Data/Hora: terça jul 08, 2025 6:38 am

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 26 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Autonomia
MensagemEnviado: domingo set 30, 2007 8:35 pm 
Desligado
Rookie

Registado: segunda mai 21, 2007 8:19 pm
Amigos, mais uma vez venho apelar à Vossa experiência na análise do seguinte:

Possuo um R 1200 GS, deste ano, e embora esteja muito satisfeito com a moto há uma coisa que me deixa menos satisfeito, a Autonomia. Sendo esta uma moto que se pretende aventureira, não me parece razoável que o depósito de combustível leve apenas 20 litros, esta situação é preocupante quando em deslocações ao interior ou num passeio mais aventureiro, nos obrigue constantemente a fazer contas à vida à procura de um posto de abastecimento.
A questão é simples, é possível adaptar o depósito da Adventure à GS "normal"?
Será isso muito dispendioso?
Será que tal situação pode afectar a garantia da moto ainda que o depósito seja da Adventure?
Existem algumas outras soluções no mercado, que permitam a alteração sem afectar o manómetro indicador de combustível?

Obrigado
pml

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo set 30, 2007 9:11 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: sábado dez 16, 2006 3:20 pm
É mesmo assim, é uma questão de segurança para teres que parar e descansar:bigsmile:

agora a sério, na minha opinião acho que os 20 l são mais do que suficientes para andar no mundo civilizado, em andamento calmo dá para quase 400 km's, para quê mais!!!

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo set 30, 2007 9:42 pm 
Desligado
Rookie

A GS é a moto que faz parte do imaginário aventureiro de qualquer um de nós, e com isso não é para ser usada apenas no Mundo Civilizado. Infelizmente do rol de motos Trail é a que possue menos capacidade do reservatório.
A adaptação do depósito permitiria uma viagem mais descontraída, e, em caminhos retrocidos e estradões de terra, o combustível do depósito vai-se embora num instante.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo set 30, 2007 9:59 pm 
Desligado
Iniciante

O que eu quis dizer é que mesmo no interior encontras muitos postos de abastecimento pelo menos até ás 23h porque a partir daí é ...... só mesmo a partir das 7h da manhã.

O resultado de aplicar um depósito de maiores dimensões implica não só com o mostrador mas tb com os apoios, suspensão e perdes sempre em maneabilidade.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo set 30, 2007 10:23 pm 
Desligado
Experiente

Registado: quinta abr 27, 2006 1:41 am
Boas

Tens os depositos Extras da Touratech 2 x 8 litros e não precisas alterar as suspenções nem o mostrador.

Elsyr

Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.

www.touratech-portugal.com

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo set 30, 2007 11:38 pm 
Desligado
Experiente

Registado: terça out 10, 2006 12:30 pm
Pedro Escreveu:
A adaptação do depósito permitiria uma viagem mais descontraída, e, em caminhos retrocidos e estradões de terra, o combustível do depósito vai-se embora num instante.

Para viagens sim, para TT não! Quando andas em TT queres o mínimo de combustível, sempre com a margem de segurança, claro!

De facto a autonomia é tema interessante em que a maior parte das motos são uma autêntica desgraça!

Nestas férias a autonomia da Capo do Malcom para menos de 300km eram um stress!

A solução melhor/mais económica, provavelmente era a compra da GSA com o depósito grande de origem!

Se fosse a 1150, era só trocar o depósito! Na 1200 penso que é algo mais.
Os preços também costumam ser puxados...

'02 BMW R1150 GS Adventure
[color=Orange]'03 KTM LC8 950 Adventure S

[/color]

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo set 30, 2007 11:51 pm 
Desligado
Experiente

Registado: terça out 10, 2006 12:30 pm
Hugo Escreveu:
agora a sério, na minha opinião acho que os 20 l são mais do que suficientes para andar no mundo civilizado, em andamento calmo dá para quase 400 km's, para quê mais!!!

Isso é a teoria, e como teoria, não passa disso mesmo!

Senão vejamos:
Se o consumo for de 6l/100km (para ser simpático), dá para fazer 333.3km!

Mas, nunca ninguém vai até ao final do depósito (além do Paulão, claro:lol:)!!

Por isso, temos de tirar 3L (???) de reserva, já só temos 283,3km para vermos a acender aquela luzinha amarela um bocado irritante, altura em que passamos a andar preocupados à procura de uma bomba!

Ou seja, um resultado bem diferente dos 400km...

Um depósito maior também tem uma vantagem, a gasolina anda mais em baixo porque o depósito é mais largo, por isso com os mesmos 20L, a moto tem o centro de gravidade mais baixo!

Na prática, só vejo a diferença de peso do depósito cheio/vazio no TT e para fazer as cavaladas...

E acreditem, não é nada simpático acender a luz da reserva e andar mais de 50km sem encontrar uma bomba, mesmo no mundo "civilizado"!

'02 BMW R1150 GS Adventure
[color=Orange]'03 KTM LC8 950 Adventure S

[/color]

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo set 30, 2007 11:57 pm 
Desligado
Iniciante

Por acaso já fiquei sem gasolina 3 vezes, sempre com uma bomba à vista, foi só apertar a embraiagem e deixá-la deslizar:bigsmile:

Mas isso sou eu que normalmente nunca me preocupo em procurar uma bomba antes de acender a luz da reserva e depois normalmente só me começo a preocupar quando passa dos 30 km's.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda out 01, 2007 1:15 am 
Desligado
Rookie

Registado: sábado abr 21, 2007 11:12 pm
Pedro , eu tenho uma GS e realmente concordo contigo.

Em viagens grandes a sensação que tens é que estás sempre a atestar a burra.

A vantagem é que tenho sempre um motivo para fumar um cigarrinho. :bigsmile:

Montar o da ADV. não deve ser fácil, até pq esta tem 2 bombas de gasolina.

A touratech tem 2 soluções:

A de montar 2 depósitos de 4 lts., solução cara ( cerca de 200 cts. ) e tecnicamente complicada

E um depósito por baixo do banco, 4 ou 5 lts, esta sim talvez a mais interessante, dado que é mais simples e barata.

Cumpts.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda out 01, 2007 1:25 am 
Desligado
Iniciante

Luís Caetano Escreveu:
Por isso, temos de tirar 3L (???) de reserva, já só temos 283,3km para vermos a acender aquela luzinha amarela um bocado irritante, altura em que passamos a andar preocupados à procura de uma bomba!

Concordo que em viagens, uma mota em regra para muitas vezes (demais) para abastecer mas por outro lado, 283,3 km a 140km/h dá 2 horas de viagem, boa altura para uma pausa de 10/15 minutos.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda out 01, 2007 9:42 pm 
Desligado
Rookie

Neste site econtrei a forma de fazer a "coisa", parece simples, obviamente para quem tem jeito, eu prefiro deixar ao encargo do meu concessionário, que se têm demonstrado sempre disponível para apreciar as sugestões dos clientes.
Penso que a solução à tremenda "seca" de andar sempre à procura de postos de abastecimento passará por aqui.
De salientar que uma GS "normal" com uma maior autonomia será a companhia certa para qualquer aventura.

http://www.r1200gs.info/howto/tank-conversion.html

pml

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda out 01, 2007 11:41 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: domingo out 08, 2006 6:47 pm
Relativamente à autonomia das motas, tudo depende do punho. Já fiz menos de 300km com um depósito como em extremo também fiz 480km (quase que nem dá para acreditar). :blink:

Junto anexo foto da autonomia, tirada em França depois de vários Km a rolar em estradas nacionais.

Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça out 02, 2007 3:35 pm 
Desligado
Rookie

Registado: sexta nov 17, 2006 1:00 pm
Mais barato que isso tudo, mais facil de montar e suficiente, são os bidões da touratech.Só têm 2 litros cada mas se tirares o banco do pendura cabem no mesmo sitio, seguros somente com umas straps. Tens é que comprar 2 bidões e duas armações próprias em aluminio.Quando não precisas colocas novamente o banco...prático.
cada bidão.............................10.04€ x 2 =20.08
cada armação........................22.09€ x 2 =44.18
--------------
total ............. 64.26

Quem tem malas de aluminio pode fixá-los nas mesmas......fica giro

Quanto á autonomia, 4 litros parece pouco mas são para usar só em caso de emergencia e aí a GS em modo de poupança (80Km /h ) gasta só 4.5 L aos 100Km (eu sou testemunha)

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça out 02, 2007 6:07 pm 
Desligado
Experiente

Registado: quinta fev 22, 2007 11:13 pm
Ja tudo foi dito: :fixe:

- Solucao ideal: trocar pela GSA...a verdadeira mota de "Aventura" (a GS e' uma maxi-trail all-round e o deposito e' o adequado a esse uso)

- solucao pacifica mas cara: montar os 2 depositos adicionais da Touratech (2x8L) podendo ainda acrescentar o deposito sob o banco de 4L

- solucao complicada e muito cara: adaptar o deposito da GSA 'a GS

- solucao muito simples mas nao pratica para dia-a-dia: 2 bidoes extra

Quanto ao deposito ter uma maior capacidade a meu ver e' um MUST para quem se quer aventurar em zonas menos "civilizadas" e embora se perca em maneabilidade e conducao TT, e' realmente a unica solucao que permite andar em autonomia por exemplo em africa ou assim.

Quer as tuas intencoes passem por excursoes deste genero ou nao eu pensava na troca pela GSA... alem do deposito ganhavas em muitos outros aspectos:

- proteccao aerodinamica
- curso e qualidade das suspensoes
- gestao da mistura ar-gasolina em condicoes muito adversas e com gasolinas muito pobres (85 octanas e outras)
- proteccoes de motor e carenagens, pedais, punhos, etc adequados a TT

Fica bem! :fixe:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta out 03, 2007 12:39 pm 
Desligado
Rookie

Registado: segunda ago 27, 2007 7:18 pm
Bem, o pessoal disse quase tudo acima. Com o custo de "adaptação" de um tanque de GSA em uma GS, porque não comprar logo a GSA?

Outras idéias boas são as dos tanques extras, que podem ser levadas em viagens excepcionais.

Conheço muito pouco a Europa, mas tudo é "tão perto".

O tanque da V-Strom é praticamente o mesmo da GS. Com uma já viajei à Ushuaia (fin del mundo) - última cidade da região patagônica (terra do fogo) e cruzei o deserto do atacama (chile) e salar de Uyuni.

São regiões extremamente desabitadas , talvez só comparáveis a Sibéria por aí. Todos levaram galões adicionais de 3 ou 5 litros na bagagem. Só as XT600 usaram.

No Brasil você pode se embrenhar na região do Pantanal, Acre ou Amazônia, que sempre vai achar uma "biboca" que te ofereça combustível, nem que seja uma fazenda de gado.

Sempre se acha um local de abastecimento, nem que sejam as casas de vila que guardam em tonéis de 200 litros.

Portanto, controlando o punho e de olho na rota, e com uma pequena reserva, você viaja o mundo inteiro sem se preocupar, quanto mais dar uma voltinha pelo civilizado continente europeu....

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 26 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 5 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal