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 Assunto da Mensagem: Manutenção Caseira...
MensagemEnviado: quarta nov 21, 2007 8:01 pm 
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Registado: sábado out 27, 2007 7:32 pm
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Olá a todos,

Comprei uma F 650 de 1999 há 1 mês... e só andei 300 km ainda... :(

Quando devo pôr óleo na corrente? que tipo de óleo?

Há alguma manutenção caseira que se deva fazer entre revisões??


Um abraço,

_________________
[font=Palatino Linotype]Quiko
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[size=100][color=Black]http:\\www.rumoaosul.blogspot.com

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MensagemEnviado: quarta nov 21, 2007 10:32 pm 
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Olá,

Eu percebo pouco disto...mas dizem que sempre que andas na agua,lama,areia e lavagens automaticas deves meter...

Quanto aos km ja me disseram de 1000 em 1000:confundido: mas não tenho a certeza...

Com o tópico cá em cima com certeza os experts ja te vão ajudar:fixe:

:embaraço: :embaraço: Sei que ela deve estar no descanso central e que tens que ter cuidado para não pores demais e escorregar para os travões:embaraço: :embaraço: (explicação à Gaija)

Acho que já há um tópico acerca dos oleos...não tenho a certeza se é para as correntes mas ha um que não sei a marca que fica pastoso e não escorrega...sempre é menos um problema eh eh

_________________
Cumprimentos,

Patrícia
BMW...porque vi a luz:lol::lol:


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MensagemEnviado: quinta nov 22, 2007 12:18 am 
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na minha opinião, o oleo de corrente deve ser posto sempre que preciso, e não por em demasia, o ideal é verificar a corrente, por exemplo, com um guardanapo, e ver se fica bastante sujo o local que foi posto em contacto com a corrente, caso não é por oleo, dizer que são cem ou mil klm é um erro, pois difere muito com o tipo de oleo e a temperatura ambiente, enfim tem uma data de coisas que podem alterar a duração, e neste caso mais vale a mais que a menos, eu quando tinha a africa twin, quando saia para uma voltinha superior a 50klm, punha sempre um bocado de oleo, pois é sabido que oleo a menos dão cabo da corrente e dos elos da mesma , o mesmo não se passa com oleo a mais, não suja as calças pois tem a protecção e prefiro comprar mais latas de oleo de que kits de tração.:lol: :lol:


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MensagemEnviado: quinta nov 22, 2007 12:42 am 
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Localização: Algarve
E que marca de Óleo aconselham?

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MensagemEnviado: quinta nov 22, 2007 2:05 am 
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Registado: segunda out 29, 2007 12:39 am
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Quiko Escreveu:
Olá a todos,

Comprei uma F 650 de 1999 há 1 mês... e só andei 300 km ainda... :(

Quando devo pôr óleo na corrente? que tipo de óleo?

Há alguma manutenção caseira que se deva fazer entre revisões??


Um abraço,



Olá !!

O óleo de corrente deve ser aplicado sempre que se ache necessário. Para isso, eu costumava passar o dedo na corrente e se ela se mostrava algo seca mandava-lhe uma borrifadela. Depende também do tipo de piso em que circulas. Se for só alcatrão, 400/ 400 km's deve ser suficiente, se misturares uns estradões de terra, convém encurtar o intervalo. Agora que veio a chuva, eu, costumava aplicar dia sim, dia não.

Para mim o melhor óleo era o da castrol. Não espalha e não suja a roda. Quando seco fica tipo massa e adere melhor. É uma questão de ires experimentando e veres o que mais te agrada

Tens uma solução excelente que é aplicar um scottoiler( http://www.scottoiler-portugal.com/ )e ai basta atestar o deposito que o sistema encarrega-se do resto.


Abraço !!


Pedro"Varadero" Lopes


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MensagemEnviado: sexta nov 23, 2007 2:20 am 
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Registado: segunda jul 31, 2006 10:26 pm
Mensagens: 47
Localização: Matosinhos
Pedro Lopes Escreveu:
Olá !!

O óleo de corrente deve ser aplicado sempre que se ache necessário. Para isso, eu costumava passar o dedo na corrente e se ela se mostrava algo seca mandava-lhe uma borrifadela. Depende também do tipo de piso em que circulas. Se for só alcatrão, 400/ 400 km's deve ser suficiente, se misturares uns estradões de terra, convém encurtar o intervalo. Agora que veio a chuva, eu, costumava aplicar dia sim, dia não.

Para mim o melhor óleo era o da castrol. Não espalha e não suja a roda. Quando seco fica tipo massa e adere melhor. É uma questão de ires experimentando e veres o que mais te agrada

Tens uma solução excelente que é aplicar um scottoiler( http://www.scottoiler-portugal.com/ )e ai basta atestar o deposito que o sistema encarrega-se do resto.


Abraço !!


Pedro"Varadero" Lopes


Boas,

Um mês e cerca de 300Km, creio que não justifica o investimento do scottoiler:idea:, no entanto a lubrificação da corrente e a correcta tensão da mesma, só vem prolongar o "tempo de vida":fixe: ...
Podes sempre experimentar os sprays da Motorex, que para mim são do melhor que existe no mercado, passo a publicidade:embaraço:

Aquele Abraço!

_________________
Lc8 990 Aventure S
"A big toy for a big boy":fixe:


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MensagemEnviado: sexta nov 23, 2007 10:13 am 
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Mensagens: 476
Localização: P
[quote="Quiko"]Olá]
Viva Quiko!

O oleo na corrente, deve ser colocado + - de 300kms em 300kms, mas isto no verão, porque as temperaturas são mais elevadas e a corrente aquece muito mais e portanto seca mais depressa o oleo. No inverno + - de 600kms em 600kms, mas como disse a Patricia e muito bem, tens de ter cuidado se fores para terrenos arenosos, etc, no fim do dia efectuar uma limpeza e voltar a colocar oleo na corrente.
Quanto á manutenção caseira, deves verificar de 1000kms em 1000kms a folga da corrente e se esta tiver mais de 15mm deve ser afinada, como nos mostra esta figura :

Imagem

A corrente não deve ter menos de 15mm, pelo facto de quando montares na moto, esta fica perfeitamente ajustada.
Em relação ao oleo a utilizar, posso-te dizer que usei muitos tipos de oleo (quando tinha as minhas Fireblades, agora não preciso disso felizmente) na minha opinião, só te aconselho um, o Castrol. Este é de todos o que melhor lubrifica a corrente e além disso, todos procuramos um oleo que suje o menos possível a moto, sendo o Castrol o que menos suja.
Espero que isto te ajude...

_________________
O nosso mundo...duas rodas!
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[font=Comic Sans MS]Um grande abraço.

[color=Black][size=84][color=Black]Pedro Caldas

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[/color][/font]http://austriatour09.blogspot.com/


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MensagemEnviado: sexta nov 23, 2007 2:05 pm 
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Registado: sábado out 27, 2007 7:32 pm
Mensagens: 55
Localização: Algarve
Muito Obrigado :smile:

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MensagemEnviado: domingo dez 02, 2007 1:02 am 
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Mensagens: 9
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Olá, amigos.

Creio que todos lubrificantes específicos são muito bons.

Tenho a acrescentar uma receita "caseira" a qual costumo usar na minha Honda Falcon.
Uso graxa lubrificante diluida com um pouco de óleo de motor (Castrol 20w50) de forma que ela continue bastante pastosa para não espirrar.
Aplico com um pincel e um pouco de paciência para cobrir todos os elos. Esta manutenção deve ser feita com freqüência, sempre que a corrente começar a ficar seca, sem ter uma quilometragem específica (como já dito).

Se pegar estrada com chuva, convém lubrifica-la durante o percurso, pois ela fica realmente muito seca e brilhante. O segredo da longevidade da relação é manter as partes sempre bem lubrificadas e sem folga excessiva.
Convém lembrar que não é adequado andar com giro muito baixo, para não forçar a relação.


Abraços a todos.


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MensagemEnviado: segunda dez 10, 2007 9:11 pm 
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Registado: quarta out 11, 2006 6:42 pm
Mensagens: 1015
Localização: Porto
Daniel.Nt Escreveu:
Uso graxa lubrificante diluida com um pouco de óleo de motor (Castrol 20w50) de forma que ela continue bastante pastosa para não espirrar.
Aplico com um pincel e um pouco de paciência para cobrir todos os elos.


E ainda te sobra tempo para andar de mota:lol: :lol: ???

Nada como ser mulher....basta uma passadinha na oficina:bigsmile:

_________________
Cumprimentos,

Patrícia
BMW...porque vi a luz:lol::lol:


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MensagemEnviado: terça dez 11, 2007 5:27 pm 
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Mensagens: 823
Localização: Portimão
Olá Quiko!

Em primeiro lugar, queria só deixar aqui um reparo ao post do Pedro Caldas:

Pedro Caldas Escreveu:

Quanto á manutenção caseira, deves verificar de 1000kms em 1000kms a folga da corrente e se esta tiver mais de 15mm deve ser afinada, como nos mostra esta figura :

Imagem


Retirado do Manual do proprietário da F650GS:

" Antes de iniciar a rodar, controlar a regulagem da corrente:
- apoiar a moto no descanso central
-a corrente estica-se de forma não uniforme, por isso ao rodar a roda traseira, prestar atenção quando a corrente chega ao ponto máximo de tensão.
- pressionar totalmente para cima a corrente no ponto de tensão maxima (como mostra a figura colocada pelo Pedro)
- essa folga tem de ser entre 35 a 45mm ( para a f650GS)!!!"

Quanto aos óleos de lubrificação, sempre usei o Putoline. É um spray com um oleo um pouco mais espesso (é branco) mas que dura mais e protege mais a corrente e os o-rings. Um oleo mais liquido, seca mais rapido (obriga a mais lubrificações) mas tem a vantagem de não se lhe colar o pó, areias e terra (melhor para o offroad). Além de que a corrente fica com um aspecto mais limpo e brilhante!
Logo aqui com diferentes tipos de óleo, já temos variações nos tempos que decorre a cada lubrificação! Com esse oleo mais espesso (tipo massa), costumo fazer 1000kms em estrada, mesmo com chuva.

Costumo lubrificar a moto quando a estaciono em casa e não quando vou iniciar um passeio. A vantagem é que, quando a estaciono, a corrente está quente e o oleo entranha-se melhor! Se nao estiver longos tempos com a moto parada, sei que quando pegar nela, estará com a corrente devidamente lubrificada.

Espero ter ajudado!


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MensagemEnviado: quinta dez 27, 2007 9:28 pm 
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Registado: sábado jan 28, 2006 2:41 am
Mensagens: 1737
Localização: Valongo
Olá Quiko!!

Já quase tudo foi dito na arte de olear a corrente!!

Um cuidado tratamento, prolonga bastante a vida util do Kit de Transmissão.

No entanto aconselho para efectuares a lubrificação, sempre, quando terminares uma voltinha e nunca no inicio, pois tal como a elisa diz, adere melhor. Evitando ainda que as areias e poeiras da estrada fiquem "coladas" na massa desgastando mais os pinhões.

Quanto ao de quanto em quanto tempo, não existe nenhuma formula mágica, mas podes passar um dedo na corrente e verificar se a mesma está seca ou lubrificada..

boas curvas.

_________________
Rui Santos
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