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MensagemEnviado: quarta out 24, 2007 11:39 pm 
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José Escreveu:
... na minha FGS, para rodar a 120K/h, e em 5ª (a ultima :embaraço: ) o motor vai a cerca de 5000rpm.

Na minha RT 1100, que também só tem 5 velocidades, a 120 km/h acho que o motor roda a pouco menos de 4000 rpm (3800rpm).

Mas no entanto acho o red-line do boxer aparece mas tarde que o mono (provavelmente também devido ao melhor equilibrio de funcionamento a rotações mais elevadas), salvo erro, pelas 8200 rpm. Ou seja, a 120 km/h, o boxer roda a cerca de meio do conta - rotações.

Um abraço

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MensagemEnviado: quinta out 25, 2007 1:28 pm 
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José Pinheiro Escreveu:
...os motores mono têm de realizar duas voltas para completar um ciclo, isso também deve acontecer com o motor da F800, que apesar de ter dois cilindor eles trabalham em paralelo, ou seja, vão os dois acima e abaixo ao menos tempo (penso eu :embaraço: ), logo, neste motor, da F800, não haverá uma real vantagem em ser um dois cilindros, ou haverá ??? :confundido: :confundido:


Olá josé pinheiro :smile: ,

Estás equivocado. Na F800 ou seja, numa bícilindrica, quando um pistão está "em cima" o outro está em baixo (ou lá perto).
A vantagem de um bicilindrico relativamente a um monocilindrico é que tem uma explosão a cada volta.

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Miguel Santos

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MensagemEnviado: quinta out 25, 2007 8:27 pm 
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K11LT Escreveu:
Olá josé pinheiro :smile: ,

Estás equivocado. Na F800 ou seja, numa bícilindrica, quando um pistão está "em cima" o outro está em baixo (ou lá perto).
A vantagem de um bicilindrico relativamente a um monocilindrico é que tem uma explosão a cada volta.



E eu que estava convencido que uma das particularides deste motor da F800 era precisamente os cilindros, além de paralelos, subirem e descerem os dois ao mesmo tempo e até, para compensarem esse facto é que tinham o tal contrapeso que compensava o movimento dos cilindros :embaraço: :embaraço:

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MensagemEnviado: quinta out 25, 2007 10:49 pm 
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José Pinheiro Escreveu:
E eu que estava convencido que uma das particularides deste motor da F800 era precisamente os cilindros, além de paralelos, subirem e descerem os dois ao mesmo tempo e até, para compensarem esse facto é que tinham o tal contrapeso que compensava o movimento dos cilindros :embaraço: :embaraço:


José Pinheiro :smile: ...não precisas de ficar :embaraço: ...:lol: ... até eu que tenho formação na área e estou ligado aos automóveis já á alguns anos também vou aprendendo todos os dias :bigsmile: ... e assim é que eu gosto.

O motivo para um motor ter contrapeso (veio de equilibrio) deve-se ao facto de algumas configurações de motores serem mais "equilibradas" do que outras.
A configuração "1 cilindro" podemos considerá-la como sendo a mais desiquilibrada de todas, mas mesmo por exemplo, um motor V6, tambem leva por vezes os veios de equilibrio para poder garantir um funcionamento o mais suave possível.

Estou para aqui a "falar" mas existem aqui alguns motard´s com mais competencias técnicas do que que eu para se poderem "atravessar" neste diálogo. :smile:

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MensagemEnviado: quinta out 25, 2007 10:55 pm 
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Com as constantes dúvidas que tem surgido a nível da mecânica das nossas motas, o ideal será pensarmos em marcar um workshop sobre este tema para que possamos esclarecer algumas dúvidas "existênciais" :lol:

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MensagemEnviado: quinta out 25, 2007 11:03 pm 
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K11LT Escreveu:
Com as constantes dúvidas que tem surgido a nível da mecânica das nossas motas, o ideal será pensarmos em marcar um workshop sobre este tema para que possamos esclarecer algumas dúvidas "existênciais" :lol:


Ora aí está uma bela ideia... Eu alinhava numa coisa dessas.
Há pessoas na conunidade com formação para isso? (pergunto porque, pura e simplesmente, não faço ideia...)

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MensagemEnviado: sexta out 26, 2007 7:43 am 
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Gustavo Pedrosa Escreveu:
Ora aí está uma bela ideia... Eu alinhava numa coisa dessas.
Há pessoas na conunidade com formação para isso? (pergunto porque, pura e simplesmente, não faço ideia...)


A minha formação permite-o (Engª Mecânica - Ramo Automóvel), mas existem algumas particularidades das motas BMW que deveriam ser abordadas por pessoas ligadas aos concessionários.

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MensagemEnviado: sexta out 26, 2007 8:13 am 
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Eu não percebo nada de mecanica!!!

Mas uma coisa eu sei, quantos mais cilindros tiver o motor menos vibrações, logo maior conforto, a mota terá.

Quanto ao workshop porque não aproveitar o curso de condução que o Panda está a preparar para simultaneamente se fazer isso?

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Muitos e bons quilometros... mas de mota!!!
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http://2w-paulao.blogspot.com/


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MensagemEnviado: sexta out 26, 2007 8:26 am 
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K11LT Escreveu:
A minha formação permite-o (Engª Mecânica - Ramo Automóvel), mas existem algumas particularidades das motas BMW que deveriam ser abordadas por pessoas ligadas aos concessionários.


Essa é que era uma boa acção de Marketing...

"Venha conhecer a sua mota por dentro...."

Aproveitavam para apresentar as novidades para 2008. E assim aproximavam ainda mais os clientes da marca.:idea:

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Vivam cada dia como se fosse o último... Um dia vão acertar!:fixe:


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MensagemEnviado: sexta out 26, 2007 9:06 am 
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paulao Escreveu:
Eu não percebo nada de mecanica!!!

Mas uma coisa eu sei, quantos mais cilindros tiver o motor menos vibrações, logo maior conforto, a mota terá.

Quanto ao workshop porque não aproveitar o curso de condução que o Panda está a preparar para simultaneamente se fazer isso?


Era um dois em um interessante :smile:

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Que bela ideia essa do workshop... e, realmente, se fosse ministrado por alguém com experiência de mecânica em motas (BMW de preferência) era o ideal!

Quanto ao nº de cilindros, a minha próxima vai ser uma V8 :bigsmile: mas também é verdade que as vibrações de um mono até nem são más de todo... há quem pague para ter máquinas de massagens, e as FGS já vêm com massajador incluído :bigsmile:

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José Pinheiro Escreveu:
Que bela ideia essa do workshop... e, realmente, se fosse ministrado por alguém com experiência de mecânica em motas (BMW de preferência) era o ideal!

Quanto ao nº de cilindros, a minha próxima vai ser uma V8 :bigsmile: mas também é verdade que as vibrações de um mono até nem são más de todo... há quem pague para ter máquinas de massagens, e as FGS já vêm com massajador incluído :bigsmile:


Tens que ter cuidado porque esses "massajadores" podem dar dores nas zonas inferiores das costas :lol: :lol: :lol:

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K11LT Escreveu:
Tens que ter cuidado porque esses "massajadores" podem dar dores nas zonas inferiores das costas :lol: :lol: :lol:



Este fim de semana fui à Fig.da Foz na F650, com pendura, sentimos as tais vibrações, mas chegámos sem dores em lado nenhum :smile: , até parecia que tinhamos saído de um SPA :bigsmile: ..... ok, ok.... um pouco de mais protecção aerodinâmica tinha ajudade muuuiiiiitoooooo :smile:

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MensagemEnviado: terça out 30, 2007 2:51 am 
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Excelente tópico!!:idea:

Já aprendi de forma mais científica umas coisas...:fixe:

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CumprimenTTos,
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Luís Caetano
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