Data/Hora: segunda jul 07, 2025 1:15 pm

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 10 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: domingo out 21, 2007 3:57 pm 
Desligado
Rookie

Registado: domingo out 07, 2007 3:02 pm
Boa tarde Caros colegas,

Como sabem a BMW GS 650 F tem dois mecanismos de ajuste da suspensão, um manipulo no centro do lado direito da moto e um "parafuso" na parte inferior do lado direito da moto.

Pretendo comentar neste tópico os efeitos no conforto da moto vs impacto na segurança da condução, decorrentes dos ajustes efectuados em cada um destes mecanismos.

Da minha expriência, os ajustes efectuados no "parafuso" impactam directamente com a flexibilidade da mola traseira da suspensão, permitindo que esta fique mais ríja ou mais suave. Neste momento, tenho este "parafusoo" ajustado nas três voltas apartir do máximo de rigidez para o máximo de suavidade.

Relativamente ao ajuste do manipulo, efetuei vários testes e não consigo identificar alterações no conforto decorrentes de ajustes efectuados. Neste momento, tenho o ajuste no médio, ou seja, cerca de 20 clics.

Com esta "definicição" obtenho um conforto razoável com dois passageiros, malas laterais e top case. Contudo, quando ajusto a "definição" em busca de maior conforto, a mota fica demasiado solta e em terrenos irregualres (pedras da calçada) a direcção da frente começa a fugir e fica demasiado solta, conduzindo a uma menor segurança na condução.

Por favor apresentem os vossos comentários relativamente às expriências efectuadas neste temática e, bem assim, qual o vosso entendimento acerca do impacto associado aos ajustes efectuados em cada um dos mecanismos acima identificados.

Um abraço,

Paulo Cristão

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo out 21, 2007 4:20 pm 
Desligado
Experiente

Registado: terça out 10, 2006 12:30 pm
Olá Paulo!

Para já, parabéns pelo tópico, pois não são assim tão comuns por cá...

Em relação aos ajustes, tenho uma dúvida na tua explicação. É que normalmente, o parafuso é para o hidráulico (amortecedor) e o manípulo para a mola! Pelo menos na maioria das motos como a minha GS. Por isso cuidado ao mexer no hidráulico, eu nunca mexi no meu.

Em relação à mola, aí penso que te posso tirar parte das dúvidas se as colocares mais concretamente.

Basicamente, no caso da minha GS, se andas com pendura e carga, nem hesites, mola no máximo de dureza (atenção: nunca no último click, mas sim no ante-penultimo no máximo!).
Se vais fazer TT mais duro, também podes por a mola dura.
Se andas sozinho, aí já tens de arranjar um compromisso com a tua sensibilidade.

Ao contrário de ti, para mim a segurança e conforto estão intimamente ligados, pois andar com a frente leve não é para mim andar confortável!
A moto deve andar, por isso, sempre equilibrada, e aí consegue o tão desejável conforto e ao mesmo tempo, segurança!

Outra nota: As suspenções, na minha opinião, estão usualmente sub-dimensionadas, por isso nunca tenhas medo de andar com ela perto do máximo, até porque é uma forma de aumentar a sua longevidade!

Boa sorte!;)

'02 BMW R1150 GS Adventure
[color=Orange]'03 KTM LC8 950 Adventure S

[/color]

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo out 21, 2007 4:45 pm 
Desligado
Rookie

Luís, obrigado pelos teus esclarecimentos.

Estou confuso... Qual a diferença entre o hidraulico e a mola, podes explicar um pouco como estes elementos influenciam o conforto e a segurança da moto?

Eu mexi no hidraulico pois se estiver no máximo de rigidez a mota não consigo empurrar o banco para baixo e para cima (efeito de suspensão). Á medida que voi rodando o "parafuso" a mota vai ganhado flexibilidade e já consigo fazer o banco baloiçar para cima e para baixo, ou seja ganho conforto, parece-me....

Contudo dei três voltas ao parafuso e ainda posso dar mais uma três ou quatro... Mas como não conheço o mecanismo, não sei até onde posso ir pois sei que ganho no conforto mas não sei se tem algum impacto na segurança...

Relativamente à mola, qual a sua função? Pergunto, pois como referi, ao efectuar ajustes não sinto diferença no conforto da moto. Como referi, ando sempre com pendura e com malas laterais e top case, nesse caso devo ter a mola em tensão máxima certo, rodar tudo para o HIGH.

Mais uma vez, obrigado!

Abraço,

Paulo Cristão

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda out 22, 2007 9:09 am 
Desligado
Experiente

Registado: quarta out 11, 2006 6:42 pm
Paulo Sérgio Cristão Escreveu:
Como sabem a BMW GS 650 F tem dois mecanismos de ajuste da suspensão, um manipulo no centro do lado direito da moto
:surpresa::surpresa::surpresa:

e um "parafuso" na parte inferior do lado direito da moto.

As coisas que me passam ao lado:blink:
Só sabia do tal do High e Low...que no inicio andava sempre no low...mas que agora tento ir aumentando a dureza porque me parece que a Baixinha agradece!

Devo ser a pessoa mais destraída com a mota:embaraço: portanto estes tópicos são optimos pa ver se eu aprendo alguma coisa!!

Patrícia
BMW...porque vi a luz:lol::lol:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda out 22, 2007 10:43 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: sábado jul 08, 2006 10:16 pm
Paulo,

Tal como tu, e a Patrícia, também tenho uma F650GS (mas a minha é mais linda.... amarela :bigsmile: ), bem o que eu ia dizer é que em relação à suspensão, só mexo no manípulo que está do lado direito da mota, nunca mexi no parafuso do amortecedor e sinceramente não sei se será muito aconselhável andar a mexer nessas "coisas" :confundido: , mas também como não percebo nada de mecânica, a minha opinião não será muito valioso.

De qualquer forma, só mexo mesmo no manípulo do lado direito e normalmente ando com ele na posição mais dura, a mota até fica um bocadinho mais alta :bigsmile:. Quanto à flexibilidade da suspensão, consigo perfeitamente fazê-la mexer para baixo e para cima se fizer força no assento. Se calhar também já andará a precisar de um amortecedor, afinal já tem 70.000Km e a maior parte deles feitos com pendura, malas laterais, topcase, mala da escola do meu filho, o meu portátil e mais umas quantas "tralhas" para ir equilibrada :bigsmile:

[email="jaspinheiro@hotmail.com"]jaspinheiro@hotmail.com[/email]

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça out 23, 2007 2:22 pm 
Desligado
Experiente

Registado: terça out 10, 2006 12:30 pm
José Pinheiro Escreveu:
bem o que eu ia dizer é que em relação à suspensão, só mexo no manípulo que está do lado direito da mota, nunca mexi no parafuso do amortecedor e sinceramente não sei se será muito aconselhável andar a mexer nessas "coisas" :confundido: , mas também como não percebo nada de mecânica, a minha opinião não será muito valioso.

Exactamente!

Paulo, é isso que tu tens de ver melhor!
No hidráulico (parafuso) só se deve mexer com conhecimento, pois tem a ver com a recuperação da suspenções, desde o efeito de "pinchar" após um buraco, até à recuperação lenta!

Aconselho a só mexeres no manípulo, que regula a pré-carga da mola. Aí vais ver que vais ter bons resultados!

'02 BMW R1150 GS Adventure
[color=Orange]'03 KTM LC8 950 Adventure S

[/color]

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça out 23, 2007 11:37 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: quarta fev 21, 2007 9:41 am
estou como a patricia.... as coisas q voces sabem e nos passam ao lado!!!! :wacko::wacko:
continuem, continuem, assim sempre vamos tendo mais umas luzes sobre as nossas meninas, n é só dizer q são as mais bonitas e tal!:lingua::lingua:
paulo, optimos topicos!!!

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta out 24, 2007 11:07 am 
Desligado
Rookie

Muito obrigado pelos vossos comentários, contudo tenho informações importantes para a nossa conversa.

Digitalizei as páginas do manual do utilizador da BMW GS 650 que abordam este tema, vejam por favor o anexo em word.

A primeira imagem fala sobre o ajuste da suspensão (parafuso que temos falado) e a segunda imagem fala do ajuste da mola de tensão.

Ambas influeniam o conforto da viagem e devem ser ajustadas antes de cada viagem para maximizar este conforto.

Contudo a BMW deixa alguns alertas a ter em consideração nestes ajustes.

Por favor leiam, e dêm as vossas opiniões, caso entendam ser interessante.

Abraço,

Paulo Cristão

[font='Times New Roman'] [/font]

Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta out 24, 2007 8:59 pm 
Desligado
Rookie

Registado: sábado set 22, 2007 11:58 pm
Embora em Inlgês, este site está cheio de informação não só sobre o assunto deste post, mas sobre a F650 em geral.

http://faq.f650.com/FAQs/ShocksMaintFAQ.htm#Other%20Websites

Abraço.
:fixe:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta out 24, 2007 9:02 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: sábado jul 08, 2006 10:16 pm
Muito obrigado pelos vossos comentários, contudo tenho informações importantes para a nossa conversa.

Digitalizei as páginas do manual do utilizador da BMW GS 650 que abordam este tema, vejam por favor o anexo em word.

A primeira imagem fala sobre o ajuste da suspensão (parafuso que temos falado) e a segunda imagem fala do ajuste da mola de tensão.

Ambas influeniam o conforto da viagem e devem ser ajustadas antes de cada viagem para maximizar este conforto.

Contudo a BMW deixa alguns alertas a ter em consideração nestes ajustes.

Por favor leiam, e dêm as vossas opiniões, caso entendam ser interessante.

Abraço,

Paulo Cristão

Paulo, tens toda a razão. Estive agora a olhar para o manual da minha e realmente falam lá desse tal parafuso e como está no manual de utilizador, não deverá ser problemático fazer alguma afinação no dito cujo, mas, tal como referes, no manual também avisam para se ter algum cuidado no afinamento da suspensão, especialmente em curva, onde a menor altura ao solo da mota pode prejudicar o grau de inclinação máximo.

Amanhã já vou ver em que posição está o tal parafuso na minha amarelita e digo qq coisa, agora não me apetece ir à garagem :embaraço:

[email="jaspinheiro@hotmail.com"]jaspinheiro@hotmail.com[/email]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 10 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para: