Data/Hora: domingo jun 22, 2025 10:41 pm

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 154 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 11  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Caramulo / Dão XTTreme
MensagemEnviado: sábado out 06, 2007 7:31 pm 
Desligado
Veterano

Registado: sábado jan 28, 2006 2:41 am
Uma velha tradição, um novo conceito, XTTreme!
Este passeio terá como principal objectivo, levar os participantes a disfrutar dos velhos caminhos de terra, entrando em contacto directo com a Natureza. Já em Outubro, dia 20, percorremos as florestas de carvalhos, andaremos entre castanheiros na Serra do Caramulo e o vale do Dão.

Imagem

:fixe: Ver video "promocional"

O Conceito
Este passeio insere-se no novo conceito XTTreme, que terá como objectivo divulgar e promover aos participantes o contacto com a natureza no estado mais puro, apesar de se tratar de um evento motorizado, terá sempre em linha de conta o respeito pela Natureza e seus habitantes, seguindo sempre por trilhos já marcados e nunca deixando marcas que prejudiquem a fauna e flora.

Data e Duração
O Caramulo / Dão XTTreme irá decorrer no dia 20 de Outubro de 2007, com a duração de 1 dia, no entanto para quem quiser pernoitar na região de Santa Comba Dão, existirá mais uma etapa em off-road até Penacova, no dia seguinte (21 de Outubro).

Zona (Da Água para o Vinho!)

Tendo sempre em linha de conta o conceito, o primeiro local escolhido foi a Serra do Caramulo e o Vale do Dão. Dos vários motivos que poderia referir destaco essencialmente os seguintes:

Serra do Caramulo
Esta fronteira natural entre o Litoral e o Interior, estende-se em paralelo ao mar por cerca de 25kms, criando condições únicas de microclima que abriga o Vale do Dão, permitindo em dias de boa visibilidade avistar o mar, do seu ponto mais alto, o Caramulinho (1071m) a OESTE, assim como a Serra da Estrela a ESTE.
A sua estrutura é muito complexa em bandas alternadamente graníticas e xistosas, o que explica a existência de picos, cumes arredondados, arestas vivas e planaltos, entre outros acidentes, provocados por uma erosão diferencial. As caracteristicas graniticas permitem a este local fontes com águas de elevada pureza.
Aqui nasce o Rio Águeda, importante afluente do Rio Vouga.
De uma importância fundamental em termos ecológicos, embora infelizmente não se encontra legalmente protegida, as caracteristicas geológicas desta Serra tornam na única no país.

Vale do Dão
O vale do Rio Dão, com nascente Aguiar da Beira a 750m de altitude, tem de comprimento 92kms encontrando o Mondego junto a Santa Comba Dão, é já nesta parte final que se destacam as suas vinhas, ex-libris da região e dos degustadores de vinho.
Trata-se de um vale abrigado e cravado entre a Serra do Caramulo, Buçaco e Estrela, permitindo que a exposição das vinhas, a altitude, as características geológicas do solo, o clima e as castas sejam factores determinantes na qualidade dos vinhos.
Mas as suas águas também são famosas, com a existência de águas termais com propriedades terapêuticas reconhecidas, contanto com 6 termas em todo o vale.

[B]Fauna e Flora[/B]
Destoando, infelizmente, da maior parte do país, durante o percurso escolhido ainda será possivel avistar daquilo que foi em tempos a floresta portuguesa, seguiremos entre soutos de castanheiros e pequenas florestas de carvalhos. O Caramulo abriga ainda a segunda maior mancha de pinheiros nórdicos do país.
No alto, a paisagem é mais agreste devido ao frio do inverno, com várias quedas de neve, sendo a vegetação rasteira de cor dourada no verão, contrastando com o verde das giestas.
O vale mais fértil, a vegetação é abundante com várias especies ribeirinhas como o amieiro e salgueiro.
Toda esta vegetação dá abrigo e alimento a várias aves, repteis e mamiferos, durante os reconhecimentos foram avistados vários coelhos, perdizes, esquilos, aves de rapina, corvos, pica-paus. Demonstrando que este habitat ainda é saudável!
Assim pretendemos que continue por muitos anos!

Percurso
Com um nível de dificuldade muito reduzido, iremos circular predominantemente em caminhos florestais ou agricolas, recorrendo apenas a alcatrão em algumas ligações. Existirá uma travessia a vau do Rio Dinha.
Percorremos ainda uma parte do caminho de ferro, entretanto desactivado.
Todo o percurso será no distrito de Viseu. Com ínicio marcado para o concelho de Vouzela e termino, após cerca de 150kms em Santa Comba Dão.
Imagem

[B]Método de Circulação[/B]
Ao invés do ano passado este ano não será fornecido um Road-Book, será fornecido a quem solicitar o trajecto de todo o percurso para GPS, este apenas para orientação, pois o método de circulação será o usual nos passeios off-road dos Nomads, Método de Rotação ao Penúltimo.
Nesta forma muito simples de navegar, os participantes seguirão sempre entre duas pessoas, o Guia e o Último, ambos conhecedores do percurso.
Durante o percurso o Guia dará indicações ao participante que segue imediatamente atrás, devendo este ficar no local a indicar o caminho aos restantes, até que se aproxime o Último, seguindo à frente deste.
Assim estas pequenas paragens individuais, permitirá trocas de posições dos participantes, sem a existência de ultrapassagensalém de que permitira tirar fotografias, fazer necessidades, etc. bastando apenas 2 pessoas para controlar um grande número de participantes, sem que se percam.
Mais informações sobre conduzir em grupo Manual de Circulação em Gruporedigido pelo experiente "Quim".

[B]Logística[/B]

Alimentação
O almoço no dia 20 será ambulante, permitindo almocar onde mais nos convier, continuando a disfrutar do contacto com a natureza. Desta forma os participantes terão de levar ou sandes, ou comida enlatada a seu belo gosto. O belo do chouriço assado também poderá aparecer. O jantar será livre, em local a combinar.

Alojamento
Para quem pretender deslocar-se ainda no dia 19, poderei recomendar os seguintes alojamentos:
- Parque Campismo de Vouzela (~15kms partida)
- Alojamentos em Turismo Rural Vouzela
- Pousada de Juventude de S. Pedro do Sul (~15kms partida).

Estando apenas previsto 1 dia de percurso "oficial", a etapa no dia 21 é opcional, sendo que para quem pretenda ficar na região a descansar poderá ficar nos seguintes locais:
- Alojamentos em Penacova.

Entretanto o alojamento oficial será acampamento no Parque de Campismo Municipal ou no Parque de Campismo da Federação de Campismo, ambos em Penacova. Desta forma recomenda-se a quem pernoitar levar material de campismo.

Apoio
Imagem

Inscrição

:idea: AQUI!

Ver esta informação em PDF!

Ponto de Encontro

O 1º Ponto de Encontro é na A.S. Vouzela na A25 (N40 41.278 W8 13.854), com saida em ponto às 09:30.
o 2º Ponto de Encontro é na saida n. 13 da A25 - São Pedro do Sul/Vouzela
(N40 41.345 W8 08.540) com saida em ponto às 10:00.

Lista de Inscritos:

Rui Santos - R1200GS
Pedro Nogueira - R1200GSA
Hugo Ribeiro - Honda TRX
Rodrigo Pereira - R1200GSA
Helder Borges - Honda XRV 750
António Caldeira - R1150GS
Cláudio Cândido - R1200GS
Luis Ferreira - R1200GS
Rui Barbosa - R1200GSA
Ricardo Andrés - R850GS
Christophe Ferreira - R1200GS
Afonso Cerejo - Honda XRV 750
António Guimarães - Yamaha XTZ660
Paulão - Dominator
Hugo Figueiredo - R1150GS
Elisa Vaz - F650GS
Mika - Tiger
Filipe Elias - F650GS
José Bacelar - R1200GSA
Mauro Silva - R1200GSA
Carla Alves - R1200GS
Manuel Marques - KTM990AdvS
Zé cruz - R1200GSA
Fernando Vitaminas - KTM990AdvS
Nuno Araujo - Honda XRV 750
José Calheiros - KTM990Adv
Gil - PatrolGR
Pedro Costa - KTM990AdvS
Rui Sanches - KTM990AdvS
Luis Borges - Honda XRV 750
Gil - PatrolGR
Pedro Costa - KTM990AdvS
Rui Sanches - KTM990AdvS
Luis Borges - Honda XRV 750
Nando Pica Honda - XRV 750
Nuno RR Santos - R1200GSA

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo out 07, 2007 6:05 pm 
Desligado
Experiente

Registado: terça nov 14, 2006 4:26 pm
Inscrição feita....:fixe:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo out 07, 2007 10:45 pm 
Desligado
Veterano

Registado: quarta nov 15, 2006 2:46 pm
Mais um...

...mas de Domingator.

ImagemImagemImagem
Imagem

http://2w-paulao.blogspot.com/

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda out 08, 2007 4:02 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: segunda ago 21, 2006 11:42 am
Olá Rui,

Eu já vi a tua resposta no outro tópico....Obrigado pelos esclarecimentos....vou tratar da inscrição e em principio vou na sexta á noite para cima....sempre consigo dormir um bocadito mais de manhã....:bigsmile:

Em relação aos pneus, vou com os que tenho montados (os Tourance) e logo se vê o que acontece......penso que, se o passeio não tiver muita areia ou lama, não devo ter grandes problemas....mas como tu já deves saber como o percurso é na realidade...se puderes partilha aí a informação....Obrigadissimo por tudo....

Abração

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda out 08, 2007 4:48 pm 
Desligado
Experiente

Registado: domingo nov 19, 2006 3:34 pm
Inscrição feita há muuuuuuuuuito tempo! :D:D
Amigo, como poderia eu faltar?
Abraço

mail/msn:[email="keep@portugalmail.com"]keep@portugalmail.com[/email]

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda out 08, 2007 6:21 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: terça out 24, 2006 10:49 pm
Não sei se estou preparado psicologicamente para este evento, ouvi dizer que às vezes até sujamos um pouco as motas. Será que há trajectos alternativos para não sujarmos as motas, alguém me pode esclarecer?:embaraço:

Filipe Eli@s

[/SIZE]
GS800[color=DimGray]X[font=Comic Sans MS]WhiteWolf:fixe:
Vectrix White:idea:
[/color]
[/font]
e-max 110s [font=Lucida Console][color=White]white
:noworry:
Biomega Copenhagen[/color]
[/font] Aluminium :rolleyes2:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda out 08, 2007 6:24 pm 
Desligado
Experiente

Registado: quinta fev 22, 2007 11:13 pm
Filipe Elias Escreveu:
[color=DarkRed]Nã]

Acho que estamos todos contigo caro Filipe.... toca a arranjar uns caminhos mais limpinhos se faz favor, anda praqui um gajo a polir os cromados da GSA... pela relva fora! :lol::lol::lol:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda out 08, 2007 6:40 pm 
Desligado
Experiente

Registado: sexta set 08, 2006 12:31 am
... Mais um inscrito!

Abraço.
R.Andrés

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda out 08, 2007 10:53 pm 
Desligado
Rookie

Registado: quarta abr 04, 2007 10:18 pm
Alguém que me "desenrasque" urgentemente uma GS ... :cry:
Estou a começar a entrar em desespero :sad2:

Últimamente tantas solicitações e eu "agarrado" ... acho que vou tirar os plásticos à RT e ver o que é que isto dá ... :lingua:

Se eu arranjar alguma coisa que ande na terra, mesmo que não seja BM achão que posso ir ???

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda out 08, 2007 11:42 pm 
Desligado
Veterano

Mauro Silva Escreveu:
Em relação aos pneus, vou com os que tenho montados (os Tourance) e logo se vê o que acontece......penso que, se o passeio não tiver muita areia ou lama, não devo ter grandes problemas....mas como tu já deves saber como o percurso é na realidade...se puderes partilha aí a informação....

O percurso não tem areia :D, mas lama poderá ter conforme o tempo que estiver na altura, neste preciso momento não se prevê chuva até ao dia 20...

Estou ainda a equacionar a passagem a vau, pois apesar de não ser dificil, após a passagem de várias motas poderá ficar complicado com a possivel lama que se forme à saida.

O restante perfil do percurso será composto por gravilha e terra, alguns, pouco troços com pedra.

Uma nota muito importante que para a frente também colocarei à consideração será o inicio do extraordinário troço de caminho de ferro desactivado. na fase inicial (cercade 1 km) terá bastante gravilha, nada de complicado, mas convém referir...

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda out 08, 2007 11:45 pm 
Desligado
Veterano

Filipe Elias Escreveu:
Não sei se estou preparado psicologicamente para este evento, ouvi dizer que às vezes até sujamos um pouco as motas. Será que há trajectos alternativos para não sujarmos as motas, alguém me pode esclarecer?:embaraço:

Caro Filipe Elias,

Bem sei que não pretende nem sujar a mota, nem tão pouco sujar a fatiota, mas sei que é o seu sonho fazer este Caramulo / Dão XTTreme, por isso recomendo que continue a dormir, pois os sonhos são para isso mesmo :D :D :D

MUDASTICE!!!

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda out 08, 2007 11:45 pm 
Desligado
Veterano

Pedro Cabral Escreveu:
Acho que estamos todos contigo caro Filipe.... toca a arranjar uns caminhos mais limpinhos se faz favor, anda praqui um gajo a polir os cromados da GSA... pela relva fora! :lol::lol::lol:

Será que isto se pode considerar uma inscrição?

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda out 08, 2007 11:48 pm 
Desligado
Veterano

Francisco Coelho Escreveu:
Se eu arranjar alguma coisa que ande na terra, mesmo que não seja BM achão que posso ir ???

Francisco!

Este evento está aberto a todos o tipo de motas, desde que TRAILS, independentemente da marca, modelo ;)

Por isso bora lá fazer uns trilhos!

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça out 09, 2007 12:15 am 
Desligado
Iniciante

Registado: domingo out 08, 2006 6:47 pm
A inscrição já está feita.:bigsmile:

Mais um belo passeio se avizinha.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta out 10, 2007 12:16 am 
Desligado
Veterano

Então GSers?!?!?

Já no dia 20 terão todos direito a uma lavagem gratuita :D, anexo fotgrafia da "máquina"

:D :D :D :D :D

Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 154 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 11  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 20 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal