ou vento, pois seu pára-brisa tem desenho especial e inclinação regulável, além de dois pequenos defletores laterais, que desviam o vento frio, ou a neve, dos seus rins... Em caso de calor intenso, exceto as blusas e o aquecedor, a desenvoltura é a mesma – lembre-se apenas dos óculos escuros.
A principal característica da R 1200 GS é que tudo é principal. Não há pontos secundários. É robusta, eficiente, segura e confiável. Ao mesmo tempo, tudo é muito harmônico e dócil, fácil de ser conduzido. Começa pelo motor de dois cilindros contrapostos, com 1170 cm3 de cilindrada, refrigerado a ar, com injeção eletrônica e que produz potência de 100 cv a 7.000 rpm e torque de 11,8 kgfm a 5.500 rpm. Seu câmbio de seis marchas tem engates muito rápidos e precisos, associado a embreagem hidráulica e à transmissão por cardã – mais resistente e de menos manutenção do que por corrente. Seu tanque de combustível é 12 litros maior do que a versão de que deriva, totalizando 33 litros.
Abraça esse motor um chassi multi tubular de aço, que não sofre qualquer torção desde a transferência da potência para a roda traseira, até o árduo trabalho de sua suspensão Paralever dianteira e Telelever traseira, com ajustes finos e independentes – a traseira possui até uma regulagem do lado direito, abaixo do banco, para mudança imediata da carga da mola, caso o terreno exija. E andando no asfalto, em estradas secundárias, com muitas curvas – que podem ter piso irregular, não há problema – seu comportamento é esportivo literalmente, pois dá até para dar aquela raspadinha de pedaleira no chão.
É uma moto pesada – 223 kg em ordem de marcha – que tem velocidade máxima de 200 km/h. E que facilmente está acima do limite legal de velocidade. Mas, ao se abrir a tampa da mala traseira, (veja foto) está o aviso do fabricante: não ultrapassar 180 km/h no caso de estar com a moto carregada – ou seja, duas pessoas e toda tralha de viagem... Real, mas hilário.
Os freios são possivelmente seu maior trunfo. Permitem que se faça o que quiser com ela, que os eventuais erros serão perdoados. Seu sistema de freio ABS, que possui um sensor na roda dianteira, atua sempre progressivamente sobre a dianteira e traseira, e é possível “alicatar” o dianteiro no meio de uma curva, que nada acontece – nada de ruim. A GS Adventure simplesmente mantém a trajetória que desejamos, e estamos conversados. Ousaria dizer que muito poucas motos esportivas de altíssimo rendimento possuem um freio tão eficiente e confiável, como a GS. Aliás esta é uma das marcas registradas das motos BMW: a qualidade de seus freios.
O painel digital integra o computador de bordo, que permite a monitoração de tudo o que acontece com a GS Adventure. E ela conta com um sistema (tipo de alarme) que avalia a condição do piso em função da temperatura – para evitar tombos sobre piso congelado, algo passível de acontecer na Europa.
Mas não se empolguem, pois existe um ponto muito importante a que é preciso estar sempre atento: a altura da GS Adventure em relação ao solo, de 890/910 mm (há regulagem de altura para o assento do piloto), e seu peso. É sempre preciso planejar onde parar, para ter certeza que seus pés alcançarão o chão; nunca estacionar de frente se o local for inclinado, pois ai precisará de ajuda dos amigos para tira-la de ré. Em movimento, no entanto, a GS é completamente equilibrada, permitindo manobras de pequenas motos no meio de automóveis,caminhões, ônibus...
A BMW R 1200 GS é única. Existem motos mais eficientes nos asfalto, e outras mais eficientes no off-road, mas não existe outra tão versátil. Essa opinião foi compartilhada por vários motociclistas experientes, que viajam muito, e sempre de moto. Alguns possuem várias motos – H-D, Yamaha, Honda, Ducati, KTM –, mas foram unâmines na escolha da GS para “ser um cidadão do mundo”. Sua tecnologia mecânica e a eletrônica sofisticada têm um preço, e aí entra o custo benefício. Como é possível resistir-lhe? Não dá. Abraços, Rodrigo
_________________ Rodrigo Keep - BMW R1200GSA - Who needs roads? www.explorehorizons.weebly.commail/msn:[email="keep@portugalmail.com"]keep@portugalmail.com[/email]
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