BMW G650X Challenger
Prototipo Dakar
Pau Soler projecta concorrer no Dakar 2008 com uma G 650 X Challanger. Com uma serie de modificações, Pau Soler encontrou a fórmula certa para transformar o carácter tranquilo da BMW G 650X Challenger numa máquina selvagem. Aproveitando a etapa prólogo da Baja España Aragón se celebrava uma vez mais no circuito de Jarama, Pau Soler testava a sua
BMW G 650X Challenger modificada, um prototipo que veremos na próxima edição do Lisboa Dakar 2008. Do resultado que obtenha depende, e muito, que los pilotos privados tenham uma nova alternativa para conseguir o seu principal objectivo: chegar ao Lago Rosa. O apoio da BMW parece total e de aí a importância deste modelo -
BMW G650X Challenger Dakar.
Fiabilidade antes de tudoAs modificações que a
BMW G 650X recebeu foram muito explícitas. Antes de mais, não se pretendeu tocar no que demais destacavel caracteriza este modelo: a sua fiabilidade. Assim, o motor é exactamente o mesmo, com a diferença de que Pau recorreu a um silencioso IXIL desenhado e homologado para este modelo, com o qual pode aumentar ligeiramente a sua potência e a sua forma de «entrega». O modelo de série possui um propulsor um pouco «descafeinado». Resulta tremendamente suave, com uma «entrega» muito progressiva e sem que a sua aceleração nos perturbe minimamente.
Com esta simples transformação, o carácter da
BMW G 650X parece bem diferente. O seu motor mostra-se mais enérgico, sendo em baixas onde se começa a notar toda a sua «ira». Por outro lado, o chassis é o mesmo, em dupla viga de aço. Porquê? Porque proporciona uma excelente estabilidade e equilibrio tanto em rectas como nas curvas, sobretudo se estas são largas e rápidas. O necessário e imprescindivel para encarar um rally. Também a posição de condução é bastante boa, pese haver pormenores tais como o assento que resultam sumariamente incomodos. Por sorte, o prototipo de Pau é bastante mais duro, e mais alto; um inconveniente para os que não superam os 175 cm. Outro destaque é a aranha e os suportes de instrumentação da navegação,
versão Dakar. Tudo é uma questão de habituação, mas o ângulo de visão produz uma certa insegurança.
Comportamento diferenteDa suspensão pneumática, o seu comportamento é do mais ineficaz. Para dar um passeio pelo campo ou para ir a comprar o pão, serve, mas para cumprir com o seu verdadeiro trabalho, é insuficiente. Assim, Pau Soler decidiu-se por un Öhlins, sem mais... No que toca a forquilha, é a de origem com os ajuste recomendados por Nani Roma. Com estas modificações – as mais importantes desta
versão Dakar da
BMW G650 X –, superar os 130 km/h com total segurança já não representa nenhum problema. Pesem os mais 10 kilos que ganha com todos os seus acessórios, mostra-se bastante mais efectiva que a versão de série.
Finalmente, a travagem, onde o comportamento é igual ao de série. Pelo demais, a moto de Pau Soler conta com as afinações e complementos necessários para cumprir as exigências de um Dakar: com neumáticos de composto mais duro, instrumentação Touratech, modificações na caixa do filtro, filtro de ar e admissão, depósito de combustível traseiro em aluminio de 6 litros ou protector do disco trasero, chassis, regulador e bomba de travões, tudo em aluminio.
Modificações na BMW G650X Dakar
· Dunlop Rallye Raid D908 RR.
· Guarda-lamas dianteiro e protector de mãos Acerbis da BMW 450 Enduro.
· Ajustes de forquilha dianteira «by Nani Racing».
· Manilhares Reikon.
· Faróis duplos de Xenon Baja Designs.
· Aranha duraluminio e suportes instrumentação de navegação «by MTS».
· Instrumentação Touratech (road book, trip, suporte GPS, leds indicação).
· Modificação da caixa do filtro, filtro de ar e admissão «by MTS».
· Reposicionador da bateria.
· Amortecedor de direcção Öhlins com suporte «by MTS».
· Espuma do assento mais alta e dura.
· Amortecedor traseiro Öhlins da BMW Motorrad.
· Silencioso IXIL desenhado e homologado para este modelo de moto.
· Depósito de combustivel traseiro em aluminio.
· Protector de carter Touratech com caixa de ferramentas «by MTS».
· Protectores do disco traseiro, chassis, regulador e bomba de travões em aluminio «by BMW Motorrad».
· Transmissão «by MTS».
· Suporte de matrícula racing «by BMW Motorrad».
· Kit adesivos limited edition «by BMW Motorrad».







