Lisinha Escreveu:
Para vos ser sincera, não me agrada muito o aspecto desta nova GS800!
Continuo a gostar muito mais do aspecto da nova yamaha XT660Z Tenere.

Realmente tenho que concordar com a Lisinha, a Teneré está muito interessante e com um aspecto muito conseguido. No entanto há alguns detalhes a levar em conta:
Um bicilíndrico tem uma capacidade para viajar em estrada a ritmos mais elevados com menor desgaste mecânico.,
O motor da Teneré sendo bom não tem a mesma capacidade de resistência que o da 650GS, quanto mais do da 800GS que, como referi, tem menos desgaste mecânico.
Segundo consta o preço previsto para a Teneré rondará os 7000€, ou seja apenas menos mil e poucos euros que o preço previsto para a 800GS.
A fiabilidade da BMW não deixa margem para dúvidas e o valor de retoma ou venda usada é substancialmente superior ao de qualquer japonesa.
Logo a nível de retorno de investimento a 800 GS parece-me a aposta mais acertada.
No que diz respeito às suspensões, apesar de ter uma 1150GS, reconheço que no todo terreno as soluções tradicionais fazem muito mais sentido. Se assim não fosse a BMW não teria dotado a HP2 de forqueta tradicional.
No que diz respeito à corrente acho que nos confins de África ou na selva da América do Sul há muito mais possibilidades de resolver um problema numa moto com transmissão por corrente do que numa com transmissão por veio e cardan.
É certo que que corrente requer mais manutenção mas com o Scottoiler bem afinado é possível fazer uma corrente durar cerca de quarenta mil kms se utilizarmos a moto com juízo.
Isto na prática quer dizer que dá para fazer uma GRANDE viagem sem ter preocupações.
Na eventualidade de surgir um azar, para fazer chegar um Kit de transmissão completo torna-se bem mais simples (de substituir) e mais barato resolver o problema.
Do ponto de vista estético (subjectivo como sabemos) acho mais conseguida a 800GS do que a 1150 ou a 1200.
A avaliar pela 650GS, que tão boa conta tem dado de si, creio que teremos aqui a moto mais vendida de sempre da BMW.
Até estou com medo das repercussões que o sucesso das vendas venha a ter no preço final...
Uma coisa é certa. A partir do momento que a 800GS se encontre à venda as outras marcas vão ter de dar corda às sapatilhas...