Data/Hora: quinta jun 19, 2025 9:04 am

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 51 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Veio de transmissão danificado
MensagemEnviado: segunda set 17, 2007 3:30 pm 
Desligado
Veterano

Registado: segunda abr 17, 2006 9:07 am
Fui alertado pelo Vitor Delgado para um problema com o veio de transmissão de uma GT de 2006 (K44). Já no aniversário contaram-me de outro episódio semelhante com outra K44 que teve de levar um veio de transmissão completamente novo de uma K1200S.

Fico alarmado porque é o segundo caso aqui na CKLT e não existem assim tantas GT's no fórum.

Pela importância da informação resolvi pedir autorização ao Vitor para tornar pública num tópico a sua mensagem privada:

[quote="Vitor Delgado"]Boa tarde Mealha, so para te alertar que a moto do Rui Espadarte danificou o veio de transmissao, por perder valvolina por um dos retentores, e como e do mesmo ano da tua, lembrei-me de te avisar para estares atento.

Verifiquei as minhas facturas e não encontro qualquer referência a "Valvoline" ou algo que possa associar a uma mudança deste óleo ou qualquer despesa na casa dos 10 Euros.

Alarmado telefonei a um mecânico BMW Motorrad. Em resposta disse-me que ao contrário dos modelos após Nov. de 2006, a GT de 2006 não tem manutenção no veio de transmissão e para não preocupar-me.

Acontece que a mota do Rui Espadarte também não tinha manutenção no veio de transmissão e de facto danificou-se, sem possibilidade de reparação.

Fiquei alarmado. A minha mota muito possivelmente circula com o mesmo óleo no veio de transmissão que meteram na fábrica. O que eu queria saber é o seguinte:

1) Têm feito ou não a substituição, em qualquer ponto da vida da mota, do óleo do veio de transmissão? E esta questão não é só para GT's, naturalmente.

2) E aos dois companheiros que tiveram o mesmo problema: Notaram algum comportamento diferente na mota antes de tal acontecer?

Imagem

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda set 17, 2007 3:42 pm 
Desligado
Experiente

Registado: quarta nov 01, 2006 9:43 pm
Pelo que o Rui me informou, deu-lhe o cheiro a valvolina, mas nunca se lembrou do veio, e foi até fazer barulho e vir em cima do reboque.

K1200RS

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda set 17, 2007 3:45 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: segunda ago 21, 2006 11:42 am
Olá Mealha,

Posso dizer que existe pelo menos mais um caso, o do Fernando Almeida, com uma GT de Março deste ano....a dele estava a ter uns sintomas que depois na Motomil se confirmaram ser o veio gripado,,,,,,,ao Fernando disseram-lhe que a "valvoline" tem de ser trocada aos 1000km, o que aconteceu agora com o novo veio....

De qualquer maneira, nada como falares mesmo com ele, pois concerteza ele tem mais pormenores acerca do comportamento da mota a quando da avaria.

Abraço

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda set 17, 2007 3:57 pm 
Desligado
Veterano

Obrigado Mauro, falarei com ele mas importante seria se ele aqui viesse falar do que lhe aconteceu.

Uma pessoa que respeito disse-me o seguinte: Na altura do fabrico pode acontecer ficar uma pequena lasca dentro de veio. A única forma de minimizar este risco é mudar a Valvoline a qualquer mota com veio, logo nas primeiras manutenções.

Ainda bem que hoje devo estar com o Luis Aragão, nada melhor que estar ao lado de outra GT e comparar comportamentos entre as duas motas.

Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda set 17, 2007 4:16 pm 
Desligado
Experiente

Registado: terça jan 02, 2007 3:49 pm
Agora mais esta história !!! A minha GT já só lhe falta mudar o veio de transmissão ... praticamente já levou tudo de novo ... corpo das borboletas ... caixa de admissão de ar ... software's ... embraiagem ... espelhos ... cruise control ...

Quais são os sintomas ?

Saudações V

BMW R 1200 RT (2010)
[email="joao_ferreirageraldes@hotmail.com"]joao_ferreirageraldes@hotmail.com[/email]
http://www.facebook.com/JoaoR1200RT

Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda set 17, 2007 4:36 pm 
Desligado
Iniciante

jpmealha Escreveu:
Obrigado Mauro, falarei com ele mas importante seria se ele aqui viesse falar do que lhe aconteceu.

Uma pessoa que respeito disse-me o seguinte: Na altura do fabrico pode acontecer ficar uma pequena lasca dentro de veio. A única forma de minimizar este risco é mudar a Valvoline a qualquer mota com veio, logo nas primeiras manutenções.

Ainda bem que hoje devo estar com o Luis Aragão, nada melhor que estar ao lado de outra GT e comparar comportamentos entre as duas motas.

É verdade....eu lembro-me bem de quando tinha a FJR que aos 1000km levou Valvoline nova precisamente pelo mesmo motivo dos motores terem de levar oleo novo com essa kilometragem....devido a pequenas limalhas metalicas do material ser novo....

Mas de qualquer maneira, continuo sem perceber se é só problemas das GTs, é que eu tb nao recordo de alguma vez ter visto nas facturas das duas revisões que fiz à GSA, vir lá a falar de valvoline.....mas ainda vou confirmar isso...

Em relação á mota do Fernando, eu fui com ele á Motomil quando estavam a resolver o problema e sei que no caso dele, colocaram um veio totalmente novo e no dia seguinte fomos para os Picos Da Europa e regressámos com tudo impecavel, de seguida ele foi colocar lá a mota para se trocar a valvoline...

Ele sentia umas vibrações na roda e tb um barulho de rolar mais intenso, talvez fossem os rolamentos a roçarem uns nos outros sem a dita valvoline...

Abraço

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda set 17, 2007 6:16 pm 
Desligado
Experiente

Registado: quinta fev 22, 2007 11:13 pm
Bolas esta historia comeca a preocupar-me... :notrust: Ja noutro dia o Joao Paulo tinha falado nisso em relacao a GT dele, mas julguei que se tratasse do barulho normal do veio de transmissao...

Noutro dia reparei que a borracha que une as duas seccoes do paralever (a preto na foto) estava fora de sitio, ou seja deixando um espaco para dentro.

Imagem

O tal oleo em que o veio esta imerso esta directamente ai? Nao faco a mais pequena ideia como a borracha saiu do sitio, penso que n era suposto, mas logo que dei conta recoloquei-a no sitio. Acham que pode ter havido algum tipo de danos?

O barulho que ouco no veio penso ser semelhante ao que tinha na RT e por isso assumo-o como normal, mas a verdade e que o motor e o Akra tb abafariam qualquer som irregular mais tenue. Que sintomas poderiam indicar problemas?

Obrigado! :huh:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda set 17, 2007 6:34 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: quinta ago 23, 2007 5:22 pm
Para quem se lembra da minha saga com o ESA, já nessa altura, quando deixei a mota na oficina, mencionei que queria que eles verificassem se a libertação de fluídos no veio, junto à roda, era uma situação normal ou precisava de me preocupar.

No dia anterior à entrega da mota, disseram-me que era um perda normal mas eu voltei a insistir e ficaram a trabalhar nela para além da hora de fecho.

Por acaso não perguntei o que fizeram em pormenor mas, oportunamente, irei fazê-lo para saber o que aconteceu em concreto.

Já alquém tem conhecimento de uma situação destas com uma K1200S?

Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda set 17, 2007 6:44 pm 
Desligado
Iniciante

Pedro Cabral Escreveu:
Bolas esta historia comeca a preocupar-me... :notrust: Ja noutro dia o Joao Paulo tinha falado nisso em relacao a GT dele, mas julguei que se tratasse do barulho normal do veio de transmissao...

Noutro dia reparei que a borracha que une as duas seccoes do paralever (a preto na foto) estava fora de sitio, ou seja deixando um espaco para dentro.

Imagem

O tal oleo em que o veio esta imerso esta directamente ai? Nao faco a mais pequena ideia como a borracha saiu do sitio, penso que n era suposto, mas logo que dei conta recoloquei-a no sitio. Acham que pode ter havido algum tipo de danos?

O barulho que ouco no veio penso ser semelhante ao que tinha na RT e por isso assumo-o como normal, mas a verdade e que o motor e o Akra tb abafariam qualquer som irregular mais tenue. Que sintomas poderiam indicar problemas?

Obrigado! :huh:

Pedro, eu penso que tu notas mesmo um barulho estranho a vir da roda de tráz mesmo com o Akra e o motor, mas um dos sintomas é a roda trazeira demasiado presa...

Experimenta colocar a mota no descanso central e faz a roda girar, ela prende sempre um pouco devido aos travões, mas quando o veio está para gripar, ela prende mesmo muito...quase nao gira...`

É pena o Fernando nao estar por cá....ele foi para fora do País, mas eu vou falar com ele, para me rocordar totalmente dos pormenores da avaria dele...

Abraço

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça set 18, 2007 1:20 am 
Desligado
Rookie

Registado: quarta jul 26, 2006 11:49 pm
Olá a todos,

O sintoma mais "visivel" da deficiência no veio da GT, será o ruído proveniente do veio. Eu na altura não liguei ao ruído.

Com a mota no descanso central tenta rodar a roda traseira e ver se a sentes mais presa que o habitual. Não registei perda de valvolina do veio.

De acordo com o que me informaram o problema resulta de pequenos detritos metalicos que podem aparecer no inicio de vida da mota. Para resolver o problema a BMW introduziu como procedimento a substituição da valvoline aos 1.000 km, de modo a remover eventuais detritos.

O veio da GT é igual ao da S.

A minha mota é de Março deste ano, e o problema foi detectado aos 9.600 Km. Antes tive uma K1200S de 2005 e fiz 31.000 Km sem problemas.

Queria mencionar que o meu problema foi resolvido de forma profissional e rapida pela Motomil (obrigado ao João, Paulo e Filipe)

Um Abraço a todos

Fernando Almeida

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça set 18, 2007 1:23 am 
Desligado
Rookie

Registado: quarta jul 26, 2006 11:49 pm
Faltou-me dizer o seguinte. O procedimento para substituir a valvoline, foi introduzido pela BMW em meados deste ano, talvez a partir de Abril.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça set 18, 2007 7:57 am 
Desligado
Veterano

Registado: quarta nov 15, 2006 2:46 pm
Só um pequeno pormenor insignificante, valvoline é uma marca de óleos pelo que terão de procurar outra Ddesignação nas facturas.

Mas o ideal mesmo em caso de duvida é questionarem directamente quem vos vendeu a v/mota ou em alternativa questionar a BMW Portugal sobre a questão mencionando sempre o numero da v/unidade.

ImagemImagemImagem
Imagem

http://2w-paulao.blogspot.com/

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça set 18, 2007 8:56 am 
Desligado
Veterano

[quote="paulao"]Só]
Esta questão é pertinente. Hoje à noite vou verificar outra vez.

O que entendi desta questão é que todas as motas de veio que não fizeram a substituição deste específico lubrificante logo após terem saído da fábrica estão em potencial risco de danificaram a transmissão. Estou errado?

E porquê duas GT's com problemas? Pela lógica, e estou apenas no campo das probalidades, penso que o problema está a acontecer com as KGT porque esta mota tem practicamente a mesma performance dos modelos KR e KS mas, em norma, os seus proprietários usam-na para fazer maiores distâncias e durante mais tempo, e desta forma sujeitam a transmissão a maior risco de desgaste.

[quote="Paulo Fernandes"]Já]
O veio é o mesmo. Quando o Fernando teve o problema com a GT dele tiraram o veio de uma K1200S. O meu DUA (Documento único automóvel) diz mais: na designação está K1200S (Variante).

Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça set 18, 2007 12:04 pm 
Desligado
Experiente

Registado: quinta fev 22, 2007 11:13 pm
O sistema paralever com o seu veio e' comum nao so a serie K com o monobraco do lado esquerdo, como a serie R com o monobraco do lado direito.

As GT poderao dar um esforco em termos de velocidade elevada em longas viagens, mas as GS e GSAs dao concerteza outro tipo de esforco bem mais agressivo em off-road, e essa eventual substituicao do liquido parece-me importante.

Alguem sabe de Service Calls ou recomendacoes? Acham pertinente verificar as nossas motas ou pedir esclarecimentos a BMW? :huh:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça set 18, 2007 12:24 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: quinta ago 23, 2007 5:22 pm
Paulo Fernandes Escreveu:
Para quem se lembra da minha saga com o ESA, já nessa altura, quando deixei a mota na oficina, mencionei que queria que eles verificassem se a libertação de fluídos no veio, junto à roda, era uma situação normal ou precisava de me preocupar.

No dia anterior à entrega da mota, disseram-me que era um perda normal mas eu voltei a insistir e ficaram a trabalhar nela para além da hora de fecho.

Por acaso não perguntei o que fizeram em pormenor mas, oportunamente, irei fazê-lo para saber o que aconteceu em concreto.

Bom, já confirmei e o dito lubrificante foi substituído na intervenção que vos mencionei.

Estejam atentos às vossas montadas. :oh:

Abraços,

Imagem

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 51 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal