Vamos lá ver se consigo esclarecer muito por alto a diferença entre um "monocilindrico" e um "pluricilindrico" (2 ou mais cilindros).
Antes de mais, deixem-me esclarecer uma situação, um motor de 4 cilindros a 4 tempos, só após 2 voltas da cambota é que completa 1 ciclo de trabalho (1 explosão por cilindro).
Só apartir de um motor de 4 cilindros é que temos 2 cilindros "em cima" (na mesma posição), mas em "tempos" diferentes.
Desculpem estar a ser muito técnico mas não tenho muito tempo para descodificar melhor este tema.
Relativamente ao facto de um motor monocilindrico estar sujeito a maior desgaste dos seus componentes, tal facto tem razão de ser.
Um motor monocilindrico tem que realizar 2 voltas de cambota para completar um ciclo de trabalho. Este é o principal motivo para não conseguirmos rolar a baixas rotações nos motores monocilindricos.
Esta intermitência de esforços na cambota e no motor em geral, provoca maiores vibrações e um desgaste mais acelerado dos componentes.
Por outro lado quantos mais cilindros tiver um motor, mais frequente vão ser as "explosões" no motor:
(1 ciclo de trabalho = 720º)
- 1 cilindro - 1 explosão a cada 720º
- 2 cilindros - 2 explosões a cada 720º
- 4 cilindros - 4 explosões a cada 720º
- 6 cilindros - 6 explosões a cada 720º
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Espero ter contribuido para criar mais alguma confusão nas vossas cabeças
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