Data/Hora: sábado jun 28, 2025 2:38 pm

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 29 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: segunda out 22, 2007 11:10 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: sábado jul 08, 2006 10:16 pm
Agora que a minha GS, a 650 amarela claro, :bigsmile: está com 70.000Km, há uma coisa que me tem andado a preocupar. "Qual será a longevidade média de um motor mono?"....

É que tenho falado com algumas pessoas que ficam admiradas por a minha mota ser uma mono com 70.000Km e ainda nunca me ter dado nenhum problema nem sequer gastar óleo, eu lá vou explicando.... "É uma BMW, não percebo a vossa admiração" :confundido: mesmo assim, a admiração mantem-se, como se fosse uma coisa do outro mundo uma mono com 70.000Km e sem problemas :huh:

Agora, o que eu gostava mesmo era que alguém me soubesse explicar porque razão é que teoricamente, um motor mono deverá durar menos que um bi?? Ou seja, se tivermos um motor mono com 50Cv e um motor bi com 100Cv, porque razão o mono deverá durar menos tempo, tendo em conta os seguintes pressuposto que julgo correctos:

- Durante um minuto, e com o motor a 3000rpm, tanto num mono como num bi, cada um dos cilindros irá fazer 3000 subidas e descidas, logo o desgaste será idêntico.

- A força a que cada um dos cilindros está exposto será idêntica num motor bi com 100cv ou num mono com 50cv.

Então, se os meus pressupostos estiverem correctos porque esperar que um mono dure menos?

Dêm lá uma ajuda porque os meus conhecimentos nesta área são muito perto do nulo :embaraço:

-

[email="jaspinheiro@hotmail.com"]jaspinheiro@hotmail.com[/email]

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça out 23, 2007 8:05 am 
Desligado
Experiente

Registado: segunda jul 16, 2007 1:54 pm
não me quer parecer que os teus pressupostos estejam correctos e passo a tentar explicar pq...

se tu tiveres um prato de comida vs 2 pratos de sobremessa e se tiveres que subir e descer ambos qual te vai custar mais? O da comida, pq é maior e é um só, ao passo que o da sobremesa subirá alternadamente, pois tal como os motores bi, os pistons não fazem o ciclo ao mesmo tempo. Enquanto um sobe o outro desce.

Ora assim sendo, o esforço desenvolvido por biela e cambota será maior quanto maior for o prato...:blink:

"Durante um minuto, e com o motor a 3000rpm, tanto num mono como num bi, cada um dos cilindros irá fazer 3000 subidas e descidas, logo o desgaste será idêntico."... não me parece... o mono fará efectivamente as 3000 subidas ao passo que o bi fará, em cada cilindro, 1500 subidas....
"

Penso eu de q.....

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça out 23, 2007 8:55 am 
Desligado
Experiente

Registado: quarta out 11, 2006 6:42 pm
José Pinheiro Escreveu:
Agora que a minha GS, a 650 amarela claro, :bigsmile: está com 70.000Km, há uma coisa que me tem andado a preocupar. "Qual será a longevidade média de um motor mono?"....

É que tenho falado com algumas pessoas que ficam admiradas por a minha mota ser uma mono com 70.000Km e ainda nunca me ter dado nenhum problema nem sequer gastar óleo, eu lá vou explicando.... "É uma BMW, não percebo a vossa admiração" :confundido: mesmo assim, a admiração mantem-se, como se fosse uma coisa do outro mundo uma mono com 70.000Km e sem problemas

José,

Não perdes uma oportunidade para gabar a "Pincesa "e receber uns miminhos...
És pior que eu :lol::lol:

Bamos lá ver então aprender mecânica!!

Patrícia
BMW...porque vi a luz:lol::lol:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça out 23, 2007 12:59 pm 
Desligado
Iniciante

[quote="obelix_xxi"]

"Durante um minuto, e com o motor a 3000rpm, tanto num mono como num bi, cada um dos cilindros irá]
Então, mas se assim for, quanto mais cilindros tiver um motor menor é oo numero de rotações de cada cilindro em cada minuto, ou seja no caso das 3000rpm, num motor de 4 cilindros cada cilindro só faria 3000/4 rpm, ou seja 750 rotações??? com o devido respeito, mas tenho algumas duvidas que assim seja. Se o numero de rotações tem a ver com o numero de voltas que o motor disponibiliza, e os cilindros estão "agarrados" ao veio, ou qq. coisa assim paecida, não dará cada um deles o mesmo numero de voltas, logo subidas e descidas, que as rotações de saída do motor ??? :confundido::confundido: grande confusão.

Já a questão dos motores bicilindricos e os tempos de admissão e escape, julgo que nem em todos os motores acontece o: "enquanto um sobe, o outro desce", trabalhando em sentidos opostos. Por exemplo no motor das actuais BMW 800 os cilindros são paralelos e julgo que sobem e descem os dois em simultâneo, e até têm um "contrapeso" no motor para compensar esse facto..... penso eu de que :confundido::confundido::confundido::confundido:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça out 23, 2007 1:03 pm 
Desligado
Iniciante

Patrícia Escreveu:
José,

Não perdes uma oportunidade para gabar a "Pincesa "e receber uns miminhos...
És pior que eu :lol::lol:

Bamos lá ver então aprender mecânica!!

Pois é, a minha princesa é linda, apesar de ser amarela, ou melhor, por ser amarela é que é linda :bigsmile::bigsmile:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça out 23, 2007 6:26 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: terça nov 14, 2006 11:27 pm
Tive um F650 com mais de 50.000 km's e nem vestigios de óleo... só o da corrente!

Em relação à durabilidade entre "mono" e "bi", espero não dizer uma daquelas magnificas bacuradas!!

Realmente acho que a rotação é semelhante em ambos os casos, mas o cilindro do "bi" tem ajuda do outro cilindro (no caso dos boxer e não no caso dos 800) e em termos de equilibro interno são um pouco melhores que os "mono". Por exemplo, na F650 dificilmente rodava abaixo das 2500 rpm devido às vibrações. Já na RT consigo rodar pelas 1500/2000 rpm.

Outra vantagem dos "bi" é que, pelo facto de termos mais binário disponivel, não necessitão de ser tão "puxados" quanto os "mono". Por exemplo, na F650 fazia as passagem de caixa pelas 3000/4000 rpm, enquanto que na RT faço-as, no mesmo ritmo, pelas 2500/3000 rpm.

Mas acima de tudo, acho que depende do uso que damos ao motor, ao tratamento e cuidado, e ao material de que é feito. Não é raro ver "monos" de marcas japonesas de pianos que babam óleo e contam com menos de 40.000 kms. :lingua:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça out 23, 2007 6:31 pm 
Desligado
Experiente

Registado: domingo mai 06, 2007 4:11 am
eu nessa matéria não sou grande coisa, mas penso que tem a haver, com a descompensação, um motor monocilindrico, tem mais vibração, que um de dois, automáticamente o motor recebe esforços extras que os outros mais compensados não sofrem, é claro que se tivermos o cuidado de não andar a muita rotação, a descompensação é menor e o motor aguenta mais. penso eu de que.:fixe: :smile:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça out 23, 2007 6:51 pm 
Desligado
Experiente

Registado: segunda abr 17, 2006 3:25 pm
A questão da durabilidade do motor não depende tão somente da rotação. A durabilidade vai depender muito mais dos materiais utilizados no motor, da forma que a mota é utilizada e das manutenções periodicas.
Por ex. Os motores dos carros da F1 são projetados (por norma da FIA) para durar tão somente duas corridas e são limitados a 19.000RPM. Neste caso a longevidade não interessa, o que vale é o desempenho num curto espaço de tempo.
Sabemos que os motores monocilindricos das GS 650 são projetados pela Rotax da Austria.
Já os motores boxer bicilindricos são projetados pela BMW.
Tradicionalmente os produtos da BMW são projetados para durar acima da media dos produtos de mercado.
Espero que com o passar do tempo a BMW não passe a fabricar produtos estilo americano, ou seja descartáveis.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta out 24, 2007 8:35 am 
Desligado
Experiente

Registado: segunda abr 17, 2006 8:31 am
Vamos lá ver se consigo esclarecer muito por alto a diferença entre um "monocilindrico" e um "pluricilindrico" (2 ou mais cilindros).

Antes de mais, deixem-me esclarecer uma situação, um motor de 4 cilindros a 4 tempos, só após 2 voltas da cambota é que completa 1 ciclo de trabalho (1 explosão por cilindro).
Só apartir de um motor de 4 cilindros é que temos 2 cilindros "em cima" (na mesma posição), mas em "tempos" diferentes.

Desculpem estar a ser muito técnico mas não tenho muito tempo para descodificar melhor este tema.

Relativamente ao facto de um motor monocilindrico estar sujeito a maior desgaste dos seus componentes, tal facto tem razão de ser.
Um motor monocilindrico tem que realizar 2 voltas de cambota para completar um ciclo de trabalho. Este é o principal motivo para não conseguirmos rolar a baixas rotações nos motores monocilindricos.
Esta intermitência de esforços na cambota e no motor em geral, provoca maiores vibrações e um desgaste mais acelerado dos componentes.

Por outro lado quantos mais cilindros tiver um motor, mais frequente vão ser as "explosões" no motor:
(1 ciclo de trabalho = 720º)
- 1 cilindro - 1 explosão a cada 720º
- 2 cilindros - 2 explosões a cada 720º
- 4 cilindros - 4 explosões a cada 720º
- 6 cilindros - 6 explosões a cada 720º
....

Espero ter contribuido para criar mais alguma confusão nas vossas cabeças :lol: :lol:

-

K1200RS - "Flying Brick return" :fixe:
Ex - R1150GS - "Irmã do meio" - 1999
Ex - K1100LT "Irmã mais velha" - 1994

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta out 24, 2007 8:37 am 
Desligado
Experiente

e um ciclo de trabalho é considerado uma RPM?

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta out 24, 2007 9:20 am 
Desligado
Experiente

Não obelix_xxi, uma rpm é meio ciclo de trabalho, ou seja, 360º (1 volta da cambota).

Significa que se uma mota monocilindrica a 4 tempos for a 1000 rpm´s, vai a realizar 500 ciclos de trabalho por minuto ou seja 500 explosões por minuto.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta out 24, 2007 9:25 am 
Desligado
Experiente

K11LT Escreveu:
Não obelix_xxi, uma rpm é meio ciclo de trabalho, ou seja, 360º (1 volta da cambota).

Significa que se uma mota monocilindrica a 4 tempos for a 1000 rpm´s, vai a realizar 500 ciclos de trabalho por minuto ou seja 500 explosões por minuto.

:wacko: :wacko: :wacko:

então e já agora aproveitando a tua boa vontade....

e um bi (por exemplo em V), a 1000 rpm's, cada piston faz os mesmos 500 ciclos de trabalho?

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta out 24, 2007 9:46 am 
Desligado
Experiente

obelix_xxi Escreveu:
:wacko: :wacko: :wacko:

então e já agora aproveitando a tua boa vontade....

e um bi (por exemplo em V), a 1000 rpm's, cada piston faz os mesmos 500 ciclos de trabalho?

Sim....a questão é que por ter dois cilindros, vai ter 2 "explosões" a cada ciclo de trabalho, ou seja a cada 360º, ou seja a cada rotação.... ufa...que trabalheira fazem aqueles pistons :lol:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta out 24, 2007 8:40 pm 
Desligado
Iniciante

Gustavo Pedrosa Escreveu:
Tive um F650 com mais de 50.000 km's e nem vestigios de óleo... só o da corrente!

Em relação à durabilidade entre "mono" e "bi", espero não dizer uma daquelas magnificas bacuradas!!

Realmente acho que a rotação é semelhante em ambos os casos, mas o cilindro do "bi" tem ajuda do outro cilindro (no caso dos boxer e não no caso dos 800) e em termos de equilibro interno são um pouco melhores que os "mono". Por exemplo, na F650 dificilmente rodava abaixo das 2500 rpm devido às vibrações. Já na RT consigo rodar pelas 1500/2000 rpm.

Outra vantagem dos "bi" é que, pelo facto de termos mais binário disponivel, não necessitão de ser tão "puxados" quanto os "mono". Por exemplo, na F650 fazia as passagem de caixa pelas 3000/4000 rpm, enquanto que na RT faço-as, no mesmo ritmo, pelas 2500/3000 rpm.

Mas acima de tudo, acho que depende do uso que damos ao motor, ao tratamento e cuidado, e ao material de que é feito. Não é raro ver "monos" de marcas japonesas de pianos que babam óleo e contam com menos de 40.000 kms. :lingua:

Isso já faz sentido, se os motores mono têm que rodar a rotações mais elevadas para obterem o mesmo desempenho, ou parecido, o desgaste será maior.
Só por curiosidade, na minha FGS, para rodar a 120K/h, e em 5ª (a ultima :embaraço: ) o motor vai a cerca de 5000rpm. Numa 1200, circulando também a 120Km/h, e na ultima velovidade (5ª ou 6ª não sei :embaraço: ) a quantas rotações vai o boxer.... julgo que isso também depebde da relação da caixa, mas.... pelo menos dá pare ter uma ideia se o desgaste poderá vir daí.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta out 24, 2007 8:47 pm 
Desligado
Iniciante

K11LT Escreveu:

...

Relativamente ao facto de um motor monocilindrico estar sujeito a maior desgaste dos seus componentes, tal facto tem razão de ser.
Um motor monocilindrico tem que realizar 2 voltas de cambota para completar um ciclo de trabalho. Este é o principal motivo para não conseguirmos rolar a baixas rotações nos motores monocilindricos.
Esta intermitência de esforços na cambota e no motor em geral, provoca maiores vibrações e um desgaste mais acelerado dos componentes.

Por outro lado quantos mais cilindros tiver um motor, mais frequente vão ser as "explosões" no motor:
(1 ciclo de trabalho = 720º)
- 1 cilindro - 1 explosão a cada 720º
- 2 cilindros - 2 explosões a cada 720º
- 4 cilindros - 4 explosões a cada 720º
- 6 cilindros - 6 explosões a cada 720º
....

Espero ter contribuido para criar mais alguma confusão nas vossas cabeças :lol: :lol:

-

Quem já está a explodir é a minha cabeça :bigsmile: :bigsmile:

Mas agora ocorre-me outra questão. Se os motores mono têm de realizar duas voltas para completar um ciclo, isso também deve acontecer com o motor da F800, que apesar de ter dois cilindor eles trabalham em paralelo, ou seja, vão os dois acima e abaixo ao menos tempo (penso eu :embaraço: ), logo, neste motor, da F800, não haverá uma real vantagem em ser um dois cilindros, ou haverá ??? :confundido: :confundido:

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 29 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal